Niquim – pequeno e perigoso
19/06/2015
27 comments
Share

Niquim – pequeno e perigoso

Imagine você estragar suas férias por causa de um “peixe”, vamos falar de um dos mais venenosos peixes encontrados no Brasil.

O Niquim é um peixe acanthopterýgio, de várias espécies a mais encontrada no Brasil nesta área que iremos falar é a Thalassophryne nattereri, de espinhos venenosos no dorso e ao seu redor.

Pode ser conhecido também como “Peixe Pedra” por se encontrar muitas vezes camuflado sob o leito lamacento das águas nordestinas ou nas bases das plataformas de Petróleo, o perigo não se dá pelo seu tamanho, os adultos atingem cerca de até 15 centímetros, importante citar que então este o diminuto animal carrega em seu corpo um poderoso veneno que pode causar dor intensa e até deixar sequelas permanentes quando inoculado na vítima.

O Niquim é encontrado em toda região Nordeste, tanto em água doce quanto em salgada, porém os acidentes ocorrem com mais frequência nos rios onde esse animal está presente.

 
foto-niquim-300x173 Niquim - pequeno e perigoso

                    Thalassophryne nattereri

Seus hábitos incluem o sorraterismo , pois o peixe fica a maior parte do tempo enterrado, imóvel a espera de uma presa de passagem, justamente esse comportamento que demanda atenção redobrada dos pescadores ou turistas ao caminharem em território aonde pode ser encontrado o Niquim, é prudente sempre perguntar a um morador do local se é encontrado ou não naquela área (eu particularmente perguntaria para mais de um).

O Niquim possui espinhos móveis em seu dorso que se armam quando o animal é incomodado prontos para ferir pés ou as mãos desprotegidas, também são encontrados nas laterais do peixe e se conectam a glândulas de um forte veneno que é injetado na vitima no momento do contato.

O cuidado deve ser ainda maior porque o niquim costuma habitar as partes de águas mais rasas, inclusive, áreas lamacentas próximas às margens está ai a importância usar um calçado de solado grosso e resistente, mesmo que você vá caminhar emersa do leito dos rios.

O veneno do niquim, causa uma dor intensa, que em nada se compara, por exemplo, à ferroada do bagre ou da arraia, em comparados testemunhos a quem teve a oportunidade de se furar com essas espécies de peixe sabe que o desconforto é grande, entretanto, na maioria das vezes, tolerável, já com nosso monstro aquático a dor é significantemente mais forte e se irradia para a base do membro atingido.

niquim-veneno-300x191 Niquim - pequeno e perigoso

Lesões necróticas causadas pelo acidente de T. nattereri, após uma semana

Além disso, se a conduta pós picada não for correta e em tempo oportuno pode causar uma inflamação severa e evoluir para um quadro de necrose que acarreta na perda da parte afetada por amputação.


Índices Imunorregulação

 

Ainda não existe antídoto conhecido e o tratamento consiste em mergulhar o local atingido na água mais quente que a pessoa conseguir suportar a dor provocada pela inaculação do veneno, que se decompõe com aumento da temperatura e acaba por perder seu efeito.A forma “popular” de cura para ferroada de niquim fala-se em urinar sobre a ferida, mas estudos afirmam que a eficácia do procedimento reside mais no calor do líquido do que nas substâncias presentes na urina.

Em todo caso, é uma opção emergencial para aliviar os sintomas até a chegada ao hospital. A conduta realizada hoje em casos de picada pelo Niquim nas unidades de saúde é feita a analgesia do paciente, limpeza cirúrgica e drenagem de secreções.

 
Então ? tome cuidado !

www.pescanapraia.com

Comments

  1. tito santos oliveira
    tito santos oliveira julho 23, 23:36
    essa semana minha esposa foi furada de baixo dos pe por niquim esta aqui agora gemendo já tomou três bijotacil
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 29, 17:59
      Prezado Tito , tudo bem ? Sim , só quem já foi " furado " pelo Niquim é que sabe a dor que é , estimamos melhoras a sua esposa . Seja bem-vindo em nosso site ! Sucesso e boas pescarias !
  2. Valdeci
    Valdeci outubro 21, 22:47
    Ano passado fui para o Nordeste em especial Paraíba .e fui picado pelo niquim.dores insuportáveis e inchaço no local .tomei analgésico e antiflamatorio e dei compressas fa água quente hoje ainda tenho sequelas do ocorrido
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 05, 17:06
      Prezado Valdeci , tudo bem ? Sim , há relatos em que algumas pessoas que foram picadas pelo niquim , chegaram a tomar morfina , tamanha a dor causada por este peixe .. Esperamos que esteja recuperado e bem . Sucesso e boas pescarias !
  3. Denisson santos
    Denisson santos fevereiro 25, 01:53
    Nossa não sabia que esse peixe era tão venenoso assim
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 21, 19:40
      Prezado Denisson , tudo bem ? Sim , o niquim é um peixe na qual devemos ficar bem longe , pois o veneno deste peixe tem um poder fora do comum ... Sucesso e boas pescarias !
      • Elcimar mendes
        Elcimar mendes outubro 13, 21:37
        Mendes meu fui pescar em uma praia aqui em Itália,tudo bem mais no primeiro peixe realmente ele tinha uns 15 centímetros mais a ferroada que o bicho me deu no dedo parecia de um tubarão o dedo inchou doía muito já deve ter uns 10 dias e ainda doi e no local ficou tipo sangue preso e lateja será que tem veneno ainda.
        • Alexandre Bouças
          Alexandre Bouças Author outubro 16, 18:03
          Prezado Elcimar , tudo bem ? A ferroada do Niquim é realmente insuportável , há relatos em que as dor e o inchaço levaram mais de 30 dias para começar a ser aliviada . Espero que esteja bem . Sucesso e boas pescarias !
  4. Vagner
    Vagner julho 28, 14:32
    Alguns dias fiquei sabendo desse tão perigoso peixe, um pescador falou que era possível eu pisar num ao atravessar a maré que estava baixa, pensei que ele só tentava me convencer prá pagar a travessia.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 29, 13:19
      Prezado Vagner , tudo bem ? Quando se trata do Niquim , todo cuidado ainda é pouco ... Realmente trata-se de um peixe muito perigoso , sempre é bom ouvir as pessoas que residem próximos a estes locais . Sucesso e boas pescarias !
  5. Gilton pereira
    Gilton pereira agosto 08, 19:50
    fui picado por um fiquem hoje à tarde,estou com o pé muito enchido e doendo!!
  6. lauro
    lauro dezembro 24, 20:43
    Fui pescar junto com minha esposa na foz do rio niquim proximo da cidade de barra sao miguel com eu nao sabia nada a respeito deste peixe , estava tranquilo ate fisgar um e ao tentar tirar do anzo para devolver ao mar ele ferrou meu dedo, simplesmente acabou com minhas ferias , ate hoje nao tenho sensibilidade na parte que ele ferrou
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 30, 17:15
      Prezado Lauro , tudo bem ? Realmente , trata-se de um peixe da qual queremos total distância , quando fisgado , o ideal é usar de recursos como alicates de contenção , para evitarmos ao máximo o contato com este " monstro " . Sucesso e boas pescarias !
  7. Regi
    Regi janeiro 06, 17:09
    Fui picado hj aqui na Bahia na ilha de Itaparica já fiz os procedimentos e botei pasta de alho local mas tá doendo de mas é está enchado
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 30, 17:09
      Prezado Regi , tudo bem ? Neste caso o melhor a se fazer é procurar ajuda médica , certamente pode haver resíduo do veneno ou até mesmo parte dos espinhos dentro de seu pé , convém ir a um posto de saúde mais próximo . Sucesso e boas pescarias !
  8. Maristela
    Maristela abril 10, 12:53
    Fui picada por o peixe niquim a cinco dias dor insuportável meu pé ficou muito inchado,queria saber qual é o tempo pra sarar ?ainda está inchado estou tomando remédio
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author abril 26, 11:56
      Prezada Maristela , tudo bem ? Espero que esteja recuperada , pois a dor é realmente insuportável , mesmo medicada , é possível sentir dores por semanas ... O ideal é acompanhar sempre o local afetado , qualquer suspeita , retorne ao hospital . Sucesso !
  9. Sandra
    Sandra agosto 04, 12:36
    O meu marido levou uma ferroada e sofre há 9 dias, foi a UPA e os médicos desconhecem.
  10. Paula
    Paula agosto 26, 13:31
    Minha irma acabou de pisar em um em praia da pipa .. esta morrendo de dor ja deram tramal e nao passa ... qual o perigo e riscos ? Pode voltar de aviao antes das 24 horas ?
  11. Roberto
    Roberto novembro 30, 11:29
    Fui pescar na barra do cunhaú e pisei num peixe niquim. Não o conheçia e ele furou minha mão, a dor foi insuportável pensei que fosse morrer, já tem 4 dias e ainda não estou bem..
  12. Eduardo santos
    Eduardo santos março 03, 12:53
    Esse artigo deveria ser de saúde pública deveria ser posta em sites e na tv aberta perigosos demais esse animal
  13. Carlos
    Carlos setembro 21, 10:27
    A dor é intensa e o suportável vc senti o veneno correndo em suas veias, seguindo em direção ao seu coração. Corri desesperado para minha casa e sorte minha que tinha Amador e Tylenol . Tomei umas duas a três vezes num curto espaço de tempo aliviando assim as dores e finalmente recuperando-me desse lamentável e triste acidente. Recomendo tomar umas duas a três doses dos analgésicos acima descritos.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author dezembro 02, 15:07
      Prezado Carlos , tudo bem ? Realmente , a dor é insuportável e o incômodo é tremendo , o correto é ir diretamente ao posto de saúde ou pronto atendimento , para que possam avaliar e preparar o antibiótico e anti-inflamatório na dosagem correta . Muitas vezes as pessoas são alérgicas a determinados tipos de analgésicos e no desespero de tentar reduzir a dor , pode acabar se auto medicando de maneira errada e piorar ainda mais o quadro . Esperamos que tenha se curado por completo . Sucesso !
  14. Nora
    Nora novembro 04, 19:54
    Minha filha pisou nesse peixe Niquim em Morro de Sao Paulo,sentiu dores fortissimas,foi levada para o Posto Medico,recebeu os primeiros socorros para extrair o veneno. Deveriam colocar placas avisando sobre o perigo desse peixe venenoso. Muito descaso com os visitantes.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author dezembro 02, 15:03
      Prezada Nora , Esperamos que sua filha tenha se recuperado por completo , pois só quem já passou por esta experiência horrível é que sabe o quão doloroso é . Estamos sempre informando aos órgãos responsáveis alguns locais da qual o peixe possivelmente frequenta , para que possam ao menos informar aos turistas sobre o risco e perigo que o niquim oferece . Sucesso !
  15. Sa
    Sa novembro 27, 13:32
    Pessoal, eu tive um acidente na praia de Camurupim em Natal (RN) no final de outubro deste ano (2020). Não identifiquei o animal, pois aconteceu dentro da água, quando pisei em cima de algo aparentemente liso e achatado e levei a ferroada em seguida. Fui socorrida no SUS, aguentei uma dor terrível e pulsante durante quase 8h mas após tomar antibiótico, meu pé ficou melhor. 1 semana depois, voltando à Sao Paulo capital, onde moro, começou uma reação alérgica e fiquei com o pé inchado, com edema, dor, hiper inflamado (parecendo um balão prestes a explodir). Tomei mais alguns medicamentos e a inflamação diminuiu. Estou há quase 1 mês me recuperando, mas o meu pé continua levemente inflamado, má circulação, com resquícios de edema que não melhoraram de forma alguma. Os médicos não tem sido úteis .... Se tiverem informações do que pode ser feito, indicação de médicos.... ajudaria muito. Obrigada
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author dezembro 02, 14:53
      Prezada Sara , Pelo relato aqui deixado , temos quase certeza de que você pisou sobre um niquim , digo isto , baseado nos relatos de outras pessoas que tiveram o mesmo problema . O veneno do niquim dissipa-se do corpo de forma muita lenta , fazendo com que quando a medicação acaba ou é interrompida , as dores retornam ainda pior . Não há o que ser feito além de continuar tomando os medicamentos prescritos pelos médicos , imersão dos pés em água morna ajuda a aliviar a dor . Fique atenta ao quadro , caso você perceba inchaço fora do comum associado com fortes dores , procure um posto médico imediatamente , para que possam avaliar o estágio da inflamação e lhe receitarem talvez antibióticos mais fortes . Desejamos melhoras a você . Sucesso !

Write comment