Olho de cão
18/06/2015
2 comments
Compartilhe

Olho de cão

Nome Popular

Olho de cão / Olho de vidro / Piranema / Vermelho olhão

Nome Científico

Priacanthus arenatus

Família

Priacanthidae

Distribuição Geográfica

A espécie é encontrada em todo Oceano Atlântico, ao longo da costa brasileira, mas ocorre com mais frequência nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Descrição

O olho-de-cão é um pequeno peixe de escamas, que chama atenção por causa dos seus olhos enormes, que chegam a ser maiores que o comprimento do focinho, e sua cor vermelha bastante intensa.

O peixe tem alto valor culinário e normalmente é encontrado na medida média de 35 centímetros de comprimento, não tendo tamanho mínimo para o abate. Tem o corpo baixo e tipicamente alongado, com a coloração avermelhada intensa (rubro), orlas mais escuras margeando as nadadeiras dorsal e anal, enquanto as ventrais são negras.

A nadadeira caudal tem a borda reta e quadrada e lobos, inferior e superior, muito prolongados, com raios nas barbatanas. As nadadeiras peitorais são pequenas.

Já nadadeira dorsal apresenta dez espinhos e onze raios, enquanto a anal apresenta três espinhos e oito raios, todos avermelhados.

As características das nadadeiras são utilizadas para classificação das espécies, especialmente a natureza e o número de raios que contêm, pois eles se mantêm constantes em cada espécie, qualquer que seja o tamanho e a idade dos exemplares.

Ecologia

Tem hábitos noturnos – mas também pode ser capturado durante o dia – e apresenta padrão de distribuição espacial agregado. Vive em fundos rochosos, de areia, pedra, coral e dentro de baías, desde a costa, em profundidades que variam de 10 a mais de 200 m, com preferência para as águas mais profundas.

A espécie é carnívora e se alimenta de camarões, outros peixes menores e crustáceos, mas a maior parte de suas presas são larvas. Atinge a maturidade sexual a partir dos 15 meses de idade e não apresenta nadadeira adiposa, que é encontrada apenas em poucos grupos de peixes marinhos.

Curiosidades

No Nordeste, o olho de cão também é chamado de olho do diabo, mas por causa de superstições, o nordestino não fala o nome por acreditar que alguma coisa de ruim pode lhe acontecer ao pronunciar.

Dicas

Os cardumes de olho-de-cão são detectados facilmente na sonda, pois sempre ficam a poucos metros do fundo. Se o pescador conseguir descer a pargueira até o ponto onde eles estiverem, dificilmente não obterá sucesso.

Adquira já o seu chicote sabiki reforçado para a pesca de Olho de cão .

 

novo_sabiki__93106_zoom Olho de cão

 

 

visite-nossa-loja-virtual Olho de cão

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. ROBERTO L DI LOREN ZO
    ROBERTO L DI LOREN ZO dezembro 22, 11:17
    gostei muito da matéria ! Me será útil quando for pescar ! obrigado
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 05, 16:40
      Prezado Roberto , tudo bem ? Feliz Ano Novo ! Que bom que tenha gostado , estaremos sempre a sua inteira disposição . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *