Entre as várias espécies de camarão, as mais usadas na pesca de costão são o Branco e o Ferro.
O Branco é conhecido também como o Camarão Legítimo. O Ferro possui coloração escura e pintas avermelhadas no corpo, que se assemelham a manchas de ferrugem.
Para transportar os camarões sem derramar a temida água salgada no carro, uma boa alternativa é colocá-los em um saco plástico com água, injetar oxigênio puro (também se pode usar um aerador movido a pilha), amarrar bem a boca e só então guardar o saco na caixa de isopor.
Para manter a temperatura da água sempre baixa (condição necessária para os camarões não morram), forre o fundo da caixa com várias pedras de gelo e coloque o saco com os camarões por cima.
Arremessando o camarão perto do costão, onde existem pedras no fundo, pode-se capturar Badejos e Garoupas, Pampos, Sargos e Enxadas. Em arremessos mais longos, além das pedras, onde começa a areia, é possível fisgar Robalos, Pescadas e outras espécies de passagem.
Como iscar ?
Fixe o anzol na base do “ferrão”(rostro serrilhado) para arremessos a pequenas distâncias. Para arremessos mais longos, fixe o anzol no último segmento do corpo, da barriga para as costas. Desta forma, o camarão perde um pouco a mobilidade para nadar, mas dificilmente escapa do anzol.
Chicote: É feito com linha de aproximadamente 0,60 mm de diâmetro e 40 cm de comprimento, com anzol número 1/0 ou 2/0 numa extremidade e girador número 2 na outra. O chumbo, do tipo oliva, deve ficar solto na linha 0,50 mm do molinete ou carretilha.