Pesca do Pacu
13/08/2014
0 comments
Share

Pesca do Pacu

 A pesca do Pacu

 

 

pacu-300x223 Pesca do Pacu

Pacu


Pacu é um termo comum utilizado para definir diversas espécies de peixes sul americanos que estão relacionados à piranha.

O Pacu e a Piranha têm dentes similares, apesar da diferença no alinhamento das presas; as piranhas possuem dentes com pontas afiadas localizados na arcada dentária inferior.

Diferente da Piranha, o Pacu é omnívoro e podem se alimentar de plantas, frutas, grãos além de pequenos crustáceos.

Adicionalmente, Pacus totalmente desenvolvidos são muito maiores que as Piranhas, chegando a ter 30 kg, na natureza.

Possuem uma carne de ótima qualidade quando sua alimentação não consiste de muita proteína, o que leva ao acúmulo de gordura.

 

Como pescar Pacu

 

Época

 

Pacu são peixes de água rasa e têm hábitos alimentares regulares, portanto podem ser pescados a qualquer época do ano.

Local

Como são peixes de água rasa e geralmente estão perto da superfície para comer o que cai na água, geralmente estão próximos a margem e perto da superfície.

Equipamento

Pacus criados geralmente não ficam muito grandes. Uma vara tamanho 5 ou 6 e linha de 0,20mm a 0,30mm é o bastante para ter sucesso em sua pescaria.  Utilize anzóis de tamanho 2/0 ou maior, dependendo do tamanho dos Pacus naquela região. O uso de carretilhas e molinetes é totalmente opcional.

Se for pescar em ar livre, na natureza, lá esses peixes podem ser maiores, é considerável utilizar uma vara tamanho 6 e linha 0,30mm a 0,35mm. Anzóis de tamanho 2/0 ou 3/0 são o suficiente para fisgar os Pacus maiores tranquilamente.

Um empate de aço de uns 10 cm é necessário, pois o Pacu possuí dentes muito fortes que podem cortar a linha muito antes de você sentir a puxada.

Isca

Esses peixes têm hábitos alimentares muito variados. Comem de frutas a insetos e moluscos, então qualquer isca natural, massas ou viva. Entre as iscas naturais o Pacu parece preferir as minhocas, massas com essência de minhoca ou massas que contenham de 22% a 30% de proteína. Pedaços de peixes maiores ou peixes pequenos também são ótimos nessa pesca. Dentre eles as Tilápias e Lambaris são os mais confiáveis.

Falando de iscas artificiais, as spinners e os sticks são as melhores para a pesca do pacu, embora seja difícil fisgar algum utilizando iscas artificiais se os peixes forem alimentados com ração ou massas, pois eles se acostumam a esse tipo de alimentação.

O fly-fishing é muito recomendado pelos pescadores esportivos. Utilize iscas que imitem insetos de cor verde e folhas, os Pacus, às vezes, costumam comer até mesmo folhas.

pacu-2-300x172 Pesca do Pacu

Dica

Se o local onde você estiver pescando possuir árvores frutíferas à margem do rio, o ideal é arremessar a isca ali naquele local. Pegue algumas frutas dessas árvores e “ceve” a região da água onde você irá arremessar a isca, isso abrirá o apetite dos Pacus nessa área.

Os Pacus comem até mesmo folhas, desde que comestíveis (folha de eucalipto, por exemplo), portanto considere todas as oportunidades.

Confronto

Como os Pacus costumam ”beliscar“ a isca antes de engoli-la, é importante deixar que o peixe carregue o anzol até certa distância. Se você simplesmente deixar a linha se esticar enquanto o peixe leva a isca, o anzol deslizará até a lateral da boca e se alojará lá, sendo assim somente necessária uma leve fisgada, só para confirmar.

Como as Tilápias, são peixes que correm em direção contrária a linha. Não saltam ou se arremessam contra objetos submersos, então não há muito com o que se preocupar.

Apenas curta a emoção de recolher a linha de forma moderada e recolha seu troféu de com carinho.

 

loja-virtual Pesca do Pacu

Visite nossa loja virtual e confira os equipamentos para a pesca do Pacu

 

www.pescanapraia.com

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment