
Olho de cão
Nome Popular
Olho de cão / Olho de vidro / Piranema / Vermelho olhão
Nome Científico
Priacanthus arenatus
Família
Priacanthidae
Distribuição Geográfica
A espécie é encontrada em todo Oceano Atlântico, ao longo da costa brasileira, mas ocorre com mais frequência nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
Descrição
O olho-de-cão é um pequeno peixe de escamas, que chama atenção por causa dos seus olhos enormes, que chegam a ser maiores que o comprimento do focinho, e sua cor vermelha bastante intensa.
O peixe tem alto valor culinário e normalmente é encontrado na medida média de 35 centímetros de comprimento, não tendo tamanho mínimo para o abate. Tem o corpo baixo e tipicamente alongado, com a coloração avermelhada intensa (rubro), orlas mais escuras margeando as nadadeiras dorsal e anal, enquanto as ventrais são negras.
A nadadeira caudal tem a borda reta e quadrada e lobos, inferior e superior, muito prolongados, com raios nas barbatanas. As nadadeiras peitorais são pequenas.
Já nadadeira dorsal apresenta dez espinhos e onze raios, enquanto a anal apresenta três espinhos e oito raios, todos avermelhados.
As características das nadadeiras são utilizadas para classificação das espécies, especialmente a natureza e o número de raios que contêm, pois eles se mantêm constantes em cada espécie, qualquer que seja o tamanho e a idade dos exemplares.
Ecologia
Tem hábitos noturnos – mas também pode ser capturado durante o dia – e apresenta padrão de distribuição espacial agregado. Vive em fundos rochosos, de areia, pedra, coral e dentro de baías, desde a costa, em profundidades que variam de 10 a mais de 200 m, com preferência para as águas mais profundas.
A espécie é carnívora e se alimenta de camarões, outros peixes menores e crustáceos, mas a maior parte de suas presas são larvas. Atinge a maturidade sexual a partir dos 15 meses de idade e não apresenta nadadeira adiposa, que é encontrada apenas em poucos grupos de peixes marinhos.
Curiosidades
No Nordeste, o olho de cão também é chamado de olho do diabo, mas por causa de superstições, o nordestino não fala o nome por acreditar que alguma coisa de ruim pode lhe acontecer ao pronunciar.
Dicas
Os cardumes de olho-de-cão são detectados facilmente na sonda, pois sempre ficam a poucos metros do fundo. Se o pescador conseguir descer a pargueira até o ponto onde eles estiverem, dificilmente não obterá sucesso.
Related articles
Comments
-
ROBERTO L DI LOREN ZO dezembro 22, 11:17gostei muito da matéria ! Me será útil quando for pescar ! obrigado
-
Nelson Junior novembro 23, 15:26Qual a melhor época de pesca do olho de cão na ilha de buzios, São Sebastião?
-
Art janeiro 11, 11:15Peguei um na costa de cidreira bem na beira isso é comum?