Apapa
28/10/2015
0 comments
Share

Apapa

O peixe Apapa (cujo nome científico é Pellona castelnaeana) pode ser chamado ainda de sardinhão, dourado ou Hering.

Faz parte da família Pristigasteridae podendo ser encontrado em regiões como as bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Conhecendo o Peixe Apapa

Grande parte dos peixes dessa família tem a sua origem marinha e estuarina. No caso das espécies dessa família que tem sua origem em água doce estão os peixes pelágicos que são de superfície e meia água. Eles aparecem lagos, rios e em matas inundadas, podem estar em cardumes pequenos que são vistos em corredeiras.

Dentre as espécies de apapa o mais comum é o amarelo. A base alimentar desse peixe é composta de pequenos peixes que estão na superfície da água. Normalmente, esses peixes aproveitam os momentos de crepúsculo para se alimentar. Um peixe que pode ser entendido como um peixe de segunda classe de forma que não é muito capturado comercialmente. Um peixe que tem destaque para a pesca esportiva.

Dicas de Equipamentos

Para pescar o peixe apapa a dica é usar um equipamento que tenha tamanho médio, as varas que tem ação rápida são mais interessantes para pegar esses peixes. Para as linhas a sugestão é de 10 a 12 lb, os anzóis devem ser pequenos.

As Iscas

A captura dos peixes apapa pode ser feita usando iscas naturais, peixes pequenos ou ainda pedaços de iscas sem chumbo. Para ter bons resultados a dica é trabalhar com as iscas na superfície da água. Fique bem atento uma vez que quando são fisgados esses peixes tendem a salta para fora da água podendo escapar facilmente.

Conhecendo Melhor o Peixe Apapa

Trata-se de um peixe com escamas e cujo corpo é alongado, tem cabeça diminuta e com um direcionamento ligeiramente para cima. Na sua região pré-ventral podemos observar uma espécie de serrilhado bem como uma nadadeira adiposa. A linha lateral está quase sempre ausente nesse peixe.

A diferença entre as duas principais espécies de peixes apapa está na cor amarelada que o apapa amarelo possui e no tom prateado que o apapa branco tem. O dorso de ambas as espécies é escuro. O tamanho desses peixes também tem uma leve diferença, o amarelo atinge em torno de 60 cm de comprimento enquanto que o branco chega a aproximadamente 50 cm.

 


baner%20728x90_zpsjrjb6z0c Apapa

www.pescanapraia.com

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment