
Pesca de Robalos na praia
PESCA DE ROBALOS NA PRAIA
O robalo é um dos maiores troféus para pescadores de praia, no entanto poucos sabem como se pesca robalos na praia de forma a obter sucesso neste tipo de pescaria.
Os modos mais comuns para pesca do robalo é pescar de barco em baías e rios que desembocam no mar utilizando iscas artificiais ou iscas vivas como camarão ou manjuba. Esta é talvez a forma mais fácil de ter sucesso ao pescar buscando os robalos, ainda mais se o piloteiro souber os locais exatos onde pode se pegar robalos como, galhadas, lajes, etc. O que talvez somente alguns pescadores saibam é que é possível ter muito sucesso ao pescar robalo na praia também. É possível ter uma pescaria de robalos com sucesso na praia tanto em quantidade de peixes fisgados como no tamanho e peso dos peixes, ocorre muitas vezes de se capturar grandes robalos na pesca de praia usando material, técnica e conhecimento correto.
Como Pescar Robalo na Praia
Aproximadamente uns 80% do segredo para obter sucesso para pescar robalos na praia diz respeito ao modo de preparar a linha que neste caso é diferente da forma tradicional que utiliza chicote, chumbo em baixo, etc. Aprenda como preparar a linha de forma a obter sucesso ao tentar pescar robalos na praia.
Preparando a Linha Para Pescar Robalo na Praia
Você vai precisar do seguinte material para preparar sua linha de forma específica para a pesca do robalo na praia:
- Linha 0,40mm para pernada.
- Chumbo oliva de 50g a a 70g.
- Girador
- Anzol wide gap.
Com os itens acima em mãos, você deve preparar a linha da seguinte maneira:
-
- Pegue a linha que sai do molinete, passe pelos passadores da vara e após passar pelo último passador, passe a linha por dentro do chumbo oliva.
- Amarre o girador na ponta da linha que sai do outro lado do chumbo oliva. Isto vai fazer o chumbo ficar acima do girador de forma que fica livre na linha e não passa para baixo.
- Agora pegue a linha 0,40mm e corte um pedaço de pelo menos um metro, amarre em uma ponta da linha o anzol wide gap e a outra ponta da linha amarre no girador.Esta montagem com o chumbo é estranha para a maioria dos pescadores de praia, porém o segredo desta montagem é que o chumbo oliva rola na areia levado pela corrente ou ao darmos pequenas puxadinhas na linha, o efeito causado é que a linha da pernada com o anzol wide gap “varre várias áreas”, até que uma hora passa por um local onde tem um robalo próximo que não resiste e abocanha a isca, o próximo segredo agora é saber que isca usar, pois este método não funciona com qualquer isca.
-
Iscas Para Pescar Robalos na Praia
Agora que você já preparou a linha de maneira adequada para pesca do robalo com os pés na areia, o próximo passo é saber que iscas usar para ter sucesso pescando desta forma. Confira abaixo as 3 iscas apropriadas para este tipo de pesca:
- A melhor isca para obter sucesso nesta forma de pescar robalo na praia é o camarão vivo, que deve ser iscado pelo rabo ou pela cabeça, se optar em iscar o camarão pela cabeça deve tomar cuidado para não matar o camarão, a forma correta de iscar pela cabeça é passando o anzol abaixo do ferrão e pouco acima da “parte preta”, não deve passar na “parte preta” que é o “cérebro” do camarão de forma alguma se não o matará.
- Outra isca muito boa para ser usada ao pescar desta forma é a manjuba viva ou outros pequenos peixes vivos.
- Corrupto, de preferência vivo, se não conseguir vivo, o morto também serve porém neste caso vai aumentar as chances de pegar outros peixes além do robalo, se seu objetivo é pescar somente robalos, então usar corrupto morto pode não ser muito recomendável.
Se você não sabe o que é corrupto pode ver uma foto no nosso artigo sobre pesca de praia.Como Pescar Robalos na Praia – Arremesso e Fisgada
O próximo passo é o arremesso da linha com isca na água. Se estiver utilizando iscas vivas como o camarão ou peixe vivo não arremesse muito forte para evitar que a isca se solte durante o arremesso ou ao bater na água. Neste caso os arremessos devem ser curtos e suaves não ultrapassando os 50 metros, mesmo porque nesta faixa já tem bastante espaço para “varrer” e achar o peixe com sucesso. Se por algum motivo quiser arremessar mais longe, o recomendado é que entre na água para ganhar mais alguns metros e atingir o local que quer atingir sem precisar arremessar muito forte.
Feito o arremesso, agora basta esperar o peixe pegar a isca e saber como fisgar. Neste tipo de pescaria além do robalo outro peixe pode aparecer também, trata-se da corvina. Mantenha a linha esticada para sentir melhor o peixe, pode acontecer do peixe pegar forte e você sentir uma forte puxada, porém também pode ser uma puxada suave principalmente se for uma corvina que está pegando a isca, por isso a importância de deixar a linha bem esticada, pois pode acontecer de sentirmos apenas uma leve esticada na linha como se fosse causada pelas ondas, mas em vários casos ao acontecer isso se trata de uma corvina ou robalo pequeno, se sentir algo parecido de um puxada de linha de leve para trás e se realmente for peixe, ele vai puxar com força, após isso basta recolher com calma, aproveitando a briga até tirar o peixe da água, no caso de peixes grandes, mantenha a calma e libere linha para não perder o peixe.
Esta técnica de pescar robalos na praia tem rendido ótimos exemplares tantos de robalos como corvinas.
