Robalo Peva
19/06/2015
0 comments
Compartilhe

Robalo Peva

Nome Popular

Robalo / Robalo peva / Robalo branco / Robalo coco / Robalo barriga mole / Snook

Nome Científico

Centropomus parallelus

Família

Centropomidae

Distribuição Geográfica

Desde a Flórida, nos Estados Unidos, passando pelo Golfo do México, até Santa Catarina (época do Verão no Brasil).

Descrição

Peixe de escamas. Entre os peixes desta família, o robalo-peva (ou peba) tem como característica um corpo mais alto (pelo menos em relação ao robalo-flecha) e a testa levemente côncava. Soma-se a isso, há ainda uma linha lateral escura (não negra), que corre longitudinalmente em toda a sua extensão. Na nadadeira anal há um largo espinho.

Este peixe, que possui outros nomes como camurim-apuá, cambriaçu, camurim-branco, camurim-amarelo, camurim-peba, camurim-pena, camurim-tapa, camuri e cangoropeba, chega a pesar 5 quilos e a medir 70 centímetros.

Peixes desta família são considerados os maiores astros da pesca esportiva.

Na costa brasileira existem cinco espécies. Além do peva, tem o flecha, o ticopá, o corcunda e o sovela (por ordem decrescente de tamanho).

Uma das características da espécie é também não gostar de água fria. Quando a temperatura fica abaixo de 18 graus, logo procuram outro lugar para estar. Quando isso não é possível, ficam letárgicos, não comem e até morrem.

Ecologia

Ocorre em costas, estuários, lagoas salobras, rios costeiros, praias, mangues.

Alimenta-se de peixes, crustáceos, moluscos, insetos, e vermes.

Quanto à reprodução, a do robalo-flecha é a mais conhecida e acredita-se que nas demais espécies desta família o ciclo reprodutivo seja semelhante. Geralmente ocorre no mar (época de Verão, no Sul e durante o Outono, no Norte e Nordeste). Os ovos são flutuantes e eclodem entre 18 e 36 horas após a fecundação. As larvas são planctônicas e normalmente iniciam seu desenvolvimento em zonas de estuários, mangues e lagoas. Alimentam-se de zooplâncton. Com 2 centímetros de comprimento, os peixinhos já são completos.

Equipamentos

Equipamento médio/pesado; linhas de 14 a 25 lb., atadas a um arranque de linha mais grossa, com, no mínimo, dois metros, pois, depois de fisgado, o robalo procura proteção entre os galhos e locas.

Iscas

As melhores iscas são de camarão e peixinhos vivos, que podem ser arremessadas nas margens ou serem usadas na rodada, próximas ao fundo. As iscas artificiais como plugs, tanto de superfície quanto de meia água, jigs e shads também são bastante produtivas e devem ser trabalhadas junto aos troncos e galhadas nas margens.

Dicas

Sempre que sair para uma pescaria de robalo, consulte a tábua de marés (prefira a maré de quarto) e consiga informações sobre o local de pesca, presença de locas e galhadas. Os arremessos devem ser sempre na direção de galhos, raízes e pedras.

 

 

visite-nossa-loja-virtual Robalo Peva

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *