As características de cada peixe podem nos dizer muito sobre como pescá-los. Os lambaris, por exemplo, são um conjunto de várias espécies que podem ser encontradas em boa parte dos rios, lagoas, córregos e represas brasileiras.
A diferenciação entre as espécies costuma ser feita pela cor do rabo: vermelhos, amarelos ou pretos são os mais comuns, mas também é possível encontrar alguns rosados ou alaranjados.
São conhecidos por seu tamanho, entre 10 e 20 centímetros. Além disso, têm uma alimentação muito variada, comendo plantas, frutos, sementes, insetos e até detritos encontrados nos lagos.
Além de seu nome mais popular, eles também podem ser chamados de guaçu, machadinha, matupiri, piaba e tambiú.
** Equipamento Ideal para pesca do Lambari
Utilize varas mais leves, como as telescópicas até 30 libras. O ideal é que o tamanho seja entre 3,60 e 4,60 metros, portanto, faça testes no local em que está pescando. O bambu também é uma boa opção!
As linhas, incolores, devem ser mescladas. Uma parte mais grossa até o cabo da vara (com 50 cm além dele) e outra mais fina depois do girador, variando de 10 a 20 mm.
As boias devem ser do menor tamanho possível: recomendamos do número 16 ao 10. O anzol para lambari também pode ser o menor que você tiver na sua coleção, e opte por aquele sem fisga.
** Melhor Época do ano para pesca do Lambari
A estação da sua pescaria pode influenciar na escolha do equipamento. Assim como outras espécies, os peixes como lambari ficam mais agitados durante o verão e menos ativos no inverno.
Por isso, muitos pescadores preferem utilizar varas menores durante o verão, de até três metros. Os peixinhos estarão se movimentando muito próximos à margem, e ao utilizar um equipamento muito longo, você pode acabar não alcançando.
Já no inverno, prefira varas de até seis metros para buscar os lambaris que estão se movimentando menos e localizados longe da margem.
** As melhores iscas para pesca do Lambari
Pode-se utilizar minhocas, bichinho do pão (tenébrio), massinhas prontas, formigas ou seus ovos, larvas de mosca, bichinho da laranja, macarrão espaguete moído e cozido, milho verde e larvas
Outra opção é o sagu, pois tem um tamanho e consistência que imita ovas de peixes. A coloração também pode influenciar: em águas claras e limpas, o amarelo é o ideal, já em águas turvas por conta de chuvas, o vermelho se sairá melhor.
*** A melhor ceva para pesca
Na hora de atrair o lambari, você pode tanto jogar pequenas quantidades na água a cada 10 ou 15 minutos, ou colocar a ceva em um recipiente com furos dentro da água para que atraia o peixe pelo cheiro.