A pesca do Baiacu
21/11/2011
Alexandre Bouças (508 articles)
13 comments
Share

A pesca do Baiacu

Baiacu Arara, peixe de uma carne saborosa?

Podemos dizer que o baiacu é amado e odiado por muitos,sempre quando estamos na expectativa de um bom peixe, mentalizando um pampo,robalo ou uma corvina que vai nos oferecer uma boa briga, aparece esse estragaprazer de uma carne deliciosa.

Carinhosamente chamado de submarino ou torpedo devido ao seu formato, oBaiacu Arara (Lagocephalus laevigatus), tem como cor predominante verde no dorso,barriga branca e laterais amareladas, é um peixe que não briga muito ou dá grandes corridas, mas oferece uma bela batida ao pescador e uma gostosa sensação ao recolher devido ao seu peso, más desde que o pescador esteja prevenido e armado para pescá-lo, pois ele corta com facilidade as pernadas de monofilamento, anzóis e até mesmo os chicotes, quando fisgado, mesmo usando aço temos que ser ágeis para tirá-lo da água senão ele corta até o aço.

O peixe em si não é venenoso, porém na hora de limpá-lo devemos guardar os devidos cuidados para não romper a vesícula(tipo uma bolsinha com líquido verde) que tem a toxina, caso aconteça, a carne fica amarga e diferente, por isso não há risco em comê-la, muito usada na culinária, como moquecas, fritadas e sashimi.

limpeza-baiacu A pesca do Baiacu

O que usar

Como é um peixe de bom peso e alcança bons tamanhos como 50 e 60cm, podemos usar caniços médio pesados e molinete médios com ótima tração.
Os mais indicados são caniços de 3,6 a 3,9 metros, de ação média, formando conjunto com molinetes médios 4000.

baiacu1 A pesca do Baiacu

 

> Linhas: como é um peixe pesado, podemos optar seguramente por linhas de 0,23 mm ou 0,30mm.
> Anzóis: médios e grandes, como os modelos Maruseigo 16 – 22, Yamajin 1/0 – 2/0, Mini Shiner hook 1, são boas indicações.
> Iscas: por ter uma boca grande e dentes poderosos o baiacu ataca de tudo, camarão, filé de peixes, corrupto e pequenos peixes vivos são alvos fáceis.
> Chicotes e pernadas: o cuidado maior fica na confecção dos chicotes e pernadas, podemos fazer um chicote de tamanho normal com 70cm de distância entre os rotores reforçados e usar nylon 0,50mm e com pernadas em fio de aço 60lb. Ou podemos fazer o chicote inteiro em aço junto com as pernadas.
Como temos a intenção de trabalhar a pernada e fixar o chumbo, usamos uma pirâmide de 70 a 120 gramas.

chicote-1-anzol A pesca do Baiacu

 

Atenção redobrada

O Baiacu tem dois dentes na parte inferior e dois na parte superior da boca de extrema força, funciona como um alicate cortando linhas e anzóis, por isso deve-se ter o máximo de cuidado de manuseá-lo , após a captura, tem pescador desavisado que tenta tirar o anzol de sua boca com os dedos o que já aconteceu de haver amputações e graves ferimentos devido a sua forte mordida .

dente-baiacu A pesca do Baiacu

 

visite-nossa-loja-virtual A pesca do Baiacu

 

 

 

 

 

Alexandre Bouças

Alexandre Bouças

Apaixonado pela vida !!

Comments

  1. joel miller
    joel miller fevereiro 13, 12:46
    muito bom
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author fevereiro 23, 10:27
      Prezado Joel , tudo bem ? Que bom que gostou , estaremos sempre a sua disposição no que for preciso . Sucesso e boas pescarias !
  2. marcos
    marcos fevereiro 20, 22:44
    o que fazer p´que o baiacú não corte o arranque todo....stou perdendo tudo,e não sei o que posso fazer .....se usar multifilamento 0.60 mm. será que ele corta????
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 23, 19:45
      Prezado Marcos , tudo bem ? Sim , o baiacu com certeza irá cortar a multifilamento 0,60 mm com muita facilidade , procure utilizar chicotes em aço revestido , 30 libras já é o suficiente para que o baiacu não venha a cortar mais os seus chicotes . Sucesso e boas pescarias !
  3. fil
    fil fevereiro 27, 07:52
    Caros Senhores como fazer afugentar os baiacus na pesca? existe algum maneira nos protegermos deste estraga pescaria? obg Fil
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 23, 19:42
      Prezado Fil , O baiacu é um peixe que está presente em todo o litoral brasileiro , não só no mar , mas também em mangues . De certa forma é muito difícil afirmar que exista uma maneira de não ter contatos com ele , pois é um excelente predador , procure ver o baiacu com outros olhos , por exemplo , sua carne é uma das melhores para o consumo , sabendo limpar o baiacu de forma correta , você terá carne de primeira linha para prepará-lo frito , ensopado , assado . Além de oferecer uma boa briga ao pescador , o baiacu só oferece perigo quando for retirado do anzol , pois seus dentes são realmente uma arma , do contrário , tenha certeza de que este peixe que é procurado por muitos pescadores a nível nacional , merece o nosso respeito . Uma dica , procure usar iscas artificiais para o peixe alvo que pretende fisgar , pois iscas naturais o baiacu ataca todas sem exceção . Sucesso e boas pescarias !
      • Gil Botafogo
        Gil Botafogo maio 16, 10:24
        Bom dia Alexandre ... Eu por exemplo , ja vou so para pegar Baiacus , pois é um peixe fantastico e delicioso . Pesco sempre com linha de mão e fundeado . , E uma pescaria muito bacana .Abraço .
  4. Weig
    Weig maio 22, 20:08
    Oi boa noite o baiacu bandeira pode pescar ele a noite
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author maio 24, 19:11
      Prezado Weig , tudo bem ? Sim , a pesca do baiacu pode ser feita tanto durante o dia , como também a noite . Em recente pescaria noturna , tivemos muito êxito na pesca do baiacu , utilizando como isca o frango em pedaços pequenos . Sucesso e boas pescarias !
  5. Jose Antonio
    Jose Antonio março 20, 22:03
    Gostaria de saber se a pesca do baiacu é durante o ano inteiro.Obrigado
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author abril 26, 12:02
      Prezado Jose Antonio , tudo bem ? O baiacu pode ser pescado o ano inteiro sim , mas com mais frequência no verão , onde os maiores exemplares são capturados com mais facilidade , bons exemplares também já foram pegos no inverno , pescando-se embarcado e com ceva abaixo do barco . Sucesso e boas pescarias !
  6. Mauro C. Lopes
    Mauro C. Lopes março 21, 22:13
    Após a devida limpeza do arara, evitem lavar os filés na arrebentação, pois se enchem de areia que gruda e não sai mais, prejudicando o consumo. A cabeça tem muita carne e não precisa ser etirpada do peixe. Fiquem atentos que pode haver restos de anzóis que foram cortados incrustrados na cabeça próximo às mandíbulas...
  7. Gil Botafogo
    Gil Botafogo maio 03, 11:07
    Ae Alexandre .... geralmente pesco o baiacu com linha de mão 070 e chicote de aço 060 com anzol 16 e isca de peito de frango batizada com ( suco de cabeças e cascas de camarão ..Tenho pegado muito . Porem agora vou começar a pescar com uma vara de 3,40 mts e vou tentar com um molinete 3000 se não der vou para o 4000 com linha 040 e chicote aço 060 com chumbada piramide de 60 gr,

Write comment