Qual o anzol Certo de usar na pescaria ?
03/12/2015
0 comments
Compartilhe

Qual o anzol Certo de usar na pescaria ?

O Anzol

Este pequeno artefacto de metal chamado anzol é muito importante na hora da pescaria, sem esquecermos da linha e a cana. O que tem acontecido é que muitos pescadores não dão muita importância para este pequeno item, muitos falam que ele não tem muita importância, mas estão errados ele é um dos factores decisivos para se obter um bom desempenho na captura de diversos peixes.
É comum vermos pescadores reclamando que os peixes estão só beliscando “roubando a isca”, e não conseguem fisgá-los. Neste caso a observação é um ponto fundamental e a troca do anzol pode ser o detalhe decisivo para melhorar os resultados.
Para você não ter mais problemas com anzol estamos dando algumas dicas básicas para você ter um melhor rendimento em sua pescaria.

O Tamanho

Para saber o tamanho adequado do anzol que pretende usar, é importante ter em mente as espécies que deseja capturar. Também é bom conhecer um pouco dos peixes que pretende pescar, como por exemplo: saber a posição da boca, tamanho e hábitos alimentares. Com anzol muito grande, dificilmente os peixes conseguirá acomodá-lo na boca, e dependendo da espécie será impossível capturá-la. Por outro lado anzol pequeno, causam muitos estragos no peixe, pois eles podem o engolir e ferir órgãos internos como brânquias e estômago.

A Espessura

A espessura está diretamente relacionada à resistência do anzol. O anzol fino é ótimo para pesca de peixes com a boca frágil, como carpas, ou com o lábio grosso,  o anzol fino penetra mais e lhe proporciona uma melhor fisgada, além de ferirem menos os peixes.

A Conservação

Outro detalhe que temos que prestar a atenção, que é o mais desprezado é a conservação do anzol. É comum vermos pescadores usando anzol enferrujado com uma péssima conservação, pescar com anzol assim é muito arriscado como por exemplo: no momento da fisgada se for um exemplar de um bom porte o anzol pode partir no momento da fisgada, anzol assim são também um grande perigo para o próprio pescador, podendo ele fisgar-se com seu anzol tendo grandes chances de causar uma infecção  ou até mesmo tétano.

O Bico

Mantendo o bico sempre afiado você terá maior eficiência no ato de fisgar o exemplar, além do mais você pode usar linhas mais finas o que tornará sua pescaria mais desportiva e emocionante.

A Cor

Embora este item não seja tão relevante, deve ser levado em conta como um factor que pode interferir na quantidade dos ataques. Às vezes ouve-se falar que a pessoa jogou só a linha e o anzol sem isca na água e capturou um peixe, isto pode acontecer, nestes casos a cor pode interferir, podendo o anzol ter sido um atrativo para o peixe. Lembre-se nem sempre a cor está ligada à qualidade do anzol.

Em futuras pescarias não esqueça destes detalhes, pois você mesmo pode tirar suas conclusões.

 

CONHEÇA OS ANZÓIS
INTRODUÇÃO

Como tudo na “PESCA “, a escolha do anzol depende da “MÃO DO PESCADOR “. Com isso desejamos dizer que é algo muito “pessoal “. O que para uns é bom, para outros é inadequado; além disso, ainda existe um fator estranho à padronização da escolha – NA MAIORIA DAS VEZES O PEIXE NÃO CONCORDA COM ELA . Existem algumas coincidências, é verdade, mas não são verdades absolutas . O mesmo peixe tem hábitos distintos e reage de formas diversas de praia para praia, de local para local, de dia para dia, SE NÃO FOSSE ISTO A PESCA PERDERIA A GRAÇA, a graça de poder pensar, interpretar, optar e capturar o “Peixe ” , o grande artista do show da vida de todos nós, PESCADORES.

UTILIZAMOS BASICAMENTE PARA ESTA DEMONSTRAÇÃO O  “PADRÃO MUSTAD”
ANGULO DO OLHO
  1-fechado.

2-reto (de uso geral).

3-aberto ( anzóis de pesca com mosca).

 

FORMATO DO OLHO
Argola    Modelo comum, é possível empatá-lo com diversos tipos de nós.
Agulha    Mais utilizado em pesca oceânica.
Pata    Transmite mais sensibilidade a linha.

 

HASTE
1 – Longa
2 – Standard
3 – Curta
4 – Farpada
       

 

TAMANHO
O número que define o tamanho de um anzol é usado individualmente por cada fabricante.

A escala mais comum usada em pesca desportiva é a da Mustad.

O tamanho do anzol é inversamente proporcional a numeração do mesmo, até o número 1. A partir deste tamanho, a razão é proporcional e a numeração é acrescida do /0.

 

 

 

TRATAMENTO (Superficial)

Oxidação

 

Cadmiação

 

Niquelação

 

Estanhagem

 

Douração

 

Coloração 

 
TIPOS DE ANZÓIS

A indicação de anzóis e sua relação com alguns peixes aqui feita é apenas um “referencial “, na PESCA tudo é muito relativo e o que comanda é a “MÃO DO PESCADOR ” e consequentemente a adaptação dessa sua habilidade única e pessoal às condições de momento

ANZÓIS JAPONESES:

Excelentes para fisgar, usados em competições. (Gamakatsu – Maruseigo – etc)

   Betara , Pampo, Robalo, Corvina , Xaréu , etc.
ANZÓIS PARA MINHOCA ARTIFICIAL:

Desenhados para acomodar minhocas artificiais e outras iscas de silicone.

   Black-bass
ANZÓIS PARA PESCA PESADAS:

Forjados e ultra-resistentes, as argolas normalmente são do tipo olho de agulha

   Marlins, atuns, cavalas, dourados,  etc.
ANZÓIS BEAK:

resistente e fisga firmemente.

   Black-bass,  carpa, corvina de água doce, dourado.
ANZÓIS BOWED:

resistente e com fisgada profunda.

   Carpa, dourado.
ANZÓIS CARLISLE:

haste longa, evita que peixes com dentes cortem a linha.

   Salema , Baiacú
ANZÓIS CRYSTAL:

fisgam facilmente peixes de boca pequena.

   Tainha, pampo.
GARATÉIA:

união de três anzóis, utilizadas com iscas excessivamente moles, são utilizadas em iscas artificiais.

   Espada, barracuda e carpas
ANZÓIS KIRBY:

utilizados com iscas vivas.

   Robalo.
ANZÓIS O’ SHAUGNESSY:

muito versátil e resistente.

   Anchova, pampo, robalo, corvina.
ANZÓIS WIDE GAPE:

mantém as iscas vivas por mais tempo e com maior liberdade de movimento.

   Pescada , Robalo , Tambaqui , Tambacú , Pacú

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *