Pesca de Carapeba
14/08/2014
4 comments
Compartilhe

Pesca de Carapeba

Pesca de Carapeba

Uma pescaria de Carapicu (Eucinostomus melanopterus), pode ser um sucesso e muito prazerosa quando encontramos cardumes ativos, pois são brigadores e atacam as iscas com vontade, agora, imaginem o primo maior desse valente peixe prateado, pescando com material médio leve?

Pois é, a Carapeba (Diapterus rhombeus), que é da mesma família Gerreidae do Carapicu, oferece aquela puxada que o pescador fica sempre esperando, podendo chegar ao dobro do tamanho do seu primo, ela chega aos 40cm e 1,3kg gosta de água quente, também possui a boca protrátil, que estende-se a frente em forma de tubo quando vai se alimentar, os grandes exemplares, andam geralmente em pequenos grupos ou solitários, por isso, na maioria das vezes que elas aparecem, pescamos um ou dois grandes dentro de uma pescaria, somente formam maiores grupos na época de reprodução.

Portanto, um exemplar acima de 35 cm já é um grande troféu dentro da espécie.

pescacarapeba-199x300 Pesca de Carapeba

O que usar

A pesca de carapeba é uma beleza e muito esportiva se pescarmos com material médio leve e nylon mais fino, canas de padrão normal de 3,90 e nylon 0,20 e molinetes médios, nos proporcionarão boas brigas e com boa sensibilidade.

O mais indicado, são canas de 3,60 a 4,20 junto com molinetes médios 4000 a 5000.

> Linhas: a linha pode variar de acordo com o material e opção do pescador, o indicado seria nylon de 0,16mm ou 0,23mm que tornaria as fisgadas mais sensíveis e mais esportivas.
> Anzóis: médios, como os modelos maruseigo 12, Chinu 12, Koaji 12 e Big surf 12 são boas indicações.
> Iscas: a isca mais indicada para a pesca de carapeba é o camarão, podemos cortar em filé “camarão médio”, posicionamos o anzol no meio dele e dobramos as duas pontas para cima para fazer uma bolsinha, ou inteiro, depois de descascado fazemos uma fenda no dorso onde correrá a linha e aplicamos fio elástico apenas na parte da haste do anzol.
> Chicotes e pernadas: encontramos a carapeba do fundo a meia água, assim, fazemos um chicote mais comprido com dois rotores para buscar as duas alturas, deixamos uma distância de 110cm entre os rotores, o debaixo próximo ao chumbo, geralmente as fisgadas ocorrem com mais freqüência na pernada de cima.

Podemos fazer as pernadas com 40 ou 50 cm de tamanho.

Como temos a intenção arremessar numa média distância, usamos pesos arredondados com cerca de 75 a 90 gramas, se o mar estiver correndo ou batendo mais, usamos a mesma gramatura, mas substituímos por pirâmide ou pião.

pescacarapeba05-300x225 Pesca de Carapeba

Iguaria na mesa?

O seu primo Carapicu é um delicioso petisco para ser apreciado com uma cerveja bem gelada, com a Carapeba não poderia ser diferente, há informações que em Pernambuco já haja criação em viveiros, em Alagoas é uma iguaria, a carapeba frita ou caldeirada é oferecida por vários restaurantes e indicado por guias turísticos junto com sururu e moqueca.

Em Maceió a Carapeba acompanhada por arroz de alho, batatas fritas ou legumes num restaurante japonês sai por (R$ 40,00).

 


Visite nossa loja virtual e confira toda linha de equipamentos para pesca

 

loja-virtual Pesca de Carapeba

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. edson vital
    edson vital janeiro 09, 17:50
    peixe maravilhoso , aqui na costeira de baraqueçaba em São Sebastiao SP , saem alguns acima de 35 cm , muito bom e saboroso , tanto em files , fritos , assados ou em molho. utilizo anzol 12 com camarao e uma boa chumbada de fundo.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 11, 13:33
      Prezado Edson , tudo bem ? Sem dúvidas , excelente peixe tanto para se pescar , quanto para se comer , de todas as formas mencionadas minha preferência é frito , sabor realmente especial . Sucesso , boas pescarias e feliz ano novo a você e toda sua família !
  2. Marcia Pereira
    Marcia Pereira fevereiro 07, 11:57
    Adorei a primeira vez que comi , desde então quero saber em 2017 qual o melhor período para pesca no município do Rio de Janeiro.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 23, 19:55
      Prezada Marcia , tudo bem ? A melhor época é no verão , onde estão mais ativos e em grandes cardumes , realmente , trata-se de um peixe espetacular para culinária . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *