Pesca Praia Ultralight
04/06/2013
0 comments
Compartilhe

Pesca Praia Ultralight

 

Um novo conceito vem se desenvolvendo ao longo de nosso litoral brasileiro , a pesca em beira de praia com material ultralight ( leve ) , um tipo de material que não se costuma ver nas mãos dos pescadores de praia .

Contudo , se bem equilibrado , um equipamento desses pode proporcionar momentos extremamente agradáveis àqueles que pescam com os pés na areia , além de excepcional eficiência na captura de peixes menores habitantes de nossas praias .

Item a Item

materia-pesca-ultra-light-1-237x300 Pesca Praia Ultralight

Material pesca ultralight

 

 

Um conjunto de arremesso classificado como pesca ultralight  , deve ser leve tanto em peso quanto na resistência máxima da linha utilizada .Não há uma regra fixa , mas equipamentos classe 8 libras ou abaixo , já podem ser considerados ultraleves .
E é exatamente essa leveza que faz com que a utilização seja tão prazerosa . Apesar do uso de carretilhas ser possível , vamos abordar somente a utilização de molinetes , por seu manuseio mais fácil e por facilitarem arremessos de pesos leves , mesmo com a presença de vento contrário , comum nas praias brasileiras .

materia-pesca-ultra-light-300x293 Pesca Praia Ultralight

Pesca Praia material ultraleve

 

MOLINETES

Os molinetes que se encaixam nesta categoria costumam ter peso em torno de 200 gramas , alguns podendo pesar incríveis 145 gramas , de forma que todo o conjunto dificilmente poderá ultrapassar 300 gramas .

A numeração dos modelos é tão variada quanto a diversidade de fabricantes , mas reconhecer um molinete ultraleve é muito fácil . Além do baixo peso e do tamanho diminuto , eles cabem seguramente na palma da mão , a grande maioria tem capacidade de armazenamento médio para cerca de 100 metros de linha 4 a 6 libras .

Para fazer par com essas pequenas e levíssimas jóias , devem ser escolhidas varas de carbono com cabo em cortiça ou borracha , igualmente ultraleves , com resistência de 2 a 8 libras e capacidade de arremesso ( casting ) entre 5 a 15 gramas .

Existem hoje uma gama muito grande de varas ultraleves , variando entre 1,00 a 2,14 metros de comprimento , a ação , tal qual os caniços de outras categorias , pode se situar entre lenta ( slow S ) , média ( medium M ) e rápida ( fast F ) , sendo as duas últimas mais adequadas para a modalidade de praia devido a sensibilidade e rápida resposta nas fisgadas .

Os arremessos são , via de regra , mais curtos que os realizados no surfcasting convencional , ficando em média entre 20 a 40 metros de distância .

LINHAS

Podem ser tanto de mono quanto multifilamento , com resistência máxima entre 6 a 10 libras , respectivamente . O Pescador poderá , caso ache necessário , emendar a linha principal a um arranque ( linha mais forte ) , que deverá ter duas vezes o comprimento da vara e resistência superior a da linha principal .

Por exemplo , utilizando um conjunto composto por vara de 1,20 metro de comprimento e molinete abastecido com 100 metros de linha monofilamento de 0,15 mm ( cerca de 4 libras ) , pode-se emendar um arranque de 2,5 metros de linha 0,25 mm ( cerca de 10 libras ) .

Normalmente o arranque é um componente imprescindível para se efetuar os fortes e vigorosos arremessos , comuns na pesca de praia convencional , utilizando equipamentos mais pesados .

Na categoria UL ( ultralight ) , além de propiciar mais segurança nos arremessos , o arranque torna-se fundamental caso ocorra uma captura inesperada de um exemplar maior , aumentando as chances de sucesso na briga com o peixe , especialmente quando ele está mais próximo .

CHICOTE OU RABICHO

A linha para confecção do chicote ou rabicho , como é chamada a porção terminal da linha onde são amarrados anzóis , chumbo e girador , é preferencialmente feita com monofilamento ( o fluorcarbono é uma ótima opção ) .

O rabicho é unido ao arranque por meio de um pequeno girador , podendo-se utilizar rabichos com até dois anzóis , o mais importante é que não ultrapassem 50% do comprimento da vara , pois isto poderá dificultar os arremessos .

ANZÓIS

Para escolha dos anzóis mais adequados , são levados em consideração os peixes que se pretende capturar e as iscas que serão utilizadas , observações fundamentais para a eficiência nas fisgadas .

Os peixes usualmente pescados nesta modalidade , além de menores , tem boca diminuta , o tamanho dos anzóis oscila entre a numeração 12 ao 16 .

Já a escolha do modelo , depende do gosto e da experiência do pescador , mas os modelos Maruseigo e Akita , costumam ser bastante eficientes .

CHUMBADA

Seu peso é delimitado pela capacidade de arremesso ( casting ) da vara escolhida , que no caso das ultraleves , não costuma ultrapassar 20 gramas .

É muito importante respeitar essa medida para evitar o risco de quebra da vara durante o arremesso .

Chumbadas do tipo oliva ou gota , são as mais utilizadas , como os lances são curtos , há menor interferência das ondas e arrasto do conjunto , porém , caso haja correnteza , pode-se optar por um pequeno chumbo pirâmide .

ISCAS E PEIXES – ALVO

 

foto-materia-pesca-ultra-light-300x283 Pesca Praia Ultralight

Iscas e peixes alvo

 

ISCAS UTILIZADAS

A qualidade das iscas é sempre um fator determinante para o sucesso da pesca em beira de praia .

Na categoria UL ( ultralight ) , na busca por pequenos e médios peixes , as principais iscas naturais utilizadas são a minhoca de praia , mariscos e o camarão morto , sendo que os dois últimos , sem casca .

Todas devem ser cortadas em pedaços bem pequenos e acomodadas nos anzóis , cujas pontas devem ficar expostas , para aumentar a eficiência das fisgadas .

Podemos ainda usar o elastricot ( linha elástica ) para amarrar as iscas , impedindo que as mesmas se soltem dos anzóis durante o lançamento e dificultando a ação dos ” ladrões de isca ” .


PEIXES – ALVO

O dimensionamento do equipamento UL ( ultralight ) é para peixes pequenos e médios , que em beira de praia não ultrapassam 500 gramas .

Betaras , Carapicus , Caratingas , Pampos , Pampos Galhudos , Paratis – Barbudos , Parus , Xaréus e Xareletes estão entre os principais alvos .


TÉCNICAS

 

foto-materia-pesca-ultra-light-1-300x295 Pesca Praia Ultralight

Pesca Praia Ultralight

As recomendações técnicas para esta modalidade são basicamente as mesmas que valem para o surfcasting .

Informações sobre marés , condições atmosféricas , ventos , correnteza e temperatura da água , sempre serão importantes para obter melhores resultados , independentemente da categoria escolhida .

A pesca com equipamento UL ( ultralight ) é recomendada para locais em que não haja necessidade de se fazer longos arremessos , em função disto , se encaixa muito bem em praias rasas , que permitem que o pescador entre na água e explore tanto as partes mais fundas ( canais ) como também a parte rasa , onde estão localizados os bancos de areia e onde há formação de ondas e espumas , locais frequentados pelos pequenos e médios peixes .

Os arremessos podem ser feitos em locais ignorados pela maioria dos pescadores de praia , justamente por não serem considerados os melhores para a captura de peixes maiores .

A pesca na espuma , como é vulgarmente chamada , é relativamente simples , mas requer bastante sensibilidade para perceber os ” beliscões ” e acertar as fisgadas .

Barra de rios e manguezais também são ótimos locais que valem a pena serem explorados .

Fonte – Pesca Esportiva Edição 187

APROVEITE E ADQUIRA JÁ SEU KIT DE PESCA ULTRALIGHT COMPLETO C/ 45 ITENS

kit-ultralight-45 Pesca Praia Ultralight

 

 

KIT PARA PESCA DE PRAIA ULTRALIGHT C/ 45 ITENS

Um kit completo para pescarias em beira de praia , indicados para peixes pequenos e médios ( até 2 kg )

O kit é formado pelos itens abaixo : 

1 – Vara Telescópica 2,10 mt – 6 passadores 
1 – Molinete Western MB 1000 c/ capacidade 110 mts de linha
1 – Carretel Linha 0,23 mm c/ 100 metros 
2 – Chicotes para pesca de praia com 2 rotores 
4 – Pernadas com anzol Maruseigo nº 16 para encaixe nos chicotes prontos 
2 – Camarão Artificial Glow 6 cm c/ anzol ( brilha no escuro )
3 – Chumbo tipo pirâmide 15 gramas 
10 – Anzol Maruseigo nº 12
10 – Girador nº 6
10 – Snap com girador nº 6 – para prender o chumbo 
1 – Rolo de linha elástica ELASTRICOT – para amarrar iscas naturais

 

 

visite-nossa-loja-virtual Pesca Praia Ultralight

 

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *