Pescaria de Robalo com caiaque
01/11/2012
0 comments
Compartilhe

Pescaria de Robalo com caiaque

A pescaria quando é feita de caiaque além de ser super eficiente ainda nos dá um contato mais íntimo com a natureza.

Em breve incursão no mangue do rio mambucaba, encontramos bons robalos nas iscas de superfície pescando de caiaque.

Esta modalidade muito praticada hoje revela um contato bem mais harmonioso com a natureza, pois estamos sentados em cima de um caiaque e o mesmo tem uma borda muita baixa possibilitando interagirmos com a água e os galhos do mangue.

Pescaria de robalo com caiaque requer alguns detalhes, principalmente de estivermos usando iscas de superfície onde um bom posicionamento é fundamental para o sucesso da pescaria.
Assim que posicionamos o caiaque, o mesmo deve ficar paralelo à estrutura e totalmente parado. Isso porque quando usamos iscas como as famosas “sticks” não podemos ficar em outra posição se não em frente ao ponto desejado, já que trabalhá-la requer o mínimo de concentração e destreza; caso contrário o pescador pode perder o ataque do robalo.

Procure sempre resumir em um pequeno estojo as iscas que vai usar naquele momento, no caiaque os espaços são reduzidos e levar muitas coisas não é aconselhável.

O ideal é levar um alicate de contenção, um alicate de bico, estojinho com argolas e snaps, um carretel de shock líder, trim para acabamento de nós, um puçá, óculos polarizado, boné, protetor solar, e apenas um conjunto de vara e carretilha ou molinete.

Não faça movimentos bruscos e nem bata o remo na borda do caiaque, isso provavelmente espantará algum robalinho por perto.
Dentro do mangue o silêncio reina absoluto e mantê-lo é fundamental para o sucesso da pescaria.

Depois destes detalhes, vamos à pescaria.

Material para pescar robalinhos não precisa ser mais potente que 17 libras, carretilha perfil baixo ou molinete pequeno; linha fina e snap bem pequeno também.

Os arremessos devem ter precisão cirúrgica, ou seja, devemos colocar as iscas lá dentro da galhada, bem rente às folhas, pois os manhosos robalinhos ficam debaixo delas. Se o arremesso não for bem lá dentro, provavelmente sua pescaria não terá êxito.

Depois que a isca cai no lugar certo, o trabalho deve ser bem irritante e chamativo; e isso pode ser traduzido em toques bem secos de ponta de vara deixando certa barriga na linha para o stick poder fazer aquele barulho característico de pequenas bolhas.

Feito o som de bolhas na superfície, o próximo passo é dar a famosa paradinha na isca deixando por uns 2 segundos parada.
Caso não tenha ação, repita o movimento da isca e logo após a paradinha, faça a isca nadar em zigue e zague uma vez apenas.
Fatalmente em um destes momentos suas iscas serão bombardeadas por algum robalinho.

O Robalo só ataca a isca depois que ela fica em repouso, ou seja, esta paradinha é necessária na pesca do rei do mangue.

Não é preciso uma grande fisgada na hora que o peixe gruda a isca, sua boca é macia e cheia de cartilagens; basta firmar a vara e não bambear a linha.

Sempre que for colocar as mãos em algum peixe, sempre dê uma molhada antes, isto evita a retirada do muco que envolve o peixe e o preteje.

Caso o robalo comece a fajutar a isca de superfície, coloque uma de meia água que possua barbela em formato de escadinha, pois estes modelos também fazem um som de bolhas na superfície.
O ideal é sempre fazer algum som com a isca antes de iniciar o trabalho contínuo, isso fatalmente vai atrair muito mais o peixe.
E nunca se esqueçam: soltar sempre os exemplares menores.

MATERIAL UTILIZADO NESTA PESCARIA:

Vara Green Bass de 8-17 libras da Marine Sports de ação extra-rápida
Carretilha Marine Sports modelo GTO Black Widow SHI
Multifilamento modelo Vexter 0,18mm. da Marine Sports
Fluorcarbono modelo Vexter 0,47mm. da Marine Sports
Iscas de superfície do tipo stick e meia água de tamanho variando entre 5 a 7 cm.

FONTE – TEXTO E FOTOS: 

Ricardo Rabello
Consultor Técnico

 

visite-nossa-loja-virtual Pescaria de Robalo com caiaque

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *