Tipos de Praia para Pesca
25/10/2011
26 comments
Compartilhe

Tipos de Praia para Pesca

Podemos classificar as praias do nosso litoral em dois tipos, as “praias rasas” e as “praias de tombo”.

Praia rasas: Nesse tipo encontramos os peixes mais pra fora, tendo que se utilizar equipamentos próprios para longos arremessos a fim de encontrar os peixes. Ou entrar na água até os joelhos e efetuar o lance para conseguir uma maior distância. As praias rasas caracterizam-se por ter sua profundidade, que vai aumentando aos poucos, e por apresentarem uma série de ondas que vão gerar canais ou valas, onde o pescador tem de identificar em quais destes canais correm os peixes.

Praia de tombo: As de tombo são aquelas em que a profundidade aumenta rapidamente, logo no início, com pouca seqüência de ondas. Isto dá uma certa vantagem ao pescador no arremesso, principalmente para espécies que procuram profundidade. O pescador nem mesmo precisa molhar os pés na água para lançar sua isca. Nas praias de tombo, o pescador encontra bons peixes logo na primeira onda, por estar mais próximas ao mar aberto, são praias fundas com seus canais bem visíveis.

 


praia-de-boracéia-300x225 Tipos de Praia para Pesca Nome: Boracéia
Cidade:Bertioga/SP 
É rasa com grande faixa de areia e mar aberto.
Em vários pontos pode se pescar tranquilo com a ausência de banhistas, lugares quase que desertos.
praia-capricornio-300x225 Tipos de Praia para Pesca Nome: Capricórnio
Cidade:Caraguatatuba/SP 
Fica do lado direito da Massaguaçú, de tombo, tendo como seu principal ponto de encontro por pescadores a faixa de areia  posicionada em frente a “Laje”, nome dado a formação rochosa há uns 400mts . Bastante limpa, de areia grossa, porém com fortes ondas. Sua costeira é também apreciada por pescadores por sair bons peixes e oferecer também o seu maior segredo: a Lagoa Azul, na foz do Rio Jetubá.
praia-guaeca-300x200 Tipos de Praia para Pesca Nome: Guaecá
Cidade: São
Sebastião/SP É
 rasa com 2km de extensão, areia fina e ondas tranquilas, acesso meio difícil quanto ao transporte das tralhas.
Pode-se encontrar os mais variados tipos de peixes.
praia-guaratuba-300x172 Tipos de Praia para Pesca  Nome: Guaratuba
Cidade:Bertioga/SP 
É rasa com orla plana, de areia clara e batida.
O nome significa “Lugar onde a onça vem beber água”, são 8km de mar muito aberto e águas limpas, na ponta norte deságua no mar o rio Guaratuba, que é ótimo para pesca .
praia-massaguaçu-300x210 Tipos de Praia para Pesca Nome: Massaguaçú
Cidade:Caraguatatuba/SP –
É uma praia de tombo, bastante limpa. Em seu canto norte, próximo a rodovia, está seu toque pitoresco: uma vila de pescadores onde
ainda se fabricam canoas e artesanato. Durante todo o ano são realizados torneio de pesca de arremesso .
Tombo-300x200 Tipos de Praia para Pesca Nome: Do Tombo
Cidade:Guarujá/SP 
É rasa de areia grossa com vários pontos de diferentes profundidades, pode-se encontrar com facilidade as iscas saquaritá, tatuíra e sarnambi.
Os pescadores costumam pescar do lado direito da praia.Indicada por: Edmundo Daniel

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. Renato Peixoto
    Renato Peixoto dezembro 05, 14:44
    Já fiz excelentes pescarias em Massaguaçú ....
    • Alexandre
      Alexandre Author dezembro 05, 17:03
      Massaguaçú é sem dúvida uma das melhores praias para a pratica da pesca com " pés na areia " , por se tratar de praia de fundo , é quase impossível sair de uma pescaria sem que tenha fisgado um bom exemplar .... Sucesso !
  2. LUIZ RIBEIRO
    LUIZ RIBEIRO abril 19, 11:44
    Moro em Vitória ES, e não tenho informações para dizer onde pescar e ter um melhor rendimento com arremesso de praia ou costão. O melhor foi em praia da barra-Marataíses,Itaípava e Itaóca e os outros onde????
    • Alexandre
      Alexandre Author abril 19, 12:55
      Prezado Luiz , Em Vitória - ES , existem excelentes praias para se pescar , as praias de Camburi e Curva da Jurema são as mais comentadas por nossos amigos pescadores que residem na região , recentemente um grande amigo nosso ( Vagner Moreno ) , conseguiu fisgar um cação viola de 4,8 kg pescando com minhoca artificial Swamp Crowler , no sistema de chicote Carolina Rig , sem arremessos longos , porém com trabalho de vara aliado ao recolhimento moderado da isca , dando vida a minhoca .. Ficamos a disposição no que precisar . Sucesso e boas pescarias !
  3. Renato
    Renato abril 20, 19:37
    Moro em São Gonçalo, fiz uma boa pescaria em Piúma-ES na praia de Pau Grande, pesquei muitas anchovas pequenas... Enfim, gostaria de saber qual tipo de isca artificial é a mais indicada pra esse tipo de pescaria? Obrigado e aguardo resposta!
    • Alexandre
      Alexandre Author abril 22, 14:42
      Prezado Renato , As iscas mais indicadas para a pesca de Anchovas são as iscas de meia água , entre 7 a 13 cm de comprimento , particularmente eu gosto de usar iscas que detenham uma coloração acentuada , com brilho , isto atrai e muito esta espécie , com um trabalho de recolhimento rápido e com apenas uma pausa , faz a isca parecer uma presa ferida , isto se torna irresistível ... Temos um kit de iscas a venda em nossa loja virtual , muito procurada para a pesca de ubarana , anchova e espada , para visualizar as iscas , clique aqui
  4. gilmar dos santos
    gilmar dos santos junho 12, 19:39
    pesco muito na ( ilha comprida litoral sul ) alguma dica para isca artificial.....
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 13, 07:54
      Prezado Gilmar , Sem sombras de dúvidas , Ilha Comprida no litoral Sul de SP é um dos excelentes pontos para a prática da pesca de praia , além do Robalo que pode ser fisgado nos vários braços de rio que a cidade oferece , uma boa pescaria pode ser feita também as margens da praia , usando o camarão artificial com jighead , chicote com pernada utilizando o tatui artificial em isopor , que nesta região se pega muito pampo grande com este tipo de isca . Procure utilizar iscas de meia água , com tamanhos que oscilem entre 5 a 7 cm , com certeza você terá muita ação. Pode-se até usar o camarão com jighead de 13,5 cm , pois nesta região existem grandes robalões sempre prontos a atacar uma presa em movimento . Sucesso e boas pescarias !
  5. reginaldo rosa dias
    reginaldo rosa dias junho 17, 14:33
    pesco muito na praia da jureia(iguape)no bairro de prelados so que a correnteza e muito forte arrasta ate chumbada de garra o que devo usar
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 22, 19:22
      Prezado Reginaldo , Chumbada do tipo " aranha " foram desenvolvidas justamente para pescaria em locais onde existem correntezas fortes , se você está usando este tipo de chumbada e mesmo assim não está dando resultados , procure usar uma chumbada do mesmo modelo , porém com um peso maior Chumbadas do tipo " pirâmide " , também são excelentes para praias com correntezas , pois ao tocarem a areia costumam enterrar-sem , deixando a linha esticada . Em algumas praias com muita correnteza , procure lançar no sentido contrário a maré , desta forma o chumbo levará mais tempo até se deslocar e acompanhar a correnteza . Sucesso e boas pescarias !
  6. luiz carlos monteiro guedes
    luiz carlos monteiro guedes junho 18, 14:31
    muito bom os comentaários e as dicas de pescarias em praias aí de sp. mais aqui em joão pessoa/pb. temos muitas praias boas de pescarias,como por ex. barra de gramame, muito boa para pesca de robalos e pampos, intermares para pesca de pampos, seixas para a pesca de carapebas, no dique até xaréus pescamos. um tríplice e fraterno abraço.
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 18, 18:18
      Prezado Luiz , Sim , no estado da Paraíba vocês foram abençoados com excelentes praias , não só para a prática da pesca com os pés na areia , como em beleza natural . Vejo muita matéria boa agregando praias de seu litoral , inclusive estamos organizando um pequeno grupo onde faremos uma viagem a Natal - RN e estamos maturando muito a ideia de ficarmos alguns dias em João Pessoa para conhecermos estas maravilhosas praias e desfrutarmos um pouco da pesca de praia em seu estado . Ficamos agradecidos em poder compartilhar informações e ideias novas com novos amigos pescadores , quem sabe em breve , não estaremos pescando juntos em algumas destas maravilhosas praias , não é ? Sucesso !
  7. luiz carlos monteiro guedes
    luiz carlos monteiro guedes junho 18, 14:36
    muito bom os comentários e dicas de pesca em prais aí de são paulo. mais aqui em joão pessoa PB. Temos bosa praias para pesca como por ex. barra de gramame, boa para pesca de robalos e pampos, intermares vc. pode pescar pampos e carapebas, seixas se pesca muita carapeba. um triplise e fraterno abraço.
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 18, 18:15
      Prezado Luiz , Sim , no estado da Paraíba vocês foram abençoados com excelentes praias , não só para a prática da pesca com os pés na areia , como em beleza natural . Vejo muita matéria boa agregando praias de seu litoral , inclusive estamos organizando um pequeno grupo onde faremos uma viagem a Natal - RN e estamos maturando muito a ideia de ficarmos alguns dias em João Pessoa para conhecermos estas maravilhosas praias e desfrutarmos um pouco da pesca de praia em seu estado . Ficamos agradecidos em poder compartilhar informações e ideias novas com novos amigos pescadores , quem sabe em breve , não estaremos pescando juntos em algumas destas maravilhosas praias , não é ? Sucesso !
  8. alex
    alex janeiro 11, 09:21
    to querendo pescar a noite na praia de Boracéia tem algum perigo ou a la a praia é tranquila
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 11, 18:19
      Prezado Alex , tudo bem ? Infelizmente , hoje em dia em nosso litoral não existe mais praias tranquilas para a prática da pesca noturna , porém , se seguir algumas regras importantes , com certeza você poderá tirar proveito de uma pescaria noturna , sem problemas . O ideal é que vá sempre acompanhando de um amigo pescador , pescar sozinho à noite não é uma boa opção . Evite locais de difícil acesso como pedras por exemplo , a noite fica muito difícil de acompanharmos o movimento de subida e descida da maré . Feito isto , pode curtir sua pescaria tranquilamente , aliás , Boracéia tem ótimos locais para a pesca noturna e que com certeza não lhe trarão problemas extras . Sucesso e boa pescaria !
  9. leonardo
    leonardo março 07, 11:14
    gostaria de saber se em piuma existe algum local especifico para pesca e o tipo de isca a ser utilizada e o tipo de peixe que se costuma pegar
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 10, 16:41
      Prezado Leonardo , tudo bem ? Em Piumã - ES , existem praias excelentes para a prática da pesca , as iscas naturais mais utilizadas são os corruptos e os camarões . Você poderá fisgar diversos tipos de peixes como grandes pampos , robalos , corvinas , betaras , cações viola e várias outras espécies . Se por ai você conseguir a minhoca de praia , use-a , ela garante uma produtividade tremenda para peixes que frequentam os canais de praia . Sucesso e boas pescarias !
  10. Benini
    Benini maio 23, 20:24
    Boa noite. Vou para a Ilha de Vitória(SP) pela primeira vez, gostaria de umas dicas de quais opções de jig ( tamanhos, pesos e cores ) e também quais linhas, empates de aço ( por causa das espadas ) ou leader de fluor.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author maio 28, 18:01
      Prezado Benini , tudo bem ? O ideal para pescaria neste local são jig´s do tipo sapinho , pesando entre 35 a 50 gramas , geralmente as cores mais produtivas em pescaria embarcada com profundidade acima de 15 metros são as : Laranja com preto , Branco cabeça vermelha , Branco cabeça Pink , verde cabeça preta e branco cabeça laranja . Fundamental o uso de leader em fluorcarbono , neste caso , entre 0,60 a 0,67 mm , pelo fato da probabilidade de fisgar peixes com dentições como espadas , baiacus e outros . Temos vários jig´s do modelo sapinho em nossa loja virtual , assim como as linhas em fluorcarbono também , visite-nos : Loja Virtual Pesca na Praia Sucesso e boas pescarias !
  11. Marcio Monteiro
    Marcio Monteiro outubro 28, 13:19
    quero saber de praia boa de pesca pra iniciante no sul do estado do Espírito Santo.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author novembro 08, 18:47
      Prezado Marcio , tudo bem ? Para ser sincero , em seu estado é difícil qualificarmos praias ruins , todas são extremante produtivas na pesca de praia . Temos relatos de amigos e clientes que pescam em praias de seu estado e todos confirmam a produtividade destas praias , diferente de nosso litoral de SP , onde por conta da pesca predatória com redes , algumas espécies até desapareceram .. Sucesso e boas pescarias !
  12. joaquim
    joaquim dezembro 05, 19:03
    boa tarde pescadores tem um local ótimo para pesca de corvinas e pescadas em iguape. ..pescamos no encontro do rio ribeira de iguape com o mar...no final da ilha comprida. ...como eu tenho uma casa lá fica fácil. ..eu e meu filho gostamos de ir bem no final da tarde quase escurecendo ....é a hora que os siris dão uma trégua. ....lugar lindo tipo praia...levamos luminoso para as pontas das varas..muitas iscas...lampadas daquelas recarregáveis. ...caipirinha e cerveja a vontade...varas de 3.50 até 4.60 metros chumbadas de 200 gramas....para o arremesso ser bem longo.....só uma única vez que pegamos 18 corvinas e 4 pescadas boas....nunca mais aconteceu...mais nunca saimos de mãos vazias...vou pra lá dia 10/12/2016 e só volto dia 26/01/2017....local exato pra vc que conhece iguape e ilha comprida...fica na praia do leste lado direito meu zap 11 945011203 Joaquim
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 11, 15:05
      Prezado Joaquim , tudo bem ? Agradecemos imensamente a informação de mais um bom local de pesca , com certeza muito em breve , estaremos por ai para conhecer e pescar neste local informado pelo senhor . Sucesso e boas pescarias !
  13. reinaldo
    reinaldo janeiro 05, 21:06
    Estou indo a massaguaçu, e pretendo pescar poderia me dar dicas sobre que linhas devo usar e que tipo de iscas artificiais que devo usar. Obrigado.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 11, 13:37
      Prezado Reinaldo , tudo bem ? Excelente local para pesca de beira de praia , principalmente para os adeptos da pesca com iscas artificiais ... Procure optar por linha multifilamento de baixa libragem ( exemplo : 0,08 mm até no máximo 0,14 mm ) para que tenha mais sensibilidade no trabalho das iscas , camarões e shads artificiais são as principais iscas , mas não descarte um bom jumping jig , como o sapinho ou a pindoca , neste local frequentam corvinas de grande porte e estas iscas são fatais para este tipo de peixe . Sucesso , boas pescarias e um feliz ano novo a você e toda sua família !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *