A pesca da Ubarana
As vezes nas pescarias nos perguntamos sobre quais são os peixes mais esportivos de praia, peixes que brigam bastante e não se entregam com facilidade aos domínios dos pescadores.
Com certeza podemos relacionar a Ubarana nesse seleto time de peixes mais esportivos na praia. Quando fisgado oferece uma boa briga e deixa qualquer pescador deslumbrado com os seus magníficos saltos para fora da água, tentando se livrar dos anzóis como se fossem robalos.
De porte médio, medindo em torno de 40 a 60 cm, a Ubarana (Elops saurus), conhecido também como Ladyfish, mas recebe o rótulo de uma das mais curiosas expressões de peixes que conhecemos, “peixe da sogra”, simplesmente por ser um peixe de muito espinho, o pescador mais maléfico diz que irá presentear a sua sogra com esse peixe e ficará feliz se ela saboreá-lo inteiro. Porém há quem diga que o bolinho de peixe da Ubarana é delicioso.
Um peixe de escamas, de corpo alongado e prateado sua nadadeira dorsal encontra-se no meio do corpo junto com uma coloração cinza-azulada, sua boca é grande e articulada, com isso ataca iscas grandes. Normalmente andam em cardumes e estão à meia água ou superfície, um dos maiores exemplares capturado mediu quase um metro e pesou 3,6 quilos.
O que usar ?
Como é um peixe de porte médio, podemos usar equipamentos l médios para esta pescaria.
Os mais indicados são caniços de 3,6 a 3,9 metros, leves e de ação lenta, formando conjunto com molinetes médios de 3000 ou 4000.
> Linhas: podemos optar seguramente pelas mais finas, como a de 0,18 mm ou 0,20mm, lembro que o iniciante pode usar com segurança o nylon de 0,25mm.
> Anzóis: médios, como os modelos Maruseigo 10, Pitipiti 09, Keiryu 10, Massu 08 e Hansure 08 são boas indicações.
> Iscas: por ter uma boca grande e articulada, se usarmos iscas médias ou grandes a Ubarana não irá resistir e dará uma boa abocanhada, corrupto inteiro, camarão descascado e inteiro, filé de peixes ou minhoca .
> Chicotes e chumbos: é um peixe que fica na meia água e superfície, para pesca-lo, podemos usar um chicote de apenas um rotor, com distância do chumbo de uns 60 ou 70 cm usando também uma só pernada e um pouco mais longa por volta de 40cm.
Como temos a intensão de trabalhar a pernada e fixar o chumbo, usamos uma pirâmide de 50 a 70 gramas.
Pernada especial
Como é quase certo que a Ubarana atacará a isca, sairá em disparada e nos oferecerá grandes saltos para se livrar dos anzóis, podemos dificultar um pouco essa tentativa colocando na pernada dois anzóis posicionados perto um do outro, certamente a fisgada será certa!
Alexandre Bouças
Apaixonado pela pesca esportiva .