Niquim – pequeno e perigoso
Imagine você estragar suas férias por causa de um “peixe”, vamos falar de um dos mais venenosos peixes encontrados no Brasil.
O Niquim é um peixe acanthopterýgio, de várias espécies a mais encontrada no Brasil nesta área que iremos falar é a Thalassophryne nattereri, de espinhos venenosos no dorso e ao seu redor.
Pode ser conhecido também como “Peixe Pedra” por se encontrar muitas vezes camuflado sob o leito lamacento das águas nordestinas ou nas bases das plataformas de Petróleo, o perigo não se dá pelo seu tamanho, os adultos atingem cerca de até 15 centímetros, importante citar que então este o diminuto animal carrega em seu corpo um poderoso veneno que pode causar dor intensa e até deixar sequelas permanentes quando inoculado na vítima.
O Niquim é encontrado em toda região Nordeste, tanto em água doce quanto em salgada, porém os acidentes ocorrem com mais frequência nos rios onde esse animal está presente.
Seus hábitos incluem o sorraterismo , pois o peixe fica a maior parte do tempo enterrado, imóvel a espera de uma presa de passagem, justamente esse comportamento que demanda atenção redobrada dos pescadores ou turistas ao caminharem em território aonde pode ser encontrado o Niquim, é prudente sempre perguntar a um morador do local se é encontrado ou não naquela área (eu particularmente perguntaria para mais de um).
O Niquim possui espinhos móveis em seu dorso que se armam quando o animal é incomodado prontos para ferir pés ou as mãos desprotegidas, também são encontrados nas laterais do peixe e se conectam a glândulas de um forte veneno que é injetado na vitima no momento do contato.
O cuidado deve ser ainda maior porque o niquim costuma habitar as partes de águas mais rasas, inclusive, áreas lamacentas próximas às margens está ai a importância usar um calçado de solado grosso e resistente, mesmo que você vá caminhar emersa do leito dos rios.
O veneno do niquim, causa uma dor intensa, que em nada se compara, por exemplo, à ferroada do bagre ou da arraia, em comparados testemunhos a quem teve a oportunidade de se furar com essas espécies de peixe sabe que o desconforto é grande, entretanto, na maioria das vezes, tolerável, já com nosso monstro aquático a dor é significantemente mais forte e se irradia para a base do membro atingido.
Além disso, se a conduta pós picada não for correta e em tempo oportuno pode causar uma inflamação severa e evoluir para um quadro de necrose que acarreta na perda da parte afetada por amputação.
Índices Imunorregulação
Ainda não existe antídoto conhecido e o tratamento consiste em mergulhar o local atingido na água mais quente que a pessoa conseguir suportar a dor provocada pela inaculação do veneno, que se decompõe com aumento da temperatura e acaba por perder seu efeito.A forma “popular” de cura para ferroada de niquim fala-se em urinar sobre a ferida, mas estudos afirmam que a eficácia do procedimento reside mais no calor do líquido do que nas substâncias presentes na urina.
Em todo caso, é uma opção emergencial para aliviar os sintomas até a chegada ao hospital. A conduta realizada hoje em casos de picada pelo Niquim nas unidades de saúde é feita a analgesia do paciente, limpeza cirúrgica e drenagem de secreções.
Related articles
Comments
-
tito santos oliveira julho 23, 23:36essa semana minha esposa foi furada de baixo dos pe por niquim esta aqui agora gemendo já tomou três bijotacil
-
Valdeci outubro 21, 22:47Ano passado fui para o Nordeste em especial Paraíba .e fui picado pelo niquim.dores insuportáveis e inchaço no local .tomei analgésico e antiflamatorio e dei compressas fa água quente hoje ainda tenho sequelas do ocorrido
-
Fred fevereiro 06, 23:56Eu já pisei em um niquim. O espinho dele quebrou e ficou uma minúscula parte dentro do meu pé. Dois dias depois o meu pé estava muito inchado e a dor era insuportável. Coloquei agua mais quente que eu pude aguentar numa bacia e mergulhei o pé, sempre observando a lesao. Eis que vi aquela ponta preta e expremi, o espinho saiu e fiquei bom. Doeu um bocado e irradiava para a perna até a panturrilha.
-
Marcia janeiro 08, 14:19Eu também já fui atingida por esse niquim,é uma dor absurda! Foi numa praia em Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco,eu estava andando dentro da praia numa parte rasa e lamacenta.Na época só lembro de ter tomado injeção para dor, até hj sinto um pouco do incômodo no pé.E isso foi em 2016.
-
-
Denisson santos fevereiro 25, 01:53Nossa não sabia que esse peixe era tão venenoso assim
-
Vagner julho 28, 14:32Alguns dias fiquei sabendo desse tão perigoso peixe, um pescador falou que era possível eu pisar num ao atravessar a maré que estava baixa, pensei que ele só tentava me convencer prá pagar a travessia.
-
Gilton pereira agosto 08, 19:50fui picado por um fiquem hoje à tarde,estou com o pé muito enchido e doendo!!
