Cioba
Cioba
Cioba (Lutjanus analis) é um peixe teleósteo, perciforme, da família dos lutjanídeos, presente no Atlântico Ocidental, podendo chegar a 75 cm de comprimento, coloração avermelhada com ventre mais claro, estrias escuras e douradas no dorso e nos flancos.
No Brasil, também conhecido como areocó, ariocó, carapitanga, caraputanga, chioba, ciobinha, mulata, realito, vermelho-paramirim. Em Portugal, conhecido simplesmente como pargo vermelho.
É um peixe de carne muito saborosa e apreciada comercialmente. Várias espécies do gênero Lutjanus são também conhecidas por cioba.
São encontradas diferentes espécies, a maior delas pode chegar a 30 kg e 140 cm de comprimento.
A Cioba tem por sua característica principal a força , um peixe pequeno pesando em torno de 500 gramas pode levar o pescador a pensar que fisgou um exemplar acima de 1 kg facilmente.
Onde encontrar:
Espécie costeira que vive em águas abertas e profundas, principalmente em locais com fundo de pedra e cascalho ao redor de ilhas, parceis e recifes. Quando jovens formam grandes cardumes, e os adultos vivem sozinhos ou em pequenos grupos.
Iscas Naturais :
Alimentam-se de peixes, crustáceos e moluscos.
Iscas Artificiais :
Preferencialmente meia água e fundo , shads , camarões com jighead , peninhas , jumping jigs , são as mais atrativas e rentáveis neste tipo de pescaria .
Equipamento:
Equipamento médio para pesca de fundo, sendo indispensável o líder fluorcarbono , pois costumam se entocar com muita facilidade .