Related articles
Comments
-
luiz de oliveira abril 11, 21:03Pescar na praia é sempre uma grande surpresa, já tive várias... parabéns!
-
Cláudio agosto 19, 12:43Rapaz, que robalão. Onde foi?
-
jefferson abril 28, 22:12parabéns amigo otima matéria. mas gostaria de saber quais os locais mas produtivos nas praias. fico agradecido.
-
wagner junho 12, 19:52Bela pescaria de robalo show de bola,só que mataram o robalo só com os gritos rsrsrs..
-
antonio dos reis miranda novembro 27, 20:55adoro pescaria de praia, mas nunca dei sorte em fisgar nada mesmo assim continuo teimando em ferrar um robalão ou outro peixe qualquer e esse ensinamento considerei muito produtivo e continuarei tentando mediante sus explicações. caso eu ferre algo, mandarei noticias e fotos e videos.
-
kennedy barros fevereiro 21, 22:21muito bom gostei das informações
-
kennedy barros fevereiro 21, 22:25eu gostaria saber se em todas as praias tem iscas corrupto moro proximo a porto seguro e sou iniciante to aprendendo a pescar
-
kennedy barros fevereiro 25, 23:29to querendo comprar uma carretilha encontrei uma caius 200 shimano li auguns comentarios positivos e negativos om que vc acha dessa carretilha
-
kennedy barros fevereiro 25, 23:42a carretilha de perfil alto serve pra pescaria de beira de praia?
-
kennedy barros fevereiro 26, 20:59quais outras carretilhas de perfil baixo vc indica
-
kennedy barros fevereiro 26, 21:03obrigado por tirar duvidas. conversei com um pescador em trancoso ele me disse que tem isca corrupto lá mas e pouco e me disse que goroçá aquele caranguejo amarelo e boa isca e so tirar as puãs
-
kennedy barros fevereiro 27, 14:30e as carretilhas quais vc indica
-
Joaldomenezes setembro 24, 09:40Gostaria de obter fotos ilustrativa da forma de preparo da para de pescar o Robalo e também saber se as praias no litoral do conde tem presença de corrupto? Grato!
-
Júniorlins abril 12, 19:12Estou morando em cabo frio RJ perto de ótimas praias aqui corruptos são em abundância mais ainda não peguei nenhum exempla de peixe grande pois também comecei a praticar pesca agora gostaria de receber imagem de como montar os chicotes pra robalos des de já agradeço!
-
mario maio 22, 18:02muito bom cara. essas matérias. moro no rj, gosto muito de pescar, mas tenho pouco tempo.
-
mario maio 22, 18:03boas dicas. gostei muito!
-
roberta kailly janeiro 08, 01:48moro em porto seguro minha avó vem me visitar e ela adora pescar qual o melhor lugar para ela pescar sem ser em alto mar???
-
Corimbata março 29, 10:16Vcs sabem o nome científico de um peixinho que é usado como isca viva pra pescar robalo? Aqui em ilhéus esse peixinho é conhecido pelo nome de moréia. É bem resistente e sobrevive uns dias em um balde. Estou atrás de informações para tentar criar em aquário e ter minhas iscas sempre a mão.
-
Wagner Borely novembro 08, 20:30Gostaria de saber se dá para pescar robalo com isca artificial da praia com conjunto de vara e molinete.
-
Osmar novembro 29, 17:45Amigo pode me orientar qual melhor isca artificial para pesca de robalo no rio, e também na praia? sou iniciante e gostaria de ajuda, se puder me indicar vara e molinete ou carretilha tambem fico agradecido.
-
Santos janeiro 24, 13:07Sou pescador iniciante e estou querendo pescar no mangue já no encontro das águas a beira da praia em maré alta ou baixando ou subindo, minha dúvida é: * que vara para molinete é melhor? * como sei o melhor gig para o tamanho de camarão? * melhor cor? Preciso obter bons resultados, favor me ajudar... grato
-
Rodrigo abril 25, 15:19Obrigado pelas dicas, nunca usei chicote assim. Vou muito pescar de praia, e geralmente pego robalo com camarão morto, mas aqueles que estão bem fresco e sem conservante. vou testar com esse chicote para ver a produtividade.
-
Leon abril 28, 19:39Olá ! Vc teria uma lista com o tamanho permitido para captura dos peixes de água salgada para a região nordeste ? Sou leigo no assunto rs mas pretendo iniciar a pesca de praia para consumo e pesquisando sobre o assunto vi que preciso ter licensa de pesca amadora e que também há um limite no tamanho dos peixes.
-
Edgar maio 30, 19:49Boa noite. Irei nessa praia do buraquinho daqui uns dias. Meu material é somente de baitcasting (varas 5'6" a 6'3", carretilha perfil baixo, multi 40 lbs). Será que consigo fazer uma pescaria com esse material?
-
patrick setembro 11, 21:22Obrigado pelas dicas,gostaria de saber qual isca artificial usar para pesca de beira de praia e tambem pegar robalo?
-
Freitas setembro 26, 20:44Boa noite ótimas dicas aprendi muito com elas parabéns, porém tenho uma dúvida . Existe como reconhecer um lugar muito promissor na praia apenas no olho ? Desde já deixo meus agradecimentos
-
HELEN janeiro 23, 15:00Essa montagem tmb serve para isca artificial ou só vivas?
-
claudemir sa junho 06, 15:58Boa tarde, gostaria de saber se o chicote para robalo , tbem, pode ser usado para corvina e papa terra, para pesca em plataformas
-
Franklin junho 23, 14:58Como posso pesca robalo com manjuba morta ?