-
lauro dezembro 24, 20:43Fui pescar junto com minha esposa na foz do rio niquim proximo da cidade de barra sao miguel com eu nao sabia nada a respeito deste peixe , estava tranquilo ate fisgar um e ao tentar tirar do anzo para devolver ao mar ele ferrou meu dedo, simplesmente acabou com minhas ferias , ate hoje nao tenho sensibilidade na parte que ele ferrou
-
Regi janeiro 06, 17:09Fui picado hj aqui na Bahia na ilha de Itaparica já fiz os procedimentos e botei pasta de alho local mas tá doendo de mas é está enchado
-
Maristela abril 10, 12:53Fui picada por o peixe niquim a cinco dias dor insuportável meu pé ficou muito inchado,queria saber qual é o tempo pra sarar ?ainda está inchado estou tomando remédio
-
Samuel wallace outubro 11, 14:47Boa tarde, gostaria de saber se o niquim mesmo depois de morto ainda pode soltar o veneno?
-
Emanuelly.d abril 06, 08:28Fui picada pelo niquim em 2012, no interior do Pará tinha doze anos, a dor era insuportável parecia que estava martelando o meu pé a cada 2 segundos, sorte que o hospital não era tão longe, aplicaram anestesia local, fizeram a limpeza e curativo e drenou o veneno, mas mesmo assim senti muitas dores e não consegui pisar com esse pé durante umas 2 semanas… nunca vou esquecer essa dor
-
-
Sandra agosto 04, 12:36O meu marido levou uma ferroada e sofre há 9 dias, foi a UPA e os médicos desconhecem.
-
Paula agosto 26, 13:31Minha irma acabou de pisar em um em praia da pipa .. esta morrendo de dor ja deram tramal e nao passa ... qual o perigo e riscos ? Pode voltar de aviao antes das 24 horas ?
-
Roberto novembro 30, 11:29Fui pescar na barra do cunhaú e pisei num peixe niquim. Não o conheçia e ele furou minha mão, a dor foi insuportável pensei que fosse morrer, já tem 4 dias e ainda não estou bem..
-
Eduardo santos março 03, 12:53Esse artigo deveria ser de saúde pública deveria ser posta em sites e na tv aberta perigosos demais esse animal
-
Acácio abril 23, 08:53Muito perigoso fui ferroado no Recife , No dedo pensei que ia morrer , nossa muito forte seu veneno o local está inchado doendo sem parar à 2 dias
-
-
Carlos setembro 21, 10:27A dor é intensa e o suportável vc senti o veneno correndo em suas veias, seguindo em direção ao seu coração. Corri desesperado para minha casa e sorte minha que tinha Amador e Tylenol . Tomei umas duas a três vezes num curto espaço de tempo aliviando assim as dores e finalmente recuperando-me desse lamentável e triste acidente. Recomendo tomar umas duas a três doses dos analgésicos acima descritos.
-
Nora novembro 04, 19:54Minha filha pisou nesse peixe Niquim em Morro de Sao Paulo,sentiu dores fortissimas,foi levada para o Posto Medico,recebeu os primeiros socorros para extrair o veneno. Deveriam colocar placas avisando sobre o perigo desse peixe venenoso. Muito descaso com os visitantes.
-
Sa novembro 27, 13:32Pessoal, eu tive um acidente na praia de Camurupim em Natal (RN) no final de outubro deste ano (2020). Não identifiquei o animal, pois aconteceu dentro da água, quando pisei em cima de algo aparentemente liso e achatado e levei a ferroada em seguida. Fui socorrida no SUS, aguentei uma dor terrível e pulsante durante quase 8h mas após tomar antibiótico, meu pé ficou melhor. 1 semana depois, voltando à Sao Paulo capital, onde moro, começou uma reação alérgica e fiquei com o pé inchado, com edema, dor, hiper inflamado (parecendo um balão prestes a explodir). Tomei mais alguns medicamentos e a inflamação diminuiu. Estou há quase 1 mês me recuperando, mas o meu pé continua levemente inflamado, má circulação, com resquícios de edema que não melhoraram de forma alguma. Os médicos não tem sido úteis .... Se tiverem informações do que pode ser feito, indicação de médicos.... ajudaria muito. Obrigada
-
Enoque dezembro 17, 01:20Galera, fui ferroado de surpresa por esse peixe quando tentava tirar o anzol de sua boca. Ele lançou seu espinho no meu dedo, até agora, foi a ferroada mais dolorosa da minha vida! No momento da ferroada, eu espremi o dedo no intuito de fazer o veneno sair, logo mais tarde, ainda furei 2 vezes meu dedo no local da ferroada, no intuito de tirar ou diminuir o veneno. Mas não foi o suficiente para amenizar a dor! Na primeira noite, não consegui dormir de tanta dor! No dia seguinte, coloquei água pra esquentar e coloquei meu dedo dentro, a dor diminui, mas não passa! Tive febre e dor de cabeça, Logo em seguida fui ao hospital, o médico não sabia o que fazer, mas por sorte, me passou uns remédios que me trouxeram melhoras (voltarém, Decadron, e dipirona) todos injetados no sangue. Galera espero ajudar alguém a se livrar dessa dor horrível, se caso for ferroado por esse peixe (niquim) , dê compressa de água quente, e procure um médico pra tomar antibiótico e remédio pra dor. Agora faz mais de 24 h do ocorrido, depois de tomar medicação, pela primeira vez, meu dedo tá desenchando e parando de doer, agora está apenas dormente. Desejo boa recuperação para quem tiver um encontro com esse peixe terrível!
-
Marcilene fevereiro 25, 21:55Boa noite eu tive um acidente na praia de Jericoacoara no dia 20/01/2021. Não identifiquei o animal, pois aconteceu dentro da água, foi muito rápido eu pisei em cima de algo aparentemente liso e achatado e levei a ferroada em seguida bem na lateral do meu pé do lado de dentro bem no tatulo Fui socorrida no SUS, aguentei uma dor terrível e pulsante durante 5 horas. O médico não passou nenhum medicamento para infecção somente me deu anestesia para tentar aliviar a dor, porém nada adiantou, passaram se 20 dias e estava piorando então procurei um farmacêutico e ele me passou um antibiótico, mas já se passaram 36 dias e ainda sinto dores e meu pé está com edema não procurei o médico depois disso.
-
Marcelloaugustonsc junho 16, 23:53Tem muito níquim aqui no litoral paulista. Peguei vários. Tenho vídeos inclusive. Muito feio
-
Alan agosto 23, 17:14Deixo aqui meu relato para quem foi picado e está procurando informações. Fui picado no pé em um praia no interior de Maceió e a dor é realmente MUITO intensa, latejante e não diminuiu mesmo após 2 horas. Pescadores locais que também foram picados disseram que mesmo após muitas horas a dor não passa e me indicaram ir a um pronto socorro imediatamente pois eles também foram por causa da dor. Fui e após ter tomado um analgésico e anti inflamatório intravenoso - mesmo assim a dor não passou. A médica com um bisturi cortou bem superficialmente onde os ferrões furaram para ver se ficou alguma sujeira ou um resto do ferrão e não tinha nada, somente quando ela anestesiou o pé no local que aí sim a dor sumiu. Após umas 6 horas quando o efeito da anestesia passou, a dor ainda bem não voltou mais, a médica disse que o anestésico ajuda a neutralizar a toxina e a dor. Ela receitou um antibiótico e um anti inflamatório caso sentisse dor (não precisei tomar o anti inflamatório). Após 10 dias da picada começou uma reação alérgica, o pé inchou um pouco mais e coçava muito, onde outro médico receitou um anti histaminico, tomei por 5 dias e passou. Algumas pontadas de dor no local (suportáveis) persistiram por uns 15 dias. O pé ficou inchado por uns 20 dias e só depois foi diminuindo, ficou um edema levemente roxo no local da picada por uns 60 dias e depois sumiu, não ocorreu necrose.
-
Dyego bala agosto 29, 19:04Eu pescando com amigos de molinete com a maré vazando ei pisei em um niquim ontem me deu febre e tou sentindo muita dor fui pra casa e lavei e quando fui dormir não conseguir só de dor tou tomando antifalamatorio pra diminuir o inchaço mas peço cuidado pra vcs pescadores em beirada de maré usem calçado correto antes de fazer esse tipo de pescaria
-
Rafael Rodrigues Gonçalves fevereiro 22, 03:04Eu fui a praia lá peguei alguns peixes e caranguejo, cheguei em casa fui ver os peixes e passei a mão na costa de um niquin que ainda tava vivo, e aqui tô eu 3horas da manhã fervendo água
-
Stefany vitória fevereiro 28, 08:32Eu fui picada por um niquim semana passada, a dor era insuportável, mas durou só um dia, agr continua um pouco inchado, e está coçando mt, isso é ruim dms
-
Nídila junho 03, 12:39Fui picada por um na praia do meio em Natal. No calcanhar, a dor é horrível, irradia pela perna. Aconteceu há 6 meses atrás e Desconhecendo, eu não fui ao hospital e fiz imersão em água quente por recomendação da minha avó. Ontem, voltando ao local, pessoas que moram perto me disseram que é o tal micuim. Vim procurar informações e acho a página descrevendo tanto do que vivi. Confesso que achei que pudesse estar exagerando e envergonhada evitei falar o que eu estava sentindo porque na oportunidade pra quem eu contava dizia que não podia ser nada, como que se eu estivesse inventando. Obrigada pelas informações.
-
Lucas setembro 27, 20:12Boa noite eu fui picado segunda-feira pelo niquim cheguei em casa tomei um antiflamatorio e coloquei o pé na água quente e não consegui dormir de dor passei uma pomada abase de diclofenco e no dia seguinte fui para urgência e tomei duas injeção e a medicação passou ante alérgicos.
-
thiago novembro 16, 11:59Pode comer? Eu não sei diferenciar o Niquim do Tamboril. No cais do porto de santos sai demais esse peixe e a gente chama de peixe-sapo. Eu achei que era tamboril e comi algumas vezes e não senti nada kkkkkkkkkkk. Ah, ele não tem a antena característica do tamboril, mas pelo que pesquisei tem espécies de tamboril que não tem mesmo.