Carpa Húngara
Nome Popular
Carpa / Carp (Capim / Espelho / Húngara / Cabeça grande / Colorida / Prata)
Nome Científico
Cyprinus Carpio
Família
Cyprinidae
Distribuição Geográfica
A carpa húngara vive em rios e represas sendo encontradas nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Descrição
Peixe de escamas, existindo também algumas espécies de couro. Possui origem asiática.
Vivem em rios e represas sendo encontradas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Existem várias espécies de carpa, como por exemplo: capim, húngara, cabeça grande, comum, chinesa, etc.
Gosta especialmente de zonas pouco profundas com vegetação, árvores, refugiando-se nos fundões nas alturas de frio ou calor mais intenso. Em alguns locais e beneficiando de determinadas situações naturais a carpa consegue atingir cerca de 1 metro de comprimento e com um peso que poderá oscilar entre os 30 e os 35 kgs., existindo já diversos registos próximos dos 40 kgs.
Ecologia
Atinge o estado de adulto por volta dos 4 anos e tem o hábito de se reproduzir em locais de pouca profundidade e com abundante vegetação aquática ou submersa. Desovam na primavera e verão, largando os ovos pegajosos na vegetação. Possui uma longevidade que pode superar os 20 anos, havendo quem considere poder ir muito mais além mas por enquanto sem sustentação científica.
A carpa é uma espécie onívora de regime alimentar muito variado, alimenta-se de insetos, invertebrados, plantas, algas, ovos de batráquios, etc. ingerindo os alimentos por sucção.
Equipamentos
Deve-se utilizar equipamento de ação média, composto por vara para linhas de 8 a 17 Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para 70m de linha com 0,40mm de diâmetro e anzóis tipo maruseigo de tamanho 1/0 a 3/0. Pode-se pescar tanto de fundo como com bóia.
Iscas
Existem vários tipos de massa para carpas, variando os ingredientes de acordo com a espécie. Também são utilizadas iscas como: Milho, Trigo, Feijão Frade, Queijo, Fiambre, Pão, Batata, Ervilha, Minhoca, Broa de Milho, Salsicha, Azeitona, Amendoim, Milho Doce, etc.
Dicas
Para atrair a atenção deste peixe, faça uma ceva no local com pão, massa ou pipoca.