Pesca de praia no inverno
17/05/2012
2 comments
Compartilhe

Pesca de praia no inverno

Pescaria no inverno

Na temporada de inverno dá peixe? É a mesma coisa do verão?

Para os amantes da modalidade, não existe tempo ruim para a pesca de praia, com frio ou não, sol ou chuva, estamos sempre na praia pescando e enfrentando as adversidades do tempo. Porém, sempre ficamos felizes quando a produtividade é boa e satisfatória. Com a temporada de inverno, acontecem algumas mudanças que é bacana conhecermos e entender o funcional da biologia marinha.
Nessa época, a queda substancial de temperatura nos apresenta também uma queda de produtividade nas pescarias, mas não é devido ao fato do peixe sentir frio e ficar parado, porque ele não sente. Isso se explica porque grande parte das espécies, deixam as baias, estuários e praias e se afastam da costa para que ocorra o “recrutamento natural” das espécies, momento em que os juvenis se incorporam ao estoque adulto (como se fossem recrutados para o exército!!!), de modo a se tornarem aptos à reprodução a fim de perpetuar o ciclo. Portanto, na época de inverno observamos esta queda de produtividade.
Essa mudança tem uma maior influência do sudeste ao sul do país, onde além da variação de temperatura é maior. Ao norte esta influência e a queda de produtividade são menores. Então é não desanimar, se agasalhar bem para enfrentar o frio, principalmente aos pescadores que gostam de pescar bem cedo e no fim de tarde, jogar a linha na água e ter paciência!
Não desanime , a pesca de praia no inverno pode ser tão produtiva quanto no verão , basta ter paciência e confiar !

> Afinal dá peixe ou não?

Sim, dá peixe, ocorre uma queda na produtividade, mas não significa que todos os exemplares e espécies se afastarão completamente da costa, ouviremos que a pescaria está parada, sem muita ação, mas eles estarão ali em menor quantidade, mas estarão. Mesmo com o teórico fim de temporada dos robalos eles aparecem. Outras espécies, como anchovas que sobem do sul, bagres, pampos, corvinas e betaras, vão aparecer em nossas investidas, mesmo algumas espécies sendo predominantes de temperaturas mais altas.

> Frente fria

Numa pescaria, principalmente após a passagem de uma frente fria, notamos um aumento na produtividade, principalmente de peixes que se alimentam no fundo como betaras, corvinas e bagres, devido ao fenômeno mexer com o fundo do mar, liberando mais alimentos para os peixes.

Algumas surpresas

Podemos nos surpreender com algumas espécies e tamanhos, mesmo com a diminuição da produtividade na pescaria, grandes exemplares já foram capturados no frio, principalmente corvinas, miraguaias e betarões. Mesmo não sendo muito encontrados nas temperaturas mais baixas, alguns linguados pequenos e grandes também aparecem!

 

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. sergio p lemos
    sergio p lemos junho 13, 11:34
    sera que voces tem alguma matéria sobre pesca de praia em niteroi? pos costumo pescar sem muito sucesso na região costeira. abraço sergio
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 14, 10:08
      Prezado Sergio , O programa Pesca Alternativa andou fazendo algumas matérias sobre a pesca de praia em Niterói - RJ , inclusive estão a disposição alguns vídeos destas pescarias .

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *