Aruanã
28/10/2015
1 comment
Share

Aruanã

Nome: Aruanã

Nome científico: Osteoglossum bicirhossum

Água doce ou salgada: Doce

Família: Osteoglossídeos

Características: Este singular peixe pode ser encontrado nas calmas e quentes águas das bacias Amazônica e do Tocantins. Costuma freqüentar os lagos rasos e a floresta alagada durante a cheia. Podem ser observados muitas vezes aos pares nadando sempre próximos da superfície. Isto pode muitas vezes indicar que estão próximos ou já é tempo de reprodução. Devido ao formato recomenda-se pescá-los com equipamentos leves a médios, a força do peixe não é muito grande. Um bom arranque de náilon mais grosso evita que o peixe corte a linha. Atinge cerca de 1,8 m e pouso mais de 4 kg. A cor é geralmente verde clara com as bordas das escamas rosadas. O dorso é verde escuro e o centro das escamas do flanco prateado ou dourado. A linha lateral é curta e bem evidente.

Hábitos: Os aruanãs são predadores carnívoros que se alimentam de uma série de itens tais como invertebrados aquáticos e terrestres como insetos e aranhas; pequenos peixes; sapos, cobras e lagartos também são apreciados. Os seus maiores sentidos são a visão e um par de curtos barbilhões encontrados na junção (sínfise) da mandibular.

Curiosidades: Apresentam cuidado parental com a prole a protegem os filhotes na boca. Requer um manuseio rápido e cauteloso, já que a boca ornada de dentes cortantes se abre para cima, o que dificulta apanhá-lo. Uma boa dica é efetuar o embarque com um puçá sem nós na malha ou com um alicate de contenção preso na lateral da boca. Geralmente são ruins de manuseio e morrem se permanecerem muito tempo fora d’água.

Onde encontrar: Nos rios da bacia Amazônica e do Orinoco. Percorrem pequenos rios, igarapés e trechos de florestas inundadas. Estão sempre bem próximos da superfície, onde caçam dentro e fora d’água. Costumam dar grandes saltos, de até 2 metros, para apanhar artrópodes ou fugir de predadores como os botos. A espécie predominante é o Aruanã ( Osteoglossum bicirhossum ). No rio Negro encontra-se o Aruanã preto ( O. ferreirai).

Dicas para pescá-lo: A pesca do Aruanã costuma ser mais efetiva se as iscas forem arremessadas à frente dos peixes, com a distância situada entre 3 e 5 metros.

 


baner%20728x90_zpsjrjb6z0c Aruanã

www.pescanapraia.com

Comments

  1. samara
    samara agosto 02, 20:16
    muito interessante ...ainda mais falando dessa especie tao linda.

Write comment