Pescada Amarela
19/06/2015
0 comments
Compartilhe

Pescada Amarela

Nome Popular

Pescada / Pescada amarela / Pescada branca / Pescada olhuda / Pescada cumbucu / Croaker

Outros nomes comuns

Calafetão / Cambucu / Cupá / Guatupucá / Pescada verdadeira / Tacupapirema / Ticoá / Tipucá / Tucupapirema / Pescada vermelha / Pescada dourada / Pescada cascuda / Pescada de escama / Pescada selvagem / Ticupá.

Nome Científico

Cynoscion spp. / Cynoscion acoupa

Família

Sciaenidae

Distribuição Geográfica

Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).

Descrição

Peixe de escamas. Na costa brasileira ocorrem mais de 30 espécies de pescada. Entre as características mais interessantes desse grupo está a capacidade de produzir sons por músculos associados à bexiga natatória. As espécies mais comuns são a pescada-amarela Cynoscion acoupa, que pode alcançar 1m e 30kg e tem a cor amarela, a pescada-olhuda Cynoscion striatus, de coloração prateada e olhos grandes, que alcança no máximo 50cm e a pescada-cambucu Cynoscion virescens.

Ecologia

Peixes demersais e pelágicos, formam cardumes nos poços e regiões profundas e se alimentam preferencialmente de crustáceos, como camarões, e de pequenos peixes. A pescada-amarela e a pescada-cambucu costumam entrar nos manguezais a procura de alimentos. A pescada-amarela é muito apreciada como alimento, sendo importante na pesca comercial.

Equipamentos

Equipamento do tipo médio/pesado para a pescada-amarela; linhas de 14 a 25 lb.; anzóis 2 a 3/0. Para a pescada-olhuda, o equipamento é leve; linhas 0,30 a 0,45; e, anzóis de n° 6 a 1/0. Deve-se usar chumbo de correr quando os peixes estão mais ao fundo, ou bóia quando estão na superfície.

Iscas

Quase exclusivamente com iscas naturais de camarão vivo e peixinhos como manjubas e moréias do manguezal. Iscas artificiais podem ser plugs de meia água e jigs.

Dicas

O uso de empates é obrigatório para as pescadas em geral, já que a maioria das espécies tem dentes afiados. Quando o local de pesca for mais profundo, as iscas artificiais devem ser trabalhadas junto ao fundo.

A pescada-amarela pode ser pescada tanto com iscas artificiais quanto com as naturais. Entre as naturais, use grandes camarões vivos em fundos de cascalho e pedras. Entre as artificiais, prefira os camarões artificiais, os jigs e os metal jigs, de preferência trabalhando-os bem rente ao fundo. Píeres e pontes abandonadas em locais de estuários e baías podem revelar-se especiais para o encontro com belos exemplares dessa espécie.

 

 

visite-nossa-loja-virtual Pescada Amarela

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *