Chicotes para Pesca de Praia
Os quatro principais tipos de chicotes de praia.
Qual a melhor escolha entre tantos tipos de chicotes de praia? Isso dependerá de uma série de fatores, desde a espécie de peixe procurada e seus hábitos, até o perfil da praia e a isca usada.
Por isso mesmo, é importante ter na caixa uma boa variedade de modelos, sejam eles comprados ou confeccionados por você mesmo. O custo médio
de um chicote pronto, nas lojas, é de R$ 5,00 a R$ 9,00 dependendo do modelo.
A MATÉRIA-PRIMA:
> Giradores: de latão, bronze ou níquel, têm a finalidade de evitar torções na linha, principalmente durante os recolhimentos.
> Rotores: construídos em fio de aço inox ASI-302, servem para o giro das pernadas, dando liberdade de movimentos para as iscas. Podem ser do tipo engate rápido ou fechados, do modelo “asa delta”.
> Miçangas: ficam posicionadas entre o nó de correr e a “perninha” do rotor. Impedem que o orifício do rotor passe ou se prenda ao nó.
> Snaps: também construídos com fio de aço inox ASI-302, funcionam como clipes, prendendo a chumbada no fim do chicote e auxiliando sua rápida substituição, como nas iscas artificiais.
> Linha: linha de poliamida 100%, número 40, para confeccionar o nó de correr .
OS PRINCIPAIS TIPOS:
Para que serve: é considerado como o mais o tradicional, usado pela maioria dos pescadores nas mais diversas situações e tipos de praia , ideal para pesca de fundo .
Como é feito: mede, em média, 60 centímetros, com 40 centímetros de distância entre os rotores. O girador e o snap na parte de baixo servem para a troca de chumbadas; o girador de cima é amarrado junto ao arranque. Outra opção é usar um snap, que facilitará a troca de chicotes quando vários forem testados.
Para que serve: é usado quando a opção é por pernadas maiores, com cerca de 80 centímetros. O intuito é que a isca cubra uma área maior dentro d’água.
Particularmente útil nas pesca de robalos.
Como é feito: mede cerca de 1 metro, com girador na parte de cima e, embaixo, próximo ao conjunto formado por girador, snap e chumbada, tem apenas um rotor, preferencialmente dos modelos asa delta ou fechado.
VARAL PARA CHICOTES
Esse equipamento, que muitos pescadores chamam de “varal” ou “cabide”, é de grande ajuda na beira de praia, principalmente em torneios. Com ele, temos a oportunidade de deixar diversos chicotes prontos e iscados para o próximo arremesso. Pode ser confeccionado em alumínio ou PVC e comporta vários chicotes, normalmente seis ou oito.
Related articles
Comments
-
Camilo Alves novembro 20, 22:07Sinceramente nem imaginava que haviam tantos tipos de chicotes , particularmente , uso o modelo com 2 rotores , por achar mais fácil de ser trabalhado . Parabéns pela matéria e pela riqueza nos detalhes das informações .
-
Nelson Pires novembro 26, 07:53Muito bom estas explicações sobre os modelos de chicotes , isto me instruiu bastante , pois pescava de forma totalmente errada .... Agradeço e espero receber atualizações deste site sempre !
-
luiz de oliveira abril 11, 20:24Parabéns pelo site!
-
natanael leandro da silva março 02, 10:01é a melhor coisa que podia me acontecer em termos de pesca de praia adoro este programa espero ser sorteado umdia para compretar o meu prazer.
-
natanael leandro da silva março 02, 10:03poderiam me enviar dicas de praias para arremeço na costa verde do rj, não embarcado só arremeço...
-
Eudino Braga julho 04, 22:07Parabéns a toda equipe de pescade praia , materia falada e bem explicada sobre montagem de chicotes , e dicas sobre pesca de praia e o seu material é de boa qualidade e bem montado parabéns . continuam assim ...
-
nicolau fevereiro 25, 11:38Bom dia, qual a melhor isca para pesca na praia. isca artificial são boas.
-
Divino Nicolau fevereiro 25, 11:49Sou de RJ, gostaria de saber quais iscas são boas para pescar na praia, as iscas artificiais qual você me indica para pescar na praia, gosto de pescar mais não tenho muito conhecimento sobre pesca..
-
Jorge Santiago fevereiro 28, 10:16Muito esclarecedor, ainda mais pra quem está começando. Parabéns