Cuidados com o Bagre
O bagre além de possuir uma variedade enorme de espécies tanto de água doce como salgada, é o peixe de maior incidência nas praias, rios, lagos e manguezais de todo o Brasil.Por isso é que deve-se manter atenção redobrada ao caminhar à beira mar, e na areia fofa das praias para evitar pisar nele morto, e principalmente na hora de retirá-lo do anzol.
COMO REMOVÊ-LO DO ANZOL SEM RISCO DE FERROADA
1º – Ponha a vara no suporte deixando-o pendurado no anzol.
2º – Com a mão esquerda, use um alicate tipo prendedor para imobilizar à parte inferior da boca.
3º – Com um alicate de bico (ponta), na mão direita, retire cuidadosamente o anzol
4º – Após retirar o anzol, o bagre ficará preso no alicate prendedor
5º – Leve-o rapidamente até local com água no joelho, e solte-o. Assim, ele sobreviverá e não
haverá o risco dele ficar morto a beira mar, oferecendo o risco de banhistas pisarem em seu ferrão.
CUIDADOS:
Esses cuidados são necessários porque o bagre possui 3 ferrões(espinhos) serrilhados,venenosos que liberam uma mucosa altamente infecciosos que não chegam a matar,mas causam vários efeitos desagradáveis. Um desses efeitos é um enorme queimor no local afetado. Um dos ferrões concentra-se na parte dorsal superior e outros dois, nas laterais.
A ferroada(furada) ou um simples arranhão de seu ferrão provoca dor insuportável no local, uma terrível sensação de queimor e até paralisia temporária em membros afetados como pé e mão. Recomenda-se a turistas,banhistas, pescadores e surfistas bastante atenção ao caminhar na praia pois o bagre pode ser facilmente encontrado morto na areia da praia e no vai e vem das ondas a beira mar, oferecendo risco a quem pisar em seu ferrão. Pois mesmo morto o ferrão do bagre causa efeito doloroso e insuportável.
O GRANDE VILÃO
A maioria dos acidentes se deve a irresponsabilidade de alguns pescadores que após pescar o bagre, jogam-o na onda, onde o mesmo não consegue voltar ao mar devido a descompressão causada pelo tempo de exposição fora d´água. Portanto, é preciso ter o maior cuidado ao caminhar e principalmente quando acompanhado por crianças, se deve observar ao redor se há algum tipo de ameaça como um bagre morto com o ferrão exposto.
MELHOR OPÇÃO EM CASO DE FERROADA
Caso ocorra um acidente envolvendo o ferrão do bagre, lave a região(área) afetada com bastante “água morna” que dilatará os vasos e poros do local da ferroada, aliviando temporariamente as dores até que a vítima seja levada com urgência à um pronto socorro, para os devidos procedimentos de esterilização e cuidados médicos.
Caso não tenha acesso a água morna, lave com vinagre e como último recurso, utilize álcool líquido, mas lembre-se que “a prevenção é sempre o melhor remédio!”.
REMÉDIO DE ALÍVIO IMEDIATO
Há relatos em que algumas vítimas e pescadores experientes alegam que retirar o olho do bagre, esmagá-lo e esfregar sobre o local afetado pelo ferrão, causa uma efeito anestésico aliviando a dor de imediato.
Porém, este método não é tão comprovado cientificamente como a “água morna”, mas diante de uma ferroada, na minha visão,creio que numa praia, é mais fácil ter em mãos o olho do bagre do que à água morna. Diante desse fato, lhes asseguro que vale apena tentar este método, com certeza!.
IMPORTANTÍSSIMO
O tratamento para a ferroada do bagre em diversas partes do Brasil é feito totalmente à base de água morna com ervas.
Esse tipo de tratamento vem sendo o mais eficaz durante décadas, e a maioria das vítimas são banhistas e turistas desavisados de todas as idades.
CULINÁRIA COM O BAGRE
O aconselhável na hora de tratar é:
5º – Sirva-o acompanhado com legumes cozidos a vapor, salada regada ao azeite e arroz branco preparado com 1 sachê de sazon e pronto,é só se deliciar.
Related articles
Comments
-
adao - pg outubro 28, 14:47gostei das informações, preciso saber sobre caiaque de 2 lugares, estive contigo neste domingo no canto do forte. em breve pescaremos juntos, abrção. adao
-
Milena junho 24, 17:39É verdade eu tenho testemunho veridico. De como o olho do bagre funciona nesses casos.
-
Cleonice Evangelista Rocha março 05, 10:08Cleonice Rocha Verdade eu pisei num bagre foi horrível ativo muita febre!