Torneio de Pesca da Tainha
29/04/2013
0 comments
Compartilhe

Torneio de Pesca da Tainha

Às margens do Rio Cubatão, Torneio de Pesca da Tainha reúne 131 participantes .

 

9º Torneio de Pesca da Tainha – Cubatão – SP

 

O mar não estava para peixe nesta quarta-feira em Cubatão. Quem disse isso foram os próprios pescadores que participaram do 9º Torneio da Pesca de Tainha, realizado às margens do Rio Cubatão. Mas, mesmo com a maré desfavorável, o dia foi de festa entre os participantes.

De acordo com a organização do evento, 131 pescadores compareceram à tradicional disputa, que não tem preconceito. Todos são premiados. Ganha troféu quem pesca o maior peixe, o menor peixe, quem pesca mais e até quem não pesca nada. A festa já virou uma atração tradicional da Vila Beira Rio, um pequeno núcleo habitacional às margens do Rio Cubatão.

“Isso aqui é um lugar maravilhoso. Há alguns anos isso era um lugar poluído, mas hoje é cheio de vida. Com o torneio conseguimos integrar os moradores do bairro e da Cidade inteira. Tem até gente do ABC Paulista”, disse Nilson Nunes, membro do Bloco Unidos do Centro, clube que reúne representantes dos moradores do Centro de Cubatão e organiza o torneio

O primeiro a pescar uma tainha foi Auri Zacarias da Silva. Morador da Cota 95, Auri pode ser considerado um “local” do Rio Cubatão. Ele pesca nesse lugar há vários anos e conhece bem as suas características. “Venho muito aqui. A pena é que a maré subiu e a água do mar voltou dificultando a pesca. Mas está muito bom”.

O peixe de Auri não era dos maiores, mas veio na hora certa e fez com que ele pescasse a primeira tainha do torneio. Como um bom cubatense e amante da cidade, como ele se classifica, Auri pede que o Poder Público olhe para as margens do Rio Cubatão. “O ideal é que esse local recebesse infraestrutura, pois tem um grande potencial para o turismo de pescadores”.

 

KIT PARA PESCA TAINHA C/ VARA DE MÃO ( TELESCÓPICA )

Trata-se de um kit preparado especialmente para quem pretende iniciar a pesca da tainha ou parati com vara de mão ( telescópica ) .

Este kit é perfeito para ser usado em locais como barrancos , beira de rios , mangues ou estuários com água salobra ( onde ocorre a junção de água salgada com água doce ) .

No vídeo ( acima ) , podemos verificar como é feita a pesca da tainha e do parati com estes equipamentos , sem dúvida um tipo de pescaria muito emocionante , pois quando fisgadas , as tainhas e também os paratis , exercem uma força muito grande para se soltar , chegando a fazer ” cantar ” a linha da vara !

O kit é formado por : 

01Vara Telescópica Bambo 4,5 m fibra de vidro 
01Carretel linha Econylon 0,30 mm 100 metros Mustad 
01Pacote com 10 anzóis Chinú nº 05 ( ideal para tainhas ) 
01Pacote com 20 chumbos do tipo arroz 
03Boias do tipo ” palito ” ( pequena , media e grande ) 
01Samburá para guardar peixes tamanho médio

 

 

—————————————————————————————————————–
—————————————————————————————————————–

 

KIT PESCA TAINHA C/ VARA TELESCÓPICA E MOLINETE

Trata-se de um kit preparado com a finalidade de pescar a tainha e o parati com vara telescópica e molinete , agora sem a necessidade de pescar dentro d´água ou muito próximo a beira de barranco .

A vantagem de se pescar a tainha e o parati usando a vara e o molinete está no alcance dos arremessos , podendo fazer deixar a isca muito próximo aos grandes cardumes .

Nesta modalidade , podemos pescar de duas maneiras , com boias cevadeiras , usando o pão como atrativo principal para os peixes na flor d´água ou também podemos pescar de fundo , usando o famoso ” chuveirinho ” , só que desta vez a isca a ser usada é a massa preparada em forma de uma ” coxinha ” .

Não podemos deixar de mencionar que o fato de usarmos o molinete , garante uma margem muito menor de perda do peixe em caso de fisgada , pois temos a ajuda da fricção do molinete , que irá contrabalancear o arranque inicial da tainha quando fisgada .

Geralmente , os peixes maiores costumam não se aproximarem das margens devido ao barulho , vale a pena lembrar que a tainha e o parati são peixes curiosos , porém , muito desconfiados ..

Usando a vara com molinete , a intenção é deixarmos as boias mais distantes possíveis das margens , atraindo cardumes de grandes peixes , isto também acontece com a pescaria feita com a massa de fundo .

O kit é formado por : 

01Vara Telescópica Winner 3,00 m fibra de carbono 
01Molinete Royal 200 – 3 rolamentos ( capacidade de linha – 125 m ) 
01Carretel Linha Econylon 0,30 mm – 100 metros 
01Pacote Anzol Chinú nº 05 ( 10 unidades ) 
02Boias cevadeiras para tainha e parati ( exclusiva para uso com pão ) 
01Boia cevadeira para tainha e parati ( exclusiva para uso com massa )
01Chuveirinho nº 08 ( ideal para pesca da tainha de fundo com massa ) 
10giradores nº 9 
01 Samburá para peixes ( tamanho médio ) 
01Suporte para vara com regulagem de altura

 

 

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *