Pesca de Carapicu
14/08/2014
2 comments
Compartilhe

Pesca de Carapicu

Quando planejamos uma pescaria, geralmente vamos atrás dos tipos de peixes preferidos, principalmente dos grandes exemplares como grandes pampos, robalos e corvinas.

Porém, tem dias que eles não aparecem e dependendo da praia que estivermos, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que também nos oferece uma boa briga e diversão.

É o caso do Carapicu (Eucinostomus melanopterus), origina-se do nome em tupi akará pukú também conhecido como escrivão na região sul do país, peixe prateado brigador com cerca de 15 a 20 cm e com a boca protrátil, que estende-se a frente em forma de tubo quando vai se alimentar, anda em cardumes a meia água, por isso se encontrarmos o cardume a alegria é certa!

Ao arremessar o conjunto é deixar a linha bem esticada que se tiver o cardume por ali, começa a festa, pode ocorrer do cardume estar bem ativo, assim, muitas vezes não dá nem tempo de colocarmos o caniço na espera, se a pescaria estiver nessas condições, é arremessar e vir recolhendo lentamente.

carapicu-300x225 Pesca de Carapicu

O que usar?

A pesca de carapicú é bastante esportiva e ele é bem briguento se pescarmos com material bem leve e nylon bem fino, mas dependendo da praia e do tipo de ondas não conseguimos usar esse tipo de material leve e usamos as canas normais de 3,90 e nylon 0,20 e molinetes médios que a pescaria rende do mesmo jeito, mas com uma menor sensibilidade. O mais indicado é uma cana de 3,00 a 3,60 junto com molinetes pequenos 1000 e 2000.

> Linhas: a linha vai variar de acordo com o material, o indicado seria nylon 0,14mm ou 0,16mm que tornaria as fisgadas mais sensíveis, mas podemos usar as costumeiras de praia da 0,18mm até 0,26mm.
> Anzóis: pequenos, como os modelos maruseigo 10, hansure 10, tinu 08 são boas indicações.
> Iscas: a isca mais indicada para a pesca de carapicú é o camarão, cortamos em filé “camarão pequeno”, posicionamos o anzol no meio dele e dobramos as duas pontas para cima para fazer uma bolsinha.
> Chicotes e pernadas: como encontramos o cardume de carapicú a meia água, o primeiro rotor de baixo do chicote tem que ser mais para cima, cerca de 40cm do fundo e 40cm de distância para o segundo rotor.

Podemos fazer as pernadas mais curtas com 25 ou 30 cm de tamanho.

Como temos a intenção arremessar perto ou numa média distância, usamos pesos arredondados de 30 a 65 gramas, se o mar estiver correndo ou batendo mais, usamos a mesma gramatura, mas substituímos por pirâmide ou pião.

carapicu-1-300x225 Pesca de Carapicu  carapicu-2-300x225 Pesca de Carapicu

Bom de mesa

Pouco conhecido e quase não comercializado, o carapicu passa meio que despercebido quando o assunto for culinária, mas é um delicioso petisco para ser saboreado com uma cerveja bem gelada.
Vale a pena estar atento na pescaria, pois se encontrar o cardume temos no mínimo mais de 15 exemplares, aí a janta está garantida.
Basta escamar o peixe, retirar a cabeça, vísceras e nadadeiras, temperá-lo e fritar em óleo bem quente, caso tenha paciência para retirar a espinha dorsal e fritar em tiras a tarefa está completa.

Fonte : Coluna da Revista Pesca Esportiva, Edição Nº 147/Novembro de 2009

 

Visite nossa loja virtual e confira toda linha de equipamentos para pesca

loja-virtual Pesca de Carapicu

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. Betinho
    Betinho dezembro 06, 12:30
    É uma delícia
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 05, 16:47
      Prezado Betinho , tudo bem ? Feliz Ano Novo ! Sem dúvida alguma , é um excelente tira gosto . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *