Conhecendo a Tainha
Nome Popular: Tainha / Mullet
Nome Científico: Mugil brasiliensis Familia: Mugilidae
Ecologia: Espécie pelágica; vive nas proximidades dos costões rochosos e recifes, nas praias de areia e nos manguezais onde se alimenta de grandes quantidades de algas. É uma espécie que forma grandes cardumes principalmente durante a migração reprodutiva, quando entra nos estuários. Alimenta-se de plâncton, pequenos organismos e material vegetal. Desova na água doce. E comercializada fresca ou salgada.
Equipamentos: Equipamento de ação leve a média para os grandes peixes; vara simples ou com molinete/carretilha; os anzóis devem ser afiados, nº 14 a 20; as linhas de 8 a 14 lb.
Dicas: Ao fisgar, trabalhe com a fricção bem solta ou use vara de ação lenta, pois uma puxada mais forte pode rasgar a boca do peixe.
KIT PARA PESCA TAINHA C/ VARA DE MÃO ( TELESCÓPICA )
Trata-se de um kit preparado especialmente para quem pretende iniciar a pesca da tainha ou parati com vara de mão ( telescópica ) .
Este kit é perfeito para ser usado em locais como barrancos , beira de rios , mangues ou estuários com água salobra ( onde ocorre a junção de água salgada com água doce ) .
No vídeo ( acima ) , podemos verificar como é feita a pesca da tainha e do parati com estes equipamentos , sem dúvida um tipo de pescaria muito emocionante , pois quando fisgadas , as tainhas e também os paratis , exercem uma força muito grande para se soltar , chegando a fazer ” cantar ” a linha da vara !
O kit é formado por :
01 – Vara Telescópica Bambo 4,5 m fibra de vidro
01 – Carretel linha Econylon 0,30 mm 100 metros Mustad
01 – Pacote com 10 anzóis Chinú nº 05 ( ideal para tainhas )
01 – Pacote com 20 chumbos do tipo arroz
03 – Boias do tipo ” palito ” ( pequena , media e grande )
01 – Samburá para guardar peixes tamanho médio
—————————————————————————————————————–
—————————————————————————————————————–
KIT PESCA TAINHA C/ VARA TELESCÓPICA E MOLINETE
Trata-se de um kit preparado com a finalidade de pescar a tainha e o parati com vara telescópica e molinete , agora sem a necessidade de pescar dentro d´água ou muito próximo a beira de barranco .
A vantagem de se pescar a tainha e o parati usando a vara e o molinete está no alcance dos arremessos , podendo fazer deixar a isca muito próximo aos grandes cardumes .
Nesta modalidade , podemos pescar de duas maneiras , com boias cevadeiras , usando o pão como atrativo principal para os peixes na flor d´água ou também podemos pescar de fundo , usando o famoso ” chuveirinho ” , só que desta vez a isca a ser usada é a massa preparada em forma de uma ” coxinha ” .
Não podemos deixar de mencionar que o fato de usarmos o molinete , garante uma margem muito menor de perda do peixe em caso de fisgada , pois temos a ajuda da fricção do molinete , que irá contrabalancear o arranque inicial da tainha quando fisgada .
Geralmente , os peixes maiores costumam não se aproximarem das margens devido ao barulho , vale a pena lembrar que a tainha e o parati são peixes curiosos , porém , muito desconfiados ..
Usando a vara com molinete , a intenção é deixarmos as boias mais distantes possíveis das margens , atraindo cardumes de grandes peixes , isto também acontece com a pescaria feita com a massa de fundo .
O kit é formado por :
01 – Vara Telescópica Winner 3,00 m fibra de carbono
01 – Molinete Royal 200 – 3 rolamentos ( capacidade de linha – 125 m )
01 – Carretel Linha Econylon 0,30 mm – 100 metros
01 – Pacote Anzol Chinú nº 05 ( 10 unidades )
02 – Boias cevadeiras para tainha e parati ( exclusiva para uso com pão )
01 – Boia cevadeira para tainha e parati ( exclusiva para uso com massa )
01 – Chuveirinho nº 08 ( ideal para pesca da tainha de fundo com massa )
10 – giradores nº 9
01 – Samburá para peixes ( tamanho médio )
01 – Suporte para vara com regulagem de altura