Chicote Pesca do Pampo
Nome popular: Pampo
Habitat: Os pampos comuns podem ser encontrados nas praias brasileiras desde a região norte até a sul, com exceção do Rio Grande do Sul. Apesar do porte mediano, atingem cerca de 6 kg e 80 cm de comprimento e brigam como peixes grandes.
Hábitos: Seu habitat preferido são as zonas de arrebentação de praias arenosas, duras e de tombo, conhecidas como surf zones . Podem também ser encontrados em costões e lajes, assim como em praias entremeadas por rochas, sempre próximos a áreas com ondas ou correnteza. É nessas regiões que os pequenos cardumes aguardam, ávidos, a chegada da próxima onda, que revira o fundo e expõe os animais que fazem parte da sua dieta. Pampos consomem boa variedade de itens alimentares como crustáceos (tatuís, siris, caranguejos, camarões etc.), moluscos que vivem enterrados na areia ou sobre rochas e, quando maiores, até pequenos peixes. Na época da reprodução, no verão os hábitos são migratórios. Partem para alto-mar em busca de parceiros. Como vão e voltam com rapidez para se alimentarem, esse comportamento não prejudica sua abundância no litoral. A desova acontece relativamente longe da costa e, depois, as larvas e alevinos migram para praias arenosas. Lá, os pequenos pampos crescem e mudam-se para o mar, mas permanecem em íntima relação com a costa.
Curiosidades: Quando estressados, os pampos podem produzir grande quantidade de muco em glândulas epiteliais. A substância chega a pingar dos peixes e forma uma camada protetora que não deve ser retirada, pois dela depende sua sobrevivência.
Onde encontrar: Os pampos verdadeiros podem ser encontrados em quase todo o litoral de nossa costa, desde a Amazônia até Santa Catarina. Preferem viver em praias arenosas, costões, lajes e parcéis, sempre próximos à zona de arrebentação. Normalmente não ficam perto de estruturas, permanecendo nos fundos de areia à procura de alimentos que ficam expostos pela ação das ondas. O verão é a melhor época para pescá-los, especialmente com tatuís.
Dicas para pescá-lo: Na pesca de pampos é interessante deixar a fricção um pouco mais solta do que o normal, já que o ataque é violento, não sendo rara a ruptura de linhas.
- Anzóis Maruseigo nº 12 a 14
- No chicote , use pernadas com 50 cm
- Chicote com flutuadores são ótimos
- Chumbada Pirâmide até 90 gramas
- Tatuí e camarão descascado são ótimos
- Faça uso de um saca anzol
- Cuidado com os espinhos na barriga
- Mantenha a fricção sempre bem regulada
- Trata-se de uma pescaria muito vibrante
- Proporcionam brigas excelentes aos pescadores
- Não requer habilidade técnica para pesca
- Sua carne é muito apreciada
Related articles
Comments
-
Ricardo Fernandes junho 18, 14:09Senhores(as) Recebi meu medido e já estou ansioso para testar na praia. Espero poder pegar alguns pampo com esse chicote. Abraço.
-
celino moraes março 02, 22:11QUAL O TAMANHO DO ANZOL E LINHA QUE Nº EU PESCO PAMBO EM SANTA CATARINA E OS TAMANHOS VARIAM ENTRE 8KG 14KG MAIS A ALÇA NÃO AGUENTOU O PESO .AGUARDO SUA RESPOSTA , A ISCA USADA AQUI E A TATUÍRA E GUAIA DA PEDRA
-
andre março 17, 21:19Seu comentário...oi moro em barra do sirinhaem PE gosto muito de pescar com vara mas so pego bagre e arraias porque? a isca que uso e sardinha,tatui