Niquim – pequeno e perigoso
19/06/2015
8 comments
Compartilhe

Niquim – pequeno e perigoso

Imagine você estragar suas férias por causa de um “peixe”, vamos falar de um dos mais venenosos peixes encontrados no Brasil.O Niquim é um peixe acanthopterýgio, de várias espécies a mais encontrada no Brasil nesta área que iremos falar é a Thalassophryne nattereri, de espinhