Pampo Galhudo
Nome Popular
Pampo galhudo
Nome Científico
Trachinotus goodei
Família
Carangidae
Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).
Descrição
O pampo galhudo é um peixe de escamas ósseo e marinho que pode medir até 50 cm de comprimento e pesar 3 kg.
Dependendo da região é conhecido por pampano, pampo, pampo-riscado, pampo-aracanguira, sargento, vermelho, aratubaia, pampo-de-espinha-mole.
O formato do corpo é ovalado, moderadamente alto e muito comprimido, com boca pequena e focinho curto.
Há pelo dorso, coberto de escamas pequenas e placas ósseas, entre 4 e 5 ou mais listras verticais pretas, por vezes pouco aparentes e não raro ausentes no exemplares novos, que são iguais aos adultos.
A coloração em geral é prateada, com o dorso levemente mais escura e os flancos com áreas douradas. O ventre também é prateado e a garganta pode apresentar um certo alaranjado ou amarelado.
A nadadeira dorsal, anal e caudal são enegrecidas. A dorsal possui um longo acúleo anterior deitado (daí o nome galhudo), as peitorais pequenas, a anal com os quatro pequenos raios prolongados, ultrapassando a base da caudal, essa, acentuadamente furcada e desenvolvida. Opérculo e preopérculo denteados.
Ecologia
São carnívoros e alimentam-se principalmente de invertebrados bentônicos como crustáceos, além de pequenos peixes e moluscos.
Formam pequenos grupos e, na época de reprodução, juntam-se em grandes cardumes para migrar por mar aberto.
A espécie se reproduz em águas abertas nos meses mais quentes; como em outras espécies da família Carangidae. Não há dimorfismo sexual, ou seja, não há nenhuma diferença aparente entre os sexos. Os períodos de desova são razoavelmente longos.
Possui hábitos costeiros, ao longo de praias abertas e baías, da beira do mar chegando até 20 metros de profundidade, com juvenis geralmente encontrados em praias de fundos arenosos. São comumente observados na linha de arrebentação e durante marés, buscando comida revolvida pelas ondas.
Quando jovens costumam formar cardumes. Já os indivíduos adultos são solitários, frequentando as águas agitadas das praias mais profundas e os costões rochosos.
Na chegada da primavera juntamente com o aumento da temperatura, passam a frequentar as praias costeiras, ficando preferencialmente na região onde as ondas estouram.
Dicas
As melhores iscas para espécie são corrupto e o sarnambi. Para prendê-los use anzol maruseigo de tamanho 6 a 14. O material usado pode ser leve com casting de 20 g a 120 g e os arremessos no primeiro e no segundo canal, na espuma das ondas e entrada e saída de canal.
O tamanho mínimo para captura do pampo-galhudo é 15 cm.
Adquira seu chicote para pesca de Pampo Galhudo