
Abrotéa
Nome Popular : Abrotéa / Bacalhau
Nome Científico : Urophycis brasiliensis
Distribuição Geográfica
Distribui-se do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, na costa Sul e Sudeste, e em alto mar e águas profundas fica nos fundos de areia, lodo ou cascalho.
Descrição
Peixe de escamas diminutas, médio porte e tamanho máximo em torno de 75 cm e 2,5 Kg.; não se tem encontrado exemplares maiores que 50 cm e 2 Kg.
As fêmeas atingem tamanhos e idades maiores que os machos.
Apresenta duas nadadeiras dorsais longas, a primeira curta , seguida de uma outra provida de um longo filamento, que se estende até a caudal. Suas escamas são bem miúdas e possuem barbilhões curtos abaixo da mandíbula. Geralmente a cor varia entre parda, marrom-escura ou olivácea, com o ventre esbranquiçado.
Abrótea é o nome comum de vários peixes do mar do gênero Urophycis. Ela pertence à ordem Gadiforme, a mesma do Gadus morhua, o que a faz parente do legítimo bacalhau – um parente distante.
Apesar de terem a carne com sabor parecido são de famílias diferentes A abrótea é da família Phycidae, enquanto o morhua é da família Gadidae.
No Brasil encontra-se a Urophycis brasiliensis (abrótea) e U. cirrata (abrótea-de-profundidade). Como são raros aqueles que conhecem a cara do bacalhau, muitas vezes leva-se um exemplar das outras 195 espécies em seu lugar. Além de também ser conhecida pelo nome popular de bacalhau, em algumas regiões ela é conhecido por abrote ou brota.
No nosso País costuma-se chamar a abrótea de bacalhau fresco, um erro.
Ecologia
A reprodução ocorre no outono em toda a região sul e sudeste nos meses de fevereiro a junho, com picos entre abril e maio.
O crescimento é relativamente lento, com mortalidade natural e longevidade moderada. É um dos peixes demersais (os ovos são demersos, ou seja, não flutuam por ficarem presos ao fundo) mais abundantes no talude superior.
Costuma formar grandes agregações, alimentando-se de pequenos peixes, vermes e outros invertebrados; tendo enorme voracidade quando ataca suas presas.
Related articles
Comments
-
ivone da silva russo outubro 18, 13:14Mas e fibrosa a carne
-
hab ames março 02, 00:02muito bom a informação parabéns
-
Fborba abril 06, 20:46Oi. Pergunta: Seria um exagero, dizer que todo peixe com barba, barbilhões, ou bigodes, seriam peixes "lixeiros"? Ou mesmo, não lixeiros por excelência, que seriam peixes de águas mais turvas, ou sujas, ou duvidosas? Obrigado