Bandidos atacam pescadores
Barco roubado por piratas é encontrado em Santos
Um barco de pescadores foi roubado por cinco homens na quinta-feira no Rio Cascalho, em Cubatão, foi recuperado e entregue à garagem náutica em que fica guardado, no final da tarde de sexta-feira.
A embarcação Gabriel, da marca Maresias, modelo Parcel, de 19 pés e com motor de popa Yamaha 60HP, foi encontrada depenada, somente com os bancos, no Rio do Bugre, na Zona Noroeste de Santos.
O ataque pirata resultou na morte por afogamento de um dos tripulantes da embarcação, o aposentado Hitoshi Suekane, de 78 anos.
Ele pescava junto com o projetista Gilberto Ferreira, de 49 anos, e o administrador Thiago de Camargo Ferreira, de 22 anos. O grupo estava acompanhado do marinheiro Kleber Ferreira Branco, de 43 anos.
Pescadores agora não tem mais sossego nem se quer para poder pescar livremente nos canais de São Vicente e Cubatão .
Segundo Yukito Yumoto, proprietário da náutica, que fica na Rua Japão (São Vicente), é no final de ano que acontecem mais roubos de embarcações e de outros equipamentos aquáticos.
“Nós pescadores sofremos muito com a falta de segurança no mar, ainda mais no final do ano. Sempre oriento os clientes e os marinheiros para que prestem atenção no movimento”.
De acordo com Yukito, é possível traçar um mapa com as áreas de maior risco de assaltos. “A Vila dos Pescadores (Cubatão), o Dique das Caixetas (São Vicente) e o Rio do Bugre (Santos) são pontos em que não dá para ficar parado. Muitos homens esperam a embarcação passar para roubar”.
Ainda conforme Yukito, os indivíduos costumam retirar partes da embarcação para vender o alumínio por quilo.
“Para eles, vale mais vender pedaços do material do que navegar com um barco que pode ser reconhecido”.
Defeito
Os bandidos conseguiram se aproximar dos pescadores da embarcação Gabriel após simular um defeito mecânico no barco em que estavam. Eles sacaram armas e começaram a atirar na direção das vítimas, sem atingi-las.
Em seguida, os piratas pularam no barco dos turistas, os agrediram com tapas e os jogaram na água. O bando fugiu com as duas embarcações, levando ainda dois celulares, vários documentos e a aliança de ouro das vítimas. Um dos turistas, o aposentado Hitoshi Suekane, de 78 anos, acabou morrendo afogado.
Related articles
Comments
-
Gilberto Spirandelli fevereiro 08, 22:28Olá amigos,sou um pescador e frequentador desta região,um lugar bom de se pescar e próximo a Sp; é uma pena que as autoridades não tem olhos para este lugar,daqui em diante irei com menos frequência ,pois não quero ser a próxima vitima é uma vergonha para nossas autoridades.
-
Gilberto Spirandelli abril 22, 22:53Olá meu amigo Alexandre,é uma pena mesmo agora estou indo mais alem ,vou pescar em Itanhaem é mais longe mas é mais seguro vale a pena,boas pescas abraços.
-
Nelson novembro 13, 15:35Na minha opinião, para diminuir um pouco esse tipo de ocorrência, os proprietários de embarcações devem investir em tecnológica , exemplo ver uma empresa que faça rastreamento por satélite e tenho meio de acessar a policia ou órgão responsável a localização da embarcação, se a empresa for seria não da nem tempo para essa cambada depenar as embarcações, podem ser presos e leva quem compra deles também é uma questão de boa vontade.
-
waldir outubro 05, 00:38eles não tem estrutura para patrulhar a área do mangue mais tem para proteger a área dos índios que e da praia das vagas ate a forte Itaipu praia grande isso e uma vergonha