Pesca Praia Ultralight
Alexandre Bouças (513 articles)
0 comments
Share

Pesca Praia Ultralight

 

Um novo conceito vem se desenvolvendo ao longo de nosso litoral brasileiro , a pesca em beira de praia com material ultralight ( leve ) , um tipo de material que não se costuma ver nas mãos dos pescadores de praia .

Contudo , se bem equilibrado , um equipamento desses pode proporcionar momentos extremamente agradáveis àqueles que pescam com os pés na areia , além de excepcional eficiência na captura de peixes menores habitantes de nossas praias .

Item a Item

materia-pesca-ultra-light-1-237x300 Pesca Praia Ultralight

Material pesca ultralight

 

 

Um conjunto de arremesso classificado como pesca ultralight  , deve ser leve tanto em peso quanto na resistência máxima da linha utilizada .Não há uma regra fixa , mas equipamentos classe 8 libras ou abaixo , já podem ser considerados ultraleves .
E é exatamente essa leveza que faz com que a utilização seja tão prazerosa . Apesar do uso de carretilhas ser possível , vamos abordar somente a utilização de molinetes , por seu manuseio mais fácil e por facilitarem arremessos de pesos leves , mesmo com a presença de vento contrário , comum nas praias brasileiras .

materia-pesca-ultra-light-300x293 Pesca Praia Ultralight

Pesca Praia material ultraleve

 

MOLINETES

Os molinetes que se encaixam nesta categoria costumam ter peso em torno de 200 gramas , alguns podendo pesar incríveis 145 gramas , de forma que todo o conjunto dificilmente poderá ultrapassar 300 gramas .

A numeração dos modelos é tão variada quanto a diversidade de fabricantes , mas reconhecer um molinete ultraleve é muito fácil . Além do baixo peso e do tamanho diminuto , eles cabem seguramente na palma da mão , a grande maioria tem capacidade de armazenamento médio para cerca de 100 metros de linha 4 a 6 libras .

Para fazer par com essas pequenas e levíssimas jóias , devem ser escolhidas varas de carbono com cabo em cortiça ou borracha , igualmente ultraleves , com resistência de 2 a 8 libras e capacidade de arremesso ( casting ) entre 5 a 15 gramas .

Existem hoje uma gama muito grande de varas ultraleves , variando entre 1,00 a 2,14 metros de comprimento , a ação , tal qual os caniços de outras categorias , pode se situar entre lenta ( slow S ) , média ( medium M ) e rápida ( fast F ) , sendo as duas últimas mais adequadas para a modalidade de praia devido a sensibilidade e rápida resposta nas fisgadas .

Os arremessos são , via de regra , mais curtos que os realizados no surfcasting convencional , ficando em média entre 20 a 40 metros de distância .

LINHAS

Podem ser tanto de mono quanto multifilamento , com resistência máxima entre 6 a 10 libras , respectivamente . O Pescador poderá , caso ache necessário , emendar a linha principal a um arranque ( linha mais forte ) , que deverá ter duas vezes o comprimento da vara e resistência superior a da linha principal .

Por exemplo , utilizando um conjunto composto por vara de 1,20 metro de comprimento e molinete abastecido com 100 metros de linha monofilamento de 0,15 mm ( cerca de 4 libras ) , pode-se emendar um arranque de 2,5 metros de linha 0,25 mm ( cerca de 10 libras ) .

Normalmente o arranque é um componente imprescindível para se efetuar os fortes e vigorosos arremessos , comuns na pesca de praia convencional , utilizando equipamentos mais pesados .

Na categoria UL ( ultralight ) , além de propiciar mais segurança nos arremessos , o arranque torna-se fundamental caso ocorra uma captura inesperada de um exemplar maior , aumentando as chances de sucesso na briga com o peixe , especialmente quando ele está mais próximo .

CHICOTE OU RABICHO

A linha para confecção do chicote ou rabicho , como é chamada a porção terminal da linha onde são amarrados anzóis , chumbo e girador , é preferencialmente feita com monofilamento ( o fluorcarbono é uma ótima opção ) .

O rabicho é unido ao arranque por meio de um pequeno girador , podendo-se utilizar rabichos com até dois anzóis , o mais importante é que não ultrapassem 50% do comprimento da vara , pois isto poderá dificultar os arremessos .

ANZÓIS

Para escolha dos anzóis mais adequados , são levados em consideração os peixes que se pretende capturar e as iscas que serão utilizadas , observações fundamentais para a eficiência nas fisgadas .

Os peixes usualmente pescados nesta modalidade , além de menores , tem boca diminuta , o tamanho dos anzóis oscila entre a numeração 12 ao 16 .

Já a escolha do modelo , depende do gosto e da experiência do pescador , mas os modelos Maruseigo e Akita , costumam ser bastante eficientes .

CHUMBADA

Seu peso é delimitado pela capacidade de arremesso ( casting ) da vara escolhida , que no caso das ultraleves , não costuma ultrapassar 20 gramas .

É muito importante respeitar essa medida para evitar o risco de quebra da vara durante o arremesso .

Chumbadas do tipo oliva ou gota , são as mais utilizadas , como os lances são curtos , há menor interferência das ondas e arrasto do conjunto , porém , caso haja correnteza , pode-se optar por um pequeno chumbo pirâmide .

ISCAS E PEIXES – ALVO

 

foto-materia-pesca-ultra-light-300x283 Pesca Praia Ultralight

Iscas e peixes alvo

 

ISCAS UTILIZADAS

A qualidade das iscas é sempre um fator determinante para o sucesso da pesca em beira de praia .

Na categoria UL ( ultralight ) , na busca por pequenos e médios peixes , as principais iscas naturais utilizadas são a minhoca de praia , mariscos e o camarão morto , sendo que os dois últimos , sem casca .

Todas devem ser cortadas em pedaços bem pequenos e acomodadas nos anzóis , cujas pontas devem ficar expostas , para aumentar a eficiência das fisgadas .

Podemos ainda usar o elastricot ( linha elástica ) para amarrar as iscas , impedindo que as mesmas se soltem dos anzóis durante o lançamento e dificultando a ação dos ” ladrões de isca ” .


PEIXES – ALVO

O dimensionamento do equipamento UL ( ultralight ) é para peixes pequenos e médios , que em beira de praia não ultrapassam 500 gramas .

Betaras , Carapicus , Caratingas , Pampos , Pampos Galhudos , Paratis – Barbudos , Parus , Xaréus e Xareletes estão entre os principais alvos .


TÉCNICAS

 

foto-materia-pesca-ultra-light-1-300x295 Pesca Praia Ultralight

Pesca Praia Ultralight

As recomendações técnicas para esta modalidade são basicamente as mesmas que valem para o surfcasting .

Informações sobre marés , condições atmosféricas , ventos , correnteza e temperatura da água , sempre serão importantes para obter melhores resultados , independentemente da categoria escolhida .

A pesca com equipamento UL ( ultralight ) é recomendada para locais em que não haja necessidade de se fazer longos arremessos , em função disto , se encaixa muito bem em praias rasas , que permitem que o pescador entre na água e explore tanto as partes mais fundas ( canais ) como também a parte rasa , onde estão localizados os bancos de areia e onde há formação de ondas e espumas , locais frequentados pelos pequenos e médios peixes .

Os arremessos podem ser feitos em locais ignorados pela maioria dos pescadores de praia , justamente por não serem considerados os melhores para a captura de peixes maiores .

A pesca na espuma , como é vulgarmente chamada , é relativamente simples , mas requer bastante sensibilidade para perceber os ” beliscões ” e acertar as fisgadas .

Barra de rios e manguezais também são ótimos locais que valem a pena serem explorados .

Fonte – Pesca Esportiva Edição 187

APROVEITE E ADQUIRA JÁ SEU KIT DE PESCA ULTRALIGHT COMPLETO C/ 45 ITENS

kit-ultralight-45 Pesca Praia Ultralight

 

 

KIT PARA PESCA DE PRAIA ULTRALIGHT C/ 45 ITENS

Um kit completo para pescarias em beira de praia , indicados para peixes pequenos e médios ( até 2 kg )

O kit é formado pelos itens abaixo : 

1 – Vara Telescópica 2,10 mt – 6 passadores 
1 – Molinete Western MB 1000 c/ capacidade 110 mts de linha
1 – Carretel Linha 0,23 mm c/ 100 metros 
2 – Chicotes para pesca de praia com 2 rotores 
4 – Pernadas com anzol Maruseigo nº 16 para encaixe nos chicotes prontos 
2 – Camarão Artificial Glow 6 cm c/ anzol ( brilha no escuro )
3 – Chumbo tipo pirâmide 15 gramas 
10 – Anzol Maruseigo nº 12
10 – Girador nº 6
10 – Snap com girador nº 6 – para prender o chumbo 
1 – Rolo de linha elástica ELASTRICOT – para amarrar iscas naturais

 

 

visite-nossa-loja-virtual Pesca Praia Ultralight

 

Alexandre Bouças

Alexandre Bouças

Apaixonado pela pesca esportiva .

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment