Plataforma reformada
Alexandre Bouças (513 articles)
0 comments
Share

Plataforma reformada

 

1520270 Plataforma reformada
Durante anos as praias de Mongaguá ficaram vazias, quase desertas porque a principal atração turística da cidade estava fechada: a plataforma de pesca. A reclamação era total. Em dezembro, o ‘Fiscal do Povo’ Márcio Canuto percorreu as principais praias do litoral paulista mostrando atrações e problemas de cada lugar.Segundo moradores e turistas, a plataforma estava fechada havia oito anos. Com a interdição, pescadores, donos de quiosques e de pousadas amargaram um longo período de prejuízo. A partir de agora, a região tem tudo para recuperar o movimento e ser de novo invadida pelos turistas. “Nós temos vários pontos turísticos na cidade. Poço das Antas, Parque Ecológico, mas a plataforma é o carro-chefe. Três pousadas fecharam nesse período, na cidade foram seis. Só eu resisti”, conta o dono de pousada Mauro Ferraz.

Os comerciantes comemoram. “Agora é a redenção. A região está melhorando, a gente está investindo, vai começar a correr atrás dos funcionários que a gente perdeu para voltar, porque agora vai melhorar muito o movimento para gente”, fala Edson Luís Perin, dono de quiosque.

A plataforma marítima de pesca amadora é o grande orgulho da cidade. Ela tem 400 metros de extensão mar adentro e formato em ‘T’. Cada braço tem 90 metros de comprimento. Também é a maior plataforma da América Latina.

Foram gastos R$ 8 milhões na recuperação das vigas, das lajes – de toda estrutura. A plataforma ganhou, inclusive, 53 postes com lâmpadas de vapor de sódio. Isso vai permitir que ela fique aberta nas 24 horas do dia, mesmo que haja nevoeiro no lugar.

“Aqui foi trocada totalmente a laje, feita nova mureta, recuperada todas as vigas e feita uma nova iluminação. Vai funcionar 24 horas graças a nova iluminação”, confirma o diretor de planejamento de Mongaguá, Ricardo Ferreira. Os moradores também só têm motivos pra sorrir. “Estou começando a ficar contente. Vai melhorar a hora que começar a pegar os peixes”, diz o aposentado Chico Domingues.

A recuperação da plataforma foi uma parceria da Prefeitura com o governo do estado. Para o prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, a reabertura da plataforma é fundamental para a cidade e a Baixada Santista. “É uma plataforma que vem resgatar todo o aquecimento da nossa economia local. O setor hoteleiro, a gastronomia, o setor imobiliário. A cidade volta a ter uma perspectiva de uma geração de emprego e renda muito boa.”

FONTE – Do G1 SP

Alexandre Bouças

Alexandre Bouças

Apaixonado pela pesca esportiva .

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment