
Dicas para pesca de Costão
Pescar nas pedras fascina muita gente. O atrativo principal está na grande variedade disponível de espécie de peixes. Na pesca de costão , dá para fisgar os típicos de rocha como garoupas, badejos, marimbas, caranhas e sargos, entre outros, bem como os que habitam regiões arenosas, como pampos (que também circulam e muito nessas áreas), corvinas, linguados e ainda dispor daqueles que passam em cardumes como enchovas, xereletes, xaréus, vermelhos e olhos-de-cão, sem falar nos robalos, costumeiros visitantes de locais pedregosos. E não para por ai. Além desses, encontra-se outra grande variedade com fartura. Entre eles, peixes-porco, marias-da-toca, baiacus, cocorocas, salemas, pargos, pirangicas, moréias, jaguriças, budiões, carapebas, boca-de-fogo e muita diversidade.
Devido à grande capacidade de produzir alimentos como algas, limos, microrganismos e outros, as pedras atraem praticamente todos os peixes possíveis em água salgada. Esses, por sua vez, fazem com que siris, caranguejos, mariscos, mexilhões e um sem-número de outros moluscos se instalem por ali. Pequenos peixes também vêm e, por sua vez, alimentam os grandes. Enfim, forma-se uma rica cadeia alimentar. Por isso, ocorre tanto movimento em beiras de pedra. E, assim, os costões permitem sonhar com quaisquer espécies marinhas. A pesca de costão é muito praticada em nosso litoral e tem trazidos excelentes resultados , com capturas de peixes em torno de 4 a 5 kg . As iscas naturais, em particular, levam vantagem por fazer parte da dieta alimentar dos peixes, o que as torna atrativos irresistíveis. Selecionamos oito diferentes tipos de iscas naturais e o modo mais indicado de usá-las, para que sua pesca seja sempre produtiva
Caranguejo
Entre diversas espécies de caranguejo, o guaiá é o mais usado.
Ele habita os vãos de pedras e a sua captura é muito difícil. mas compensadora: para o Sargo e a Sernambiquara não existe isca melhor .
Como iscar ?
Os pequenos são iscados inteiros.
Os maiores podem ser cortados para render de duas a quatro iscas.
Normalmente, os grandes possuem em pinça comprida, que serve também como isca.
- Para fixar o caranguejo ou a pinça no anzol, trinque a casca levemente.
camarão vivo
Entre as várias espécies de camarão, as mais usadas na pesca de costão são o Branco e o Ferro.
O Branco é conhecido também como o Camarão Legítimo. O Ferro possui coloração escura e pintas avermelhadas no corpo, que se assemelham a manchas de ferrugem.
Para transportar os camarões sem derramar a temida água salgada no carro, uma boa alternativa é colocá-los em um saco plástico com água, injetar oxigênio puro (também se pode usar um aerador movido a pilha), amarrar bem a boca e só então guardar o saco na caixa de isopor.
Para manter a temperatura da água sempre baixa (condição necessária para os camarões não morram), forre o fundo da caixa com várias pedras de gelo e coloque o saco com os camarões por cima.
Arremessando o camarão perto do costão, onde existem pedras no fundo, pode-se capturar Badejos e Garoupas, Pampos, Sargos e Enxadas. Em arremessos mais longos, além das pedras, onde começa a areia, é possível fisgar Robalos, Pescadas e outras espécies de passagem.
Como iscar ?
Fixe o anzol na base do “ferrão”(rostro serrilhado) para arremessos a pequenas distâncias. Para arremessos mais longos, fixe o anzol no último segmento do corpo, da barriga para as costas. Desta forma, o camarão perde um pouco a mobilidade para nadar, mas dificilmente escapa do anzol.
Chicote: É feito com linha de aproximadamente 0,60 mm de diâmetro e 40 cm de comprimento, com anzol número 1/0 ou 2/0 numa extremidade e girador número 2 na outra. O chumbo, do tipo oliva, deve ficar solto na linha 0,50 mm do molinete ou carretilha.
CORRUPTO
É uma espécie de crustáceo que mora em galerias cavadas nas areias das praias rasas. A sua captura se faz com uma bomba de sucção.
Na parte úmida em que as ondas vão e voltam, procure por eles nos buracos de onde saem jatos de água e areia. As melhores marés são que possuem maior variação de amplitude (luas nova e cheia).
Quando a maré estiver baixa, abaixo de 0,30 – 0,2 m, a chance de encontrar os corruptos será maior. Essa isca é usada na pesca de certas espécies de passagem, como o Xaréu e de todas as que habitam o costão, como a Salema
Como iscar ?
O uso da linha elástica, tipo elastricot, é indispensável para fixar o corrupto com firmeza no anzol. Por ser bastante mole, o corrupto pode cair durante o arrremesso ou ao bater na água, além de permitir ao peixe “roubar”a isca. A linha elástica também pode ser usada quando a isca é o camarão morto.
Chicote: Pode ser montado com linha de aproximadamente 0,60 mm de diâmetro e cerca de 40 cm de comprimento. Use um anzol número 1/0 ou 2/0 atado numa extremidade e girador número 2 na outra, com o chumbo do tipo oliva, solta na linha 0,50 mm do molinete ou carretilha. Outra opção é usar o chicote com vários anzóis (também número 1/0 ou 2/0), com chumbo tipo gota numa extremidade e girador número 2 na outra.
Related articles
Comments
-
Hanna Michaelis julho 16, 22:37Parabens pelo post, adorei. http://www.casalcozinha.com.br/receita/bife-ou-file-parmegiana/
-
rikinho dezembro 20, 11:59muito boas dicas pesco sempre nos costões em Peruíbe São Paulo mas não tenho muita sorte com essa dicas vou tentar pra ver se tenho melhor sorte
-
ANDRÉIA julho 14, 23:10OLÁ PESSOAL! POR FAVOR, PRECISO MUITO DA AJUDA DE VOCÊS!!!! SOU ANDRÉIA, ALUNA DE MESTRADO NA UNESP DE SÃO VICENTE E MEU PROJETO DE ESTUDO SERÁ SOBRE A PESCA RECREATIVA (AMADORA OU ESPORTIVA). PRECISAREI CONVERSAR COM VÁRIOS PESCADORES DE PRAIA, DECK E COSTÃO PARA COLETAR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES A RESPEITO DA PESCA AMADORA....MAS, ANTES DISSO, GOSTARIA DE MOSTRAR PARA ALGUNS DE VOCÊS AS MINHAS PERGUNTAS PARA QUE EU POSSA RECEBER COMENTÁRIOS BONS E RUINS.....DICAS..... E SUGESTÕES DE ALTERAÇÕES.....ANTES DE IR À PRAIA. POR FAVOR, SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR....MEU E-MAIL É: [email protected]
-
Leidervan dezembro 19, 22:32Olá amigo sou iniciante em pesca de costão pois antes era só agua doce pois estou com dúvidas quais iscas levo para alternar até achar a mais atrativa desde já agradeço
-
Robson Vieira outubro 08, 18:24Muito esclarecedor e interessante suas orientações e dicas. Poderiam me informar o chicote , isca e anzol ideal para pesca de corvinas ?
-
Fênix dezembro 26, 22:13Queria saber qual a pescaria mais simples para se fazer na beira da praia com varinha de pescar.
-
Rod outubro 26, 06:56Olá boa tarde,eu faço pesca em costão,mas perco muitos anzóis e chumbo,será q há uma maneira mas inteligente de colocar os anzóis e o chumbo,pra diminuir essas perdas,pra realçar q uso 2, 3 ou 4 anzóis a cada fio...