Sargo de dentes
19/06/2015
0 comments
Share

Sargo de dentes

Nome Popular

Sargo de dentes / Sheepshead

Nome Científico

Archosargus probatocephalus

Família

Sparidae

Distribuição Geográfica

Distribui-se por todo litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Sul até o Amapá, podendo ser facilmente encontrado durante o ano todo em águas costeiras e rasas com profundidade de até 50 metros onde as pedras se encontram com a areia. Penetra também em águas estuarinas por onde nada em pequenos cardumes. É encontrado em canais litorâneos e fundos pedregosos, coral ou outros que tenham frestas e tocas onde se costumam abrigar, sendo normalmente mais ativos durante a noite.

Descrição

Peixe de escamas; o corpo é ovalado e um pouco comprimido. A coloração é cinza esverdeado com 6-7 faixas verticais ao longo do corpo, começando na cabeça e terminando no pedúnculo caudal. As nadadeiras caudal e peitorais são amareladas. A nadadeira dorsal possui uma parte com espinhos e a anal com 3 espinhos. As nadadeiras são longas estendem-se além da abertura anal, quando seu corpo é pressionado. A nadadeira caudal é bifurcada, o que promove boa potência. Tem a boca pequena e horizontal, mas possui uma dentição completa com numerosos dentes bastante fortes, grandes, salientes, arredondados e cortantes que, dispostos numa única ordem, servem para triturar conchas e carapaças de alguns animais. Alcança 90cm de comprimento total e 10kg. Na maioria das vezes, são encontrados exemplares medindo aproximadamente 50 cm e pesando em torno de três a quatro quilos.

Ecologia

O sargo de dentes é um peixe onívoro que se alimenta de invertebrados e vertebrados pequenos. Tem preferência por crustáceos, moluscos, mexilhões e pequenos caranguejos de pedras. O período de reprodução concentra-se entre os meses de janeiro a março, atinge a maturidade sexual a partir dos dois anos de idade e, segundo a literatura, pode viver aproximadamente 20 anos. Conforme a condição em que se encontram, as fêmeas podem produzir de mil a 250 mil ovos por desova, um grupo pequeno tem a media de 85 mil ovos que eclodirão após 28 horas de fecundados. Extremamente astucioso e desconfiado, nunca vive em cardumes quando adulto, ao contrário dos jovens que vivem em pequenos cardumes e, na maioria das vezes, refugiam-se entre as estruturas que encontram no local onde habitam. Por brigar muito quanto fisgado, é bastante apreciado pelos pescadores esportivos.

Equipamentos

Equipamento médio/médio pesado; linhas de 20 a 30 lb.; anzóis pequenos e resistentes. É importante o uso de líderes de 35 a 40 lb.

Iscas

Iscas naturais, como moluscos e camarões. Também pode ser pescado com jigs e metal jigs .

Dicas

Os dentes fortes, que são necessários para esmagar e moer os animais, revelam sobras dos mesmos na superfície da água, portanto é um indicativo de sua presença no local. Podem ser encontrados em poços próximos à costa e capturados com caranguejo como isca no anzol Chinú

 

 

visite-nossa-loja-virtual Sargo de dentes

www.pescanapraia.com

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment