Robalo Peva
Nome Popular
Robalo / Robalo peva / Robalo branco / Robalo coco / Robalo barriga mole / Snook
Nome Científico
Centropomus parallelus
Família
Centropomidae
Distribuição Geográfica
Desde a Flórida, nos Estados Unidos, passando pelo Golfo do México, até Santa Catarina (época do Verão no Brasil).
Descrição
Peixe de escamas. Entre os peixes desta família, o robalo-peva (ou peba) tem como característica um corpo mais alto (pelo menos em relação ao robalo-flecha) e a testa levemente côncava. Soma-se a isso, há ainda uma linha lateral escura (não negra), que corre longitudinalmente em toda a sua extensão. Na nadadeira anal há um largo espinho.
Este peixe, que possui outros nomes como camurim-apuá, cambriaçu, camurim-branco, camurim-amarelo, camurim-peba, camurim-pena, camurim-tapa, camuri e cangoropeba, chega a pesar 5 quilos e a medir 70 centímetros.
Peixes desta família são considerados os maiores astros da pesca esportiva.
Na costa brasileira existem cinco espécies. Além do peva, tem o flecha, o ticopá, o corcunda e o sovela (por ordem decrescente de tamanho).
Uma das características da espécie é também não gostar de água fria. Quando a temperatura fica abaixo de 18 graus, logo procuram outro lugar para estar. Quando isso não é possível, ficam letárgicos, não comem e até morrem.
Ecologia
Ocorre em costas, estuários, lagoas salobras, rios costeiros, praias, mangues.
Alimenta-se de peixes, crustáceos, moluscos, insetos, e vermes.
Quanto à reprodução, a do robalo-flecha é a mais conhecida e acredita-se que nas demais espécies desta família o ciclo reprodutivo seja semelhante. Geralmente ocorre no mar (época de Verão, no Sul e durante o Outono, no Norte e Nordeste). Os ovos são flutuantes e eclodem entre 18 e 36 horas após a fecundação. As larvas são planctônicas e normalmente iniciam seu desenvolvimento em zonas de estuários, mangues e lagoas. Alimentam-se de zooplâncton. Com 2 centímetros de comprimento, os peixinhos já são completos.
Equipamentos
Equipamento médio/pesado; linhas de 14 a 25 lb., atadas a um arranque de linha mais grossa, com, no mínimo, dois metros, pois, depois de fisgado, o robalo procura proteção entre os galhos e locas.
Iscas
As melhores iscas são de camarão e peixinhos vivos, que podem ser arremessadas nas margens ou serem usadas na rodada, próximas ao fundo. As iscas artificiais como plugs, tanto de superfície quanto de meia água, jigs e shads também são bastante produtivas e devem ser trabalhadas junto aos troncos e galhadas nas margens.
Dicas
Sempre que sair para uma pescaria de robalo, consulte a tábua de marés (prefira a maré de quarto) e consiga informações sobre o local de pesca, presença de locas e galhadas. Os arremessos devem ser sempre na direção de galhos, raízes e pedras.
Related articles
Comments
-
Orlanderlei Brito janeiro 02, 20:00Que peixe maravilhoso,estive agora final de 2018,nos molhes de Torres RS e em Passo de Torres SC,tive o prazer de fisgar um robalo peça na isca artificial de meia água,foi emocionante o peixe é voraz e a briga é Boa. Pratico o pesca e solta.
-
Wagner junho 07, 06:15Qual a melhor maré para a pesca do robalo , enchente ou vazante