Sargo de beiço
19/06/2015
0 comments
Share

Sargo de beiço

Nome Popular

Sargo de beiço

Nome Científico

Anisotremus surinamensis

Família

Haemulidae

Distribuição Geográfica

Distribui-se por todo o litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Sul até o Amapá, podendo ser facilmente encontrado em águas costeiras que variem de pouca profundidade até 30 metros, onde a pedraria se encontra com a areia.Também pode freqüentar as águas salobras dos estuários.

Descrição

Peixe de escamas. É uma espécie que prefere habitar locais com fundos rochosos, recifes, barcos afundados, pilastras de pontes, píeres ou outras estruturas, como rochas com bastante vegetação e corais.

Seu corpo é arredondado, largo, comprimido lateralmente e tem coloração cinza prateado, ventre branco e costas apresentando de 8 a 12 listras longitudinais marrons escuras, mais ou menos visíveis, além de uma mancha negra que se destaca na cauda. Já as escamas têm o centro mais escuro, assim como as nadadeiras. Pode medir 80 cm e alcançar 10 kg, mas na maioria das vezes são encontrados exemplares medindo aproximadamente 60 cm e pesando em torno de cinco quilos. Com a carne firme e a pele grossa, as escamas parecem que estão apoiadas numa espécie de couro.

Ecologia

Atinge maturidade sexual aos dois anos de idade e se reproduzem durante os meses mais quentes, entre setembro e março, ou seja, durante a primavera e o verão. Quando mais jovens são onívoros – a dieta é composta tanto por alimentos de origem animal como também os de origem vegetal – mas quando adulto é exclusivamente carnívoro preferindo ouriços, mexilhões, peixes e crustáceos. Costumam também se alimentar das sobras orgânicas arrancadas das pedras pela força das marés. Por causa dessa dieta alimentar, seus dentes molares são muito fortes servindo para triturar conchas e carapaças de alguns animais.

Dicas

Por ser um peixe muito arisco, é necessário muita calma e paciência para localizá-lo. É uma espécie que normalmente fica em locais fundos rochosos, recifes, cascos de navios ou barcos afundados, por baixo de pontes, píeres ou outras construções marítimas, rochas com bastante vegetação e corais, já que durante o dia se esconde em tocas, frestas e sob lajes saindo nos finais da tarde somente para buscar alimentos. À noite e o início do dia são os períodos em que está mais ativo.

Visite nossa loja virtual e conheça a linha completa de equipamentos para a pesca do Sargo de beiço

 

 

visite-nossa-loja-virtual Sargo de beiço

 

www.pescanapraia.com

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment