Pesca da Carpa
13/08/2014
0 comments
Share

Pesca da Carpa

A pesca da Carpa

carpa-cabeçuda-300x109 Pesca da Carpa

carpa cabeçuda

Originária dos rios e lagos da Ásia e Europa, a Carpa comum ou, como também é conhecida, a Carpa Chinesa é muito popular na aquacultura por ser um peixe de tamanho razoável e ter uma carne de qualidade relativamente boa.

São peixes herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas e plânctons, e podem chegar a ter mais de 1,2 metros de comprimento e pesar mais de surpreendentes 20 quilos.

Várias espécies de Carpas vêm sendo amplamente introduzidas na América do Sul, pois correm risco de extinção, e tiveram uma boa adaptação ao clima do nosso continente.

 

Como pescar Carpa

 

Equipamento

 

O ideal é utilizar uma vara com comprimento entre dois e quatros metros, dependendo da distância em que será arremessada a linha e o peso da isca e dos equipamentos utilizados.

A linha deve ser de 0,40 milímetros e um molinete ou carretilha que suporte tal linha. Caso seja uma linha de multifilamento, é possível a utilização de uma espessura menor.

Anzóis do tipo maruseigo número 12 a 18 ou 1/0 ou 2/0 são o necessário para uma pesca bem produtiva.

Montagem do equipamento

Para a pesca da carpa, é recomendável a montagem especial do equipamento que será utilizado.

Para isso iremos precisar de:

  • Linha 0,40mm
  • Duas miçangas
  • Chumbo poita
  • Bóia para carpa
  • Chuveirinho (mola com 5 anzóis)
  • Um pedaço de linha extra para fazer um nó de correrO jeito de montar esse equipamento é como mostra o esquema a seguir:

 

montagem-boia-carpa-300x219 Pesca da Carpa

Montagem Chicote Carpa Cabeçuda

Primeiro inserimos todos os itens na linha nessa ordem: Primeiro o chumbo poita, depois a primeira miçanga, em seguida a bóia para Carpa, a segunda miçanga e assim podemos anexar o chuveirinho na ponta da linha.

Depois de colocados os equipamentos, iremos inserir o nó de correr entre o chumbo e a primeira miçanga.

O nó de correr dá liberdade para ajustar a profundidade em que o chuveirinho irá ficar abaixo da bóia.

O ideal é começar com 20 centímetros entre o nó de correr e o chuveirinho, depois podemos regular para que o chuveirinho fique mais no fundo ou mais perto da superfície.

Nota: As miçangas devem possuir um buraco menor que a espessura do nó de correr para que a bóia fique presa abaixo do nó e afunde quando o peixe fisgar.

Caso não tenha miçangas desse tipo, você pode colocar uma miçanga menor entre a miçanga maior e o nó de correr, como mostra a imagem abaixo.

montagem-boia-carpa-1-300x89 Pesca da Carpa

A miçanga número 2, que fica entre o nó de correr (número 3) e a miçanga número 1, é utilizada para conter a miçanga número 1 de passar por cima do nó de correr, que não possui um buraco estreito o suficiente.

Isca

As iscas mais utilizadas são as massas. Industrializadas ou caseiras, ambas dão ótimos resultados. Se você está iniciando na pesca das Carpas, é bom optar por uma massa industrializada própria para Carpas.

carpa-cabeçuda-1-300x225 Pesca da Carpa

Dica

O ideal é que você arremesse sua linha o mais longe da costa possível, é lá onde as Carpas preferem ficar.

Com um anzol a 20 ou 30 centímetros linha abaixo da bóia, será muito fácil fisgar pelo menos algumas carpas durante sua pescaria.

Confronto

Devido ao seu enorme peso e curvatura favorável para obter grandes velocidades dentro da água, a Carpa irá garantir uma boa disputa e não se renderá fácil.

Técnicas da pesca oceânica para recolher a linha podem ser utilizadas e o peixe deve ser bem trabalhado.

Mantenha a fricção consideravelmente relaxada porque qualquer arrancada ou sacudida desse bicho pode fazer com que a linha se parta ou que a boca do peixe rasgue e o anzol se solte.

Na hora de fisgar o peixe, leve em consideração que a carpa possui uma boca bem delicada e uma puxada rápida ou com muita intensidade pode rasgar a boca do peixe antes mesmo de fisga-lo.

A melhor dica para conseguir manusear esse peixe com sucesso é a paciência.

A Carpa é um peixe muito forte e cheio de energia que lutará para fugir com todas suas forças.

Depois de calmo, será um troféu em tanto e valerá a pena toda a paciência que tiver com esse bichão, um verdadeiro boi das águas.

loja-virtual Pesca da Carpa

Visite nossa loja virtual e confira os equipamentos para pesca de Carpa

 

www.pescanapraia.com

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment