Cuidados com o Bagre
21/11/2011
4 comments
Compartilhe

Cuidados com o Bagre

 
 

O bagre além de possuir uma variedade enorme de espécies tanto de água doce como salgada, é o peixe de maior incidência nas praias, rios, lagos e manguezais de todo o Brasil.Por isso é que deve-se manter atenção redobrada ao caminhar à beira mar, e na areia fofa das praias para evitar pisar nele morto, e principalmente na hora de retirá-lo do anzol.

//

 bagre1 Cuidados com o Bagre


COMO REMOVÊ-LO DO ANZOL SEM RISCO DE FERROADA

1º – Ponha a vara no suporte deixando-o pendurado no anzol.
2º – Com a mão esquerda, use um alicate tipo prendedor para imobilizar à parte inferior da boca.
3º – Com um alicate de bico (ponta), na mão direita, retire cuidadosamente o anzol
4º – Após retirar o anzol, o bagre ficará preso no alicate prendedor
5º – Leve-o rapidamente até local com água no joelho, e solte-o. Assim, ele sobreviverá e não
haverá o risco dele ficar morto a beira mar, oferecendo o risco de banhistas pisarem em seu ferrão.

CUIDADOS:

Esses cuidados são necessários porque o bagre possui 3 ferrões(espinhos) serrilhados,venenosos que liberam uma mucosa altamente infecciosos que não chegam a matar,mas causam vários efeitos desagradáveis. Um desses efeitos é um enorme queimor no local afetado. Um dos ferrões concentra-se na parte dorsal superior e outros dois, nas laterais.
A ferroada(furada) ou um simples arranhão de seu ferrão provoca dor insuportável no local, uma terrível sensação de queimor e até paralisia temporária em membros afetados como pé e mão. Recomenda-se a turistas,banhistas, pescadores e surfistas bastante atenção ao caminhar na praia pois o bagre pode ser facilmente encontrado morto na areia da praia e no vai e vem das ondas a beira mar, oferecendo risco a quem pisar em seu ferrão. Pois mesmo morto o ferrão do bagre causa efeito doloroso e insuportável.

O GRANDE VILÃO

A maioria dos acidentes se deve a irresponsabilidade de alguns pescadores que após pescar o bagre, jogam-o na onda, onde o mesmo não consegue voltar ao mar devido a descompressão causada pelo tempo de exposição fora d´água. Portanto, é preciso ter o maior cuidado ao caminhar e principalmente quando acompanhado por crianças, se deve observar ao redor se há algum tipo de ameaça como um bagre morto com o ferrão exposto.

MELHOR OPÇÃO EM CASO DE FERROADA

Caso ocorra um acidente envolvendo o ferrão do bagre, lave a região(área) afetada com bastante “água morna” que dilatará os vasos e poros do local da ferroada, aliviando temporariamente as dores até que a vítima seja levada com urgência à um pronto socorro, para os devidos procedimentos de esterilização e cuidados médicos.
Caso não tenha acesso a água morna, lave com vinagre e como último recurso, utilize álcool líquido, mas lembre-se que “a prevenção é sempre o melhor remédio!”.

REMÉDIO DE ALÍVIO IMEDIATO

Há relatos em que algumas vítimas e pescadores experientes alegam que retirar o olho do bagre, esmagá-lo e esfregar sobre o local afetado pelo ferrão, causa uma efeito anestésico aliviando a dor de imediato.
Porém, este método não é tão comprovado cientificamente como a “água morna”, mas diante de uma ferroada, na minha visão,creio que numa praia, é mais fácil ter em mãos o olho do bagre do que à água morna. Diante desse fato, lhes asseguro que vale apena tentar este método, com certeza!.

I M P O R T A N T Í S S I M O

O tratamento para a ferroada do bagre em diversas partes do Brasil é feito totalmente à base de água morna com ervas.
Esse tipo de tratamento vem sendo o mais eficaz durante décadas, e a maioria das vítimas são banhistas e turistas desavisados de todas as idades.

CULINÁRIA COM O BAGRE

O aconselhável na hora de tratar é:

1º – Cortar a cabeça fora ( pois como diz o ditado “cabeça de bagre não tem nada”).
2º – Retire as vísceras (calmamente)
3º – Retire com calma todo o couro (para uma melhor fixação do sal e temperos)
4º – Abra-o ao meio (deixe-o aberto de modo que fritará bem melhor. Use azeite)

5º – Sirva-o acompanhado com legumes cozidos a vapor, salada regada ao azeite e arroz branco preparado com 1 sachê de sazon e pronto,é só se deliciar.

visite-nossa-loja-virtual Cuidados com o Bagre

 

 

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. adao - pg
    adao - pg outubro 28, 14:47
    gostei das informações, preciso saber sobre caiaque de 2 lugares, estive contigo neste domingo no canto do forte. em breve pescaremos juntos, abrção. adao
    • Alexandre
      Alexandre Author outubro 29, 11:27
      Prezado Adão , satisfação em lhe responder ... Existe uma variedade muito grande de caiaques a venda no Mercado Livre , procure em : http://lista.mercadolivre.com.br/caiaque , são diversos modelos e tamanhos , vou fazer uma busca mais detalhada sobre o caiaque de 2 lugares e lhe enviarei em seu email ... Com certeza , faremos grandes pescarias com caiaque no mar !
  2. Milena
    Milena junho 24, 17:39
    É verdade eu tenho testemunho veridico. De como o olho do bagre funciona nesses casos.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author agosto 18, 18:24
      Prezada Milena , tudo bem ? Só quem já levou uma bela ferroada de bagre sabe o quanto é importante usar o olho do próprio peixe como antídoto . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *