Tralha para pesca de praia
25/11/2012
4 comments
Compartilhe

Tralha para pesca de praia

Dicas de alguns equipamentos para pesca na praia
iniciando pesca praia

Dicas para a compra do material e tralha de pesca para os iniciantes da pesca de praia. Os materiais e equipamentos para iniciantes da pesca de praia, geralmente, possuem custos e matérias primas variadas. Por isso, devemos levar em conta, a condição financeira de cada iniciante da pesca de praia. Nem todos optam por adquirir um material de qualidade e marcas consagradas e importadas, tendo em vista, um valor muito elevado em relação a materiais mais simples e preços em conta. Mais se puder, sempre compre o melhor equipamento de pesca de praia possível. Pois ele, com certeza, só lhe trará benefícios, comodidade e segurança acima de tudo . Logo abaixo , vamos falar um pouco sobre alguns equipamentos básicos para quem pretende iniciar na pesca de beira de praia . Então , vamos ao que interessa !

Varas de Pesca

O ponto de partida, é a aquisição da vara correta, para a altura certa de cada pescador. Geralmente, na pesca de arremesso, mais conhecida como a pesca de praia, é recomendada, varas que possuam 3 partes, a 1ª parte é o punho, 2ª o meio e 3ª a ponta. A vara, deve medir o dobro do tamanho de cada praticante, ou seja, para cada pescador com altura de 1,60 (1 metro e sessenta), a vara deverá ser do tamanho de 3,20 (3 metros e vinte). A vara deve ser de ação rápida e ter ponta dura e resistente , isso vai lhe garantir segurança, resistência e bons arremessos. ATENÇÃO: Não compre vara maciça para a pesca de arremesso, pois é muito pesada. Opte por vara tubular de 3 partes em fibra de carbono ou então em mix carbon , uma mistura de fibra de carbono com fibra de vidro , com isto você não se cansará com facilidade ao longo de seus arremessos .

Molinetes de Praia

Existe uma grande demanda e variedades de molinetes, mas o fator primordial, que se deve levar em conta, na hora da escolha deste, que é o mais importante equipamento de uma pesca de praia, é a quantidade de rolamentos, e capacidade de armazenamento do tambor, ou seja, carretel. Escolha um molinete de porte médio, que caiba em seu tambor (carretel, bobina), 300 metros de linha 0,25 milímetros. Quanto a quantidade de rolamentos, deve possuir no mínimo três, mas vale lembrar, que muitos rolamentos, as vezes, trazem dor de cabeça quando quebra ou trava. Posso indicar dois modelos para os iniciantes que já usei e são leves, eficientes e práticos de trabalhar. 1 – Beta 500, molinete de 2 rolamento, com peças de reposição fáceis de serem encontradas no mercado. 2 – XT 4000, molinete com 3 rolamentos, super leve e suave, com grande capacidade de armazenamento de linha e recolhimento rápido, o que facilita bastante a vida do pescador iniciante, na hora de retirar o peixe da água. ATENÇÃO: Use nestes molinetes, linhas de multifilamento 0,25mm com leader/arranque com linha de fluorcarbono 0,35 a 0,40mm. Se for de linha monofilamento (nylon), use linha 0,30mm com leader/arranque com linha de fluorcarbono 0,35 a 0,40mm.

Suportes de Vara

O suporte para a vara na pesca de praia é essencial, pois não dá para ficar o tempo todo com a vara na mão. Principalmente se ela for pesada. O mais prático, é arremessar e logo após, colocar a vara no suporte (descanso, porta vara). As vezes é que deve-se pescar com a vara na mão, mas não durante toda a pescaria. O suporte (descanso, porta vara), deve preferencialmente ser de formato cilíndrico, feito nos materiais de alumínio, aço e PVC. Também podemos encontrar a linha de suportes de varas ( secretárias ) profissionais , como a linha ADC Sport Fishing por exemplo .

Linhas de Pesca

As linhas de pesca possuem uma infinidades de marcas e matérias primas , vamos ver abaixo um pouco do diferencial entre elas . → Monofilamento (nylon): A mais usada, por ter um preço mais acessível e proporcionar, dependendo da marca, segurança, elasticidade, durabilidade e um excelente custo benefício. Deixo 3 sugestões de marcas abaixo que nunca de deixaram na mão. ☼ Linha Platinum XT ☼ Linha Trilon 10X ☼ Linha Super Raiglon → Multifilamento: linha ultra resistente, apesar de ser uma linha sem memória ou seja, sem elasticidade., essa é a mais utilizada nas pescarias com isca artificial em rios, manguezais e de alto mar, mais isso não quer dizer que não possa ser utilizada na pesca de praia. Eu mesmo a uso em pesca de barra pesada, com isca viva, para a captura de robalos, xaréus, pampos, arraias… O preço é relativamente caro, mas vale apena devido a segurança e resistência que ela proporciona em qualquer modalidade de pesca. Deixo abaixo 2 sugestões de ótimo custo benefício. ☼ Linha Tacom Alpha ☼ Linha Tacom Steel Power ☼ Linha Wiplash Pro Berkley ☼ Linha Vexter P.E → Fluorcarbono: As linhas fluorcarbono, são linhas de altíssima resistência e durabilidade. Ideal para a confecção de leader, arranque e pernadas para anzol. Pode ser usada também para pescar em algumas modalidades e em caso de emergência. Seu preço é comparado ao das linhas multifilamento, bem mais caros em relação a monofilamento, ou seja, as linhas de nylon. Veja abaixo algumas sugestões: ☼ Linha Master da Maruri ☼ Linha Vexter Floucarbon ☼ Linha Taper Red Tacom ☼ Linha Shock Leader Maruri

Anzóis

Dependendo do tipo alvo de peixe, utilizamos anzóis específicos, mas os mais utilizados e que vêem demostrando excelentes resultados são os anzóis Maruseigo . Obs.: Estes tamanhos sugeridos abaixo são para pesca de praia de peixes pequenos e médios. O segredo é saber trabalhar o peixe, liberando e recolhendo a linha de forma correta. ☼ Anzol Maruseigo Nº de 6 a 12 ☼ Anzol 4330 Nº 6 a 12 ☼ Anzol Akita Kitsune Nº 6 a 9 ☼ Anzol Cristal Nº de 6 a 12 ☼ Anzol Maruto DS Nº de 6 a 12

Chumbadas

As chumbadas ou chumbo, são de extrema importância na fixação do chicote de pesca de praia com as iscas no anzóis. Existem inúmeros formatos de chumbabas(chumbo) entre todos, o mais usados é em 1º lugar o formato tradicional pirâmide como a mais utilizada no mundo, e as garra, carambola, torpedo, oliva entre outras, mas o recomendável é que você tenha sempre em suas tralhas os modelos abaixo . ☼ Pirâmide 50 gramas ☼ Pirâmide 75 gramas ☼ Pirâmide 110 gramas ☼ Beach Bomber 100 gramas ☼ Beach Bomber 125 gramas ☼ Carambola 70 gramas ☼ Carambola 100 gramas Compre sempre chumbadas reservas, para não perder o melhor da pescaria.

Giradores

Os giradores, mas conhecidos também como destorcedores, tem a função de unir a linha principal que vem do molinete, com a linha mestra do chicote de pesca, através de um nó em cada argola, evitando assim, com os seus giros, a torção da linha devido os giros do peixes. Existem giradores, ou seja, destorcedores, de várias marcas e com formatos de 2 e 3 argolas giratórias, e de várias cores também. Independente das cores deve-se usar e saber conservar, de forma a ter um maior tempo de uso. Compre sempre em pacotes como mínimo 10 unidades. Os tamanhos ideais para a pesca de praia variam entre os números 6 a 8 .

Snaps

Os snaps, mais conhecidos também como presilha, tem a função de engate rápido, que une a linha principal, ao girador/destorcedor e a união do girador/destorcedor com a linha mestra do chicote de pesca de praia . Também une, o girador/destorcedor a chumbada. Eles também podem ser comprados em unidades ou em pacotes de 10 unidades . Os tamanhos ideais para a pesca de praia costuma ser o nº 0 ou 1 .

Rotores

Os rotores possuem uma funcionalidade primordial na pesca de praia, pois são eles que seguram as pernadas com os anzóis no chicote de pesca e giram 360 º, evitando a torção da linha devido os giros que os peixes dão durante o recolhimento. O rotor geralmente é introduzido na linha mestra do chicote de pesca de praia na seguinte ordem: ☼ Primeiro um nó, 2º uma miçanga 3º o rotor, 4º a segunda miçanga e por último, o nó. Dessa forma e ondem, coloca-se quantos rotores quiser para por os anzóis, ou seja, um chicote de pesca de praia pode ser feito com 1 ou 3 rotores que servem como suporte para os anzóis.

Acessórios Indispensáveis

Os acessórios indispensáveis para serem usados na pesca de praia são: 1º – Um Elastricot, para enrolar as iscas, evitando que caiam durante os arremessos. 2º – A tesoura para cortar o camarão e outras iscas 3º – Um cortador de Linhas para cortar as sobras da linha de nylon ou multifilamento . 4º – Porta Anzol, para por os anzóis pré prontos de reserva e mantê-los bem esticados 5º – Um alicate de bico, para retirar os anzóis da boca do peixe 6º – Um Chapéu de pescador, com abas laterais e traseira que protegem além do rosto, orelhas e pescoço 7º – Um protetor solar, fator 30, de preferência em spray, que facilita a reaplicação de uma em uma hora 8º - Um saca anzol para remover anzol engolido do peixe sem comprometer sua integridade física . 9º - Iscadores de camarão e corruptos facilitam o iscamento e garantem uma ótima apresentação das iscas aos anzóis 10º - Água potável , jamais deixe de levar consigo água potável , isto evitará a desidratação

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. tojo
    tojo janeiro 11, 13:11
    ***** a melhor explicação que já li até hoje parabéns ajudou muito
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 11, 14:33
      Prezado Tojo , tudo bem ? Ficamos felizes em saber que nossa matéria sobre tralha para pesca de praia lhe ajudou de alguma forma , este é intuito de nosso portal , levar informações , dicas e técnicas a todos os amigos pescadores . Estaremos sempre a sua inteira disposição . Sucesso e boas pescarias !
  2. Diego
    Diego setembro 11, 13:49
    Pesquisei na internet os anzóis citados nessa matéria e percebi que os anzóis 4330 e Maruto DS são iguais. Seria um erro dos lojistas ou eles são semelhantes? Queria saber qual a diferença entre eles. Obrigado e bela matéria!
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author setembro 22, 19:20
      Prezado Diego , tudo bem ? Na verdade são iguais sim , o modelo 4330 é fabricado por diversos fabricantes , como Marine Sports , Ottoni , Maruri , Maruto e muitos outros . Seria como o anzol de pesca de praia modelo Maruseigo , vários fabricantes o produzem , mas as características são as mesmas sempre . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *