8 abr

Pesca de Robalos na praia

 PESCA DE ROBALOS NA PRAIA

O robalo é um dos maiores troféus para pescadores de praia,  no entanto poucos sabem como se pesca robalos na praia de forma a obter sucesso neste tipo de pescaria.

Os modos mais comuns para pesca do robalo é pescar de barco em baías e rios que desembocam no mar utilizando iscas artificiais ou iscas vivas como camarão ou manjuba. Esta é talvez a forma mais fácil de ter sucesso ao pescar buscando os robalos, ainda mais se o piloteiro souber os locais exatos onde pode se pegar robalos como, galhadas, lajes, etc.  O que talvez somente alguns pescadores saibam é que é possível ter muito sucesso ao pescar robalo na praia também. É possível ter uma pescaria de robalos com sucesso na praia tanto em quantidade de peixes fisgados como no tamanho e peso dos peixes, ocorre muitas vezes de se capturar grandes robalos na pesca de praia usando material, técnica e conhecimento correto.

 

Como Pescar Robalo na Praia

Aproximadamente uns 80% do segredo para obter sucesso para pescar robalos na praia diz respeito ao modo de preparar a linha que neste caso é diferente da forma tradicional que utiliza chicote, chumbo em baixo, etc. Aprenda como preparar a linha de forma a obter sucesso ao tentar pescar robalos na praia.

Preparando a Linha Para Pescar Robalo na Praia

Você vai precisar do seguinte material para preparar sua linha de forma específica para a pesca do robalo na praia:

  1. Linha 0,40mm para pernada.
  2. Chumbo oliva de 50g a a 70g.
  3. Girador
  4. Anzol wide gap.

Com os itens acima em mãos, você deve preparar a linha da seguinte maneira:

    1. Pegue a linha que sai do molinete, passe pelos passadores da vara e após passar pelo último passador, passe a linha por dentro do chumbo oliva.
    2. Amarre o girador na ponta da linha que sai do outro lado do chumbo oliva. Isto vai fazer o chumbo ficar acima do girador de forma que fica livre na linha e não passa para baixo.
    3. Agora pegue a linha 0,40mm e corte um pedaço de pelo menos um metro, amarre em uma ponta da linha o anzol wide gap e a outra ponta da linha amarre no girador.Esta montagem com o chumbo é estranha para a maioria dos pescadores de praia, porém o segredo desta montagem é que o chumbo oliva rola na areia levado pela corrente ou ao darmos pequenas puxadinhas na linha, o efeito causado é que a linha da pernada com o anzol wide gap “varre várias áreas”, até que uma hora passa por um local onde tem um robalo próximo que não resiste e abocanha a isca, o próximo segredo agora é saber que isca usar, pois este método não funciona com qualquer isca.

      Iscas Para Pescar Robalos na Praia

      Agora que você já preparou a linha de maneira adequada para pesca do robalo com os pés na areia, o próximo passo é saber que iscas usar para ter sucesso pescando desta forma.  Confira abaixo as 3 iscas apropriadas para este tipo de pesca:

      1. A melhor isca para obter sucesso nesta forma de pescar robalo na praia é o camarão vivo, que deve ser iscado pelo rabo ou pela cabeça, se optar em iscar o camarão pela cabeça deve tomar cuidado para não matar o camarão, a forma correta de iscar pela cabeça é passando o anzol abaixo do ferrão e pouco acima da “parte preta”, não deve passar na “parte preta” que é o “cérebro” do camarão de forma alguma se não o matará.
      2. Outra isca muito boa para ser usada ao pescar desta forma é a manjuba viva ou outros pequenos peixes vivos.
      3. Corrupto, de preferência vivo, se não conseguir vivo, o morto também serve porém neste caso vai aumentar as chances de pegar outros peixes além do robalo, se seu objetivo é pescar somente robalos, então usar corrupto morto pode não ser muito recomendável.
      Se você não sabe o que é corrupto pode ver uma foto no nosso artigo sobre pesca de praia.

      Como Pescar Robalos na Praia – Arremesso e Fisgada

      O próximo passo é o arremesso da linha com isca na água. Se estiver utilizando iscas vivas como o camarão ou peixe vivo não arremesse muito forte para evitar que a isca se solte durante o arremesso ou ao bater na água. Neste caso os arremessos devem ser curtos e suaves não ultrapassando os 50 metros, mesmo porque nesta faixa já tem bastante espaço para “varrer” e achar o peixe com sucesso. Se por algum motivo quiser arremessar mais longe, o recomendado é que entre na água para ganhar mais alguns metros e atingir o local que quer atingir sem precisar arremessar muito forte.

      Feito o arremesso, agora basta esperar o peixe pegar a isca e saber como fisgar. Neste tipo de pescaria além do robalo outro peixe pode aparecer também, trata-se da corvina. Mantenha a linha esticada para sentir melhor o peixe, pode acontecer do peixe pegar forte e você sentir uma forte puxada, porém também pode ser uma puxada suave principalmente se for uma corvina que está pegando a isca, por isso a importância de deixar a linha bem esticada, pois pode acontecer de sentirmos apenas uma leve esticada na linha como se fosse causada pelas ondas, mas em vários casos ao acontecer isso se trata de uma corvina ou robalo pequeno, se sentir algo parecido de um puxada de linha de leve para trás e se realmente for peixe, ele vai puxar com força, após isso basta recolher com calma, aproveitando a briga até tirar o peixe da água, no caso de peixes grandes, mantenha a calma e libere linha para não perder o peixe.

      Esta técnica de pescar robalos na praia tem rendido ótimos exemplares tantos de robalos como corvinas.

      Aproveite e adquira seu kit para pesca de praia a um preço sensacional !

      KIT PESCA PRAIA COMPLETO

      R$ 359,90( em até 12 x sem juros nos cartões de crédito )

      R$ 323,91( à vista – depósito ou boleto bancário )

       

clique comprar sem fundo

 

www.pescanapraia.com

6 Comentários »

  1. Pescar na praia é sempre uma grande surpresa, já tive várias… parabéns!

    Comentário by luiz de oliveira — 11/04/2012 @ 21:03

  2. Rapaz, que robalão. Onde foi?

    Comentário by Cláudio — 19/08/2012 @ 12:43

  3. Praia do Buraquinho , fica na cidade de Lauro de Freitas – Bahia !

    Comentário by Alexandre — 20/08/2012 @ 14:28

  4. parabéns amigo otima matéria.
    mas gostaria de saber quais os locais mas produtivos nas praias.
    fico agradecido.

    Comentário by jefferson — 28/04/2013 @ 22:12

  5. Prezado Jefferson ,

    Em praias rasas , sem dúvida alguma , deve-se procurar lançar a isca no 3º canal , uma vez que o 1º e 2º canal , ficam muito próximo a praia , porém não devem ser descartados em hipótese alguma , já houve muito relato de pescador que capturou o Robalo no 1º canal .

    Isto ocorre , pois por ser um predador altamente voraz , muitas vezes vem atrás de pequenos peixes que frequentam os canais mais rasos , portanto , se não obtiver êxito no canal mais profundo , procure trabalhar a isca nos canais mais rasos .

    Já em praias de tombo , a preocupação já não está mais voltada ao alcance do arremesso e sim , na forma de iscar sua isca , corrupto iscado inteiro é com certeza um enorme atrativo para o Robalo .

    Procure informações com pessoas que residem próximas as praias e procure saber se existe algum ponto com pedras submersas , barcos ou estruturas naufragadas , estes locais com certeza são frequentados por Robalos .

    Recentemente fizemos uma pescaria em praia rasa , quase sem incidência de ondas , usamos o camarão artificial de 8,5 cm com jighead de 15 gramas , tivemos boas ações com pampos e corvinas e dois robalos pevas abaixo da medida.

    O importante sempre é pesquisar sobre a praia em que pretende pescar , informações são sempre bem vindas para estudarmos o local , procure utilizar vários tipos de iscas diferentes , profundidade da isca no chicote , testar todos os canais , enfim , também contar com o fator sorte é sempre válido !

    Sucesso e boa pescaria !

    Comentário by Alexandre — 29/04/2013 @ 8:37

  6. Bela pescaria de robalo show de bola,só que mataram o robalo só com os gritos rsrsrs..

    Comentário by wagner — 12/06/2013 @ 19:52

Deixe um comentário

PARCEIROS