Dicas para pesca de Costão
10/12/2012
10 comments
Share

Dicas para pesca de Costão

Pescar nas pedras fascina muita gente. O atrativo principal está na grande variedade disponível de espécie de peixes. Na pesca de costão , dá para fisgar os típicos de rocha como garoupas, badejos, marimbas, caranhas e sargos, entre outros, bem como os que habitam regiões arenosas, como pampos (que também circulam e muito nessas áreas), corvinas, linguados e ainda dispor daqueles que passam em cardumes como enchovas, xereletes, xaréus, vermelhos e olhos-de-cão, sem falar nos robalos, costumeiros visitantes de locais pedregosos. E não para por ai. Além desses, encontra-se outra grande variedade com fartura. Entre eles, peixes-porco, marias-da-toca, baiacus, cocorocas, salemas, pargos, pirangicas, moréias, jaguriças, budiões, carapebas, boca-de-fogo e muita diversidade.

Devido à grande capacidade de produzir alimentos como algas, limos, microrganismos e outros, as pedras atraem praticamente todos os peixes possíveis em água salgada. Esses, por sua vez, fazem com que siris, caranguejos, mariscos, mexilhões e um sem-número de outros moluscos se instalem por ali. Pequenos peixes também vêm e, por sua vez, alimentam os grandes. Enfim, forma-se uma rica cadeia alimentar. Por isso, ocorre tanto movimento em beiras de pedra. E, assim, os costões permitem sonhar com quaisquer espécies marinhas. A pesca de costão é muito praticada em nosso litoral e tem trazidos excelentes resultados , com capturas de peixes em torno de 4 a 5 kg . As iscas naturais, em particular, levam vantagem por fazer parte da dieta alimentar dos peixes, o que as torna atrativos irresistíveis. Selecionamos oito diferentes tipos de iscas naturais e o modo mais indicado de usá-las, para que sua pesca seja sempre produtiva

costão-blog Dicas para pesca de Costão

Caranguejo

Entre diversas espécies de caranguejo, o guaiá é o mais usado.

Ele habita os vãos de pedras e a sua captura é muito difícil. mas compensadora: para o Sargo e a Sernambiquara não existe isca melhor .

Como iscar ?

Os pequenos são iscados inteiros.

Os maiores podem ser cortados para render de duas a quatro iscas.
Normalmente, os grandes possuem em pinça comprida, que serve também como isca.

  1. Para fixar o caranguejo ou a pinça no anzol, trinque a casca levemente.
pata-carangueijo Dicas para pesca de Costão

camarão vivo

Entre as várias espécies de camarão, as mais usadas na pesca de costão são o Branco e o Ferro.

O Branco é conhecido também como o Camarão Legítimo. O Ferro possui coloração escura e pintas avermelhadas no corpo, que se assemelham a manchas de ferrugem.

Para transportar os camarões sem derramar a temida água salgada no carro, uma boa alternativa é colocá-los em um saco plástico com água, injetar oxigênio puro (também se pode usar um aerador movido a pilha), amarrar bem a boca e só então guardar o saco na caixa de isopor.

Para manter a temperatura da água sempre baixa (condição necessária para os camarões não morram), forre o fundo da caixa com várias pedras de gelo e coloque o saco com os camarões por cima.

Arremessando o camarão perto do costão, onde existem pedras no fundo, pode-se capturar Badejos e Garoupas, Pampos, Sargos e Enxadas. Em arremessos mais longos, além das pedras, onde começa a areia, é possível fisgar Robalos, Pescadas e outras espécies de passagem.

Como iscar ?

Fixe o anzol na base do “ferrão”(rostro serrilhado) para arremessos a pequenas distâncias. Para arremessos mais longos, fixe o anzol no último segmento do corpo, da barriga para as costas. Desta forma, o camarão perde um pouco a mobilidade para nadar, mas dificilmente escapa do anzol.

Chicote: É feito com linha de aproximadamente 0,60 mm de diâmetro e 40 cm de comprimento, com anzol número 1/0 ou 2/0 numa extremidade e girador número 2 na outra. O chumbo, do tipo oliva, deve ficar solto na linha  0,50 mm do molinete ou carretilha.

camarao-vivo Dicas para pesca de Costão

CORRUPTO

É uma espécie de crustáceo que mora em galerias cavadas nas areias das praias rasas. A sua captura se faz com uma bomba de sucção.

Na parte úmida em que as ondas vão e voltam, procure por eles nos buracos de onde saem jatos de água e areia. As melhores marés são que possuem maior variação de amplitude (luas nova e cheia).

Quando a maré estiver baixa, abaixo de 0,30 – 0,2 m, a chance de encontrar os corruptos será maior. Essa isca é usada na pesca de certas espécies de passagem, como o Xaréu  e de todas as que habitam o costão, como a Salema

Como iscar ?

O uso da linha elástica, tipo elastricot, é indispensável para fixar o corrupto com firmeza no anzol. Por ser bastante mole, o corrupto pode cair durante o arrremesso ou ao bater na água, além de permitir ao peixe “roubar”a isca. A linha elástica também pode ser usada quando a isca é o camarão morto.

Chicote: Pode ser montado com linha de aproximadamente 0,60 mm de diâmetro e cerca de 40 cm de comprimento. Use um anzol número 1/0 ou 2/0 atado numa extremidade e girador número 2 na outra, com o chumbo do tipo oliva, solta na linha 0,50 mm do molinete ou carretilha. Outra opção é usar o chicote com vários anzóis (também número 1/0 ou 2/0), com chumbo tipo gota numa extremidade e girador número 2 na outra.

amarrando-corrupto Dicas para pesca de Costão

www.pescanapraia.com

Comments

  1. Hanna Michaelis
    Hanna Michaelis julho 16, 22:37
    Parabens pelo post, adorei. http://www.casalcozinha.com.br/receita/bife-ou-file-parmegiana/
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 17, 09:40
      Prezada Hanna , tudo bem ? Ficamos felizes que tenha gostado do post , este é o intuito de nosso site , disponibilizar o máximo de informações a todos . Sucesso !
  2. rikinho
    rikinho dezembro 20, 11:59
    muito boas dicas pesco sempre nos costões em Peruíbe São Paulo mas não tenho muita sorte com essa dicas vou tentar pra ver se tenho melhor sorte
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 06, 15:26
      Prezado Rikinho , tudo bem ? Pescaria em costão realmente requer paciência e principalmente sorte , já perdi a conta de quantas vezes fui pescar em parcéis e costões e voltei de mãos vazias , porém pelo que venho percebendo ultimamente , a pescaria vem trazendo mais resultados com o uso de iscas artificiais , de meia água e jumping jig do tipo sapinho e pindoca . Procure alternar as iscas , com certeza muito em breve você terá novidades em suas pescarias . Sucesso e boas pescarias !
  3. ANDRÉIA
    ANDRÉIA julho 14, 23:10
    OLÁ PESSOAL! POR FAVOR, PRECISO MUITO DA AJUDA DE VOCÊS!!!! SOU ANDRÉIA, ALUNA DE MESTRADO NA UNESP DE SÃO VICENTE E MEU PROJETO DE ESTUDO SERÁ SOBRE A PESCA RECREATIVA (AMADORA OU ESPORTIVA). PRECISAREI CONVERSAR COM VÁRIOS PESCADORES DE PRAIA, DECK E COSTÃO PARA COLETAR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES A RESPEITO DA PESCA AMADORA....MAS, ANTES DISSO, GOSTARIA DE MOSTRAR PARA ALGUNS DE VOCÊS AS MINHAS PERGUNTAS PARA QUE EU POSSA RECEBER COMENTÁRIOS BONS E RUINS.....DICAS..... E SUGESTÕES DE ALTERAÇÕES.....ANTES DE IR À PRAIA. POR FAVOR, SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR....MEU E-MAIL É: deiakian@hotmail.com
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 22, 10:34
      Prezada Andréia , tudo bem ? Desculpe a demora no retorno , envie por gentileza as perguntas para atendimento@pescanapraia.com , teremos o enorme prazer em ajudá-la no que for preciso . Sucesso !
  4. Leidervan
    Leidervan dezembro 19, 22:32
    Olá amigo sou iniciante em pesca de costão pois antes era só agua doce pois estou com dúvidas quais iscas levo para alternar até achar a mais atrativa desde já agradeço
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 11, 13:46
      Prezado Leidervan , tudo bem ? Procure sempre levar camarão , corrupto e sardinha , com estas três iscas , sua pescaria será excelente . Lembre-se , na pesca de costão , procure usar uma vara de ação pesada e um bom molinete com capacidade de pelos menos 300 metros de linha , pois os peixes que frequentam a costeira são conhecidas pela sua brutalidade na fisgada . Sucesso , boas pescarias e um feliz ano novo a você e toda sua família !
  5. Robson Vieira
    Robson Vieira outubro 08, 18:24
    Muito esclarecedor e interessante suas orientações e dicas. Poderiam me informar o chicote , isca e anzol ideal para pesca de corvinas ?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author outubro 16, 18:07
      Prezado Robson , tudo bem ? O chicote idela para corvina é o modelo com apenas uma pernada ( 1 anzol ) , montado com anzol do tipo Maruseigo nº 18 ou 20 , a isca ideal para corvina é o camarão inteiro . Uma dica , procure iscar dois ou três camarões inteiros , corvinas de bom porte gostam de iscas grandes . Caso queira dar uma olhada no modelo de chicote pronto para corvina , acesse : chicotes para corvina Sucesso e boas pescarias !

Write comment