
Caranha
CARANHA (Lutjanus griseus) |
![]() |
Características – peixe de escamas com corpo forte e alongado, cabeça e boca grandes. Uma das características é a presença de dentes caninos. A nadadeira dorsal é espinhosa e a caudal pouco furcada. A coloração é muito variável, pode ser pardo esverdeado, com manchas escuras indistintas, róseo escuro ou pardo avermelhado, dependendo da profundidade em que o peixe está; as nadadeiras dorsal e caudal são cinza escuro, as peitorais, ventrais e anal são claras ou róseas. A Caranha alcança cerca de 65 cm de comprimento total e 8 kg de peso. A carne não é muito apreciada para o consumo. |
Habitat – fundos rochosos e de recifes, podendo também ser encontradas em regiões estuarianas, com teores reduzidos de sal.
Ocorrência – toda a costa brasileira. Hábitos – têm o hábito de se alimentar à noite, quando ficam mais ativas. Durante o dia costuma fica entocado. Os peixes jovens formam grandes cardumes, que, às vezes, se misturam a cardumes de outros peixes. Muito voraz. Alimentação – na fase jovem se alimentam de peixes, moluscos, crustáceos e outros seres marinhos, tornando-se mais piscívoras na fase adulta. Ameaças – poluição e destruição do habitat.
|
Comments
-
oswaldo pereira neto setembro 06, 17:24Ola amigos posso manter um ou dois Lutjanus cyanopterus em aquário de água doce e por quanto tempo sera q ele sobrevive em condições na água doce com parâmetros de temperatura e PH estáveis.