Cuidados redobrados na praia
Alexandre Bouças (513 articles)
1 comment
Share

Cuidados redobrados na praia

Animais aquáticos venenosos – saiba dos riscos

Chega o verão e a grande maioria das pessoas só tem um pensamento ” não vejo a hora de ir à praia ” .Tirar aquele merecido descanso , curtir , relaxar e não se preocupar com absolutamente nada , certo ? NÃO !!

É necessário ficar atento à algumas precauções a serem tomadas , para não transformar seus momentos de alegria e curtição em um pesadelo !

Se vai a passeio a praias que não está habituado a ir , conheça abaixo alguns dos perigosos animais que costumam frequentar as praias de nosso litoral e o risco que eles nos oferecem em caso de contato com os mesmos .

Água-viva e Caravela

fotocaravela Cuidados redobrados na praia

 

Os acidentes causados por águas-vivas e caravelas provocam dor e linhas avermelhadas ou marcas redondas no local do contato. No momento do acidente, é útil o emprego de compressas de água do mar gelada ou gel congelado (“Gelox”) envolto por um pano e banhos de vinagre no local atingido para controle da dor e inativação do veneno. Se a dor continuar ou aparecer batedeira e falta de ar, procure auxílio médico imediatamente .
 

Bagre

 

bagre19666s Cuidados redobrados na praia

 

Os peixes venenosos mais comuns são os bagres, que machucam pescadores e banhistas, quando atirados nas praias. seus ferrões são serrilhados e de difícil extração. Todo acidente por peixe venenoso deve ter o local atingido imerso em água quente, mas tolerável, por 30-90 minutos, pois o veneno dos peixes degenera no calor e a dor diminui, mas é fundamental procurar auxílio médico, uma vez que existem complicações, como pedaços de ferrão no ferimento e infecções.

 

Ouriço-do-mar

 

fotoourico Cuidados redobrados na praia

Os acidentes por ouriços-do-mar são comuns e a retirada das espículas é difícil e dolorosa. Tome cuidado em áreas rochosas próximas a praias. Não tente retirar por si mesmo os espinhos e procure sempre um serviço médico, pois espículas que ficarem na pele podem causar complicações graves.

 
Arraia e Peixe-Escorpião


fotopeixe Cuidados redobrados na praia

Os acidentes provocados por arraias são mais raros que os causados por bagres e são de maior gravidade. A dor é violenta e as feridas na pele, mais comuns. O uso de água quente (cerca de 50º C) é fundamental para o alívio da dor (testar com a mão) por 30-90 minutos.

Procure auxílio médico. Envenenamentos por peixes-escorpião (mamangás, peixes-pedra) são muito graves e podem causar dor violenta, vômitos e mal estar. Imergir em água quente e retirar espículas ou fragmentos do ferrão ou epitélio glandular.

Fonte:  Folheto da UNESP, elaborado pelo Prof. Dr. Vidal Haddad Júnior

 

Alexandre Bouças

Alexandre Bouças

Apaixonado pela pesca esportiva .

Comments

  1. Gii
    Gii junho 25, 20:45
    Muito bom saber!

Write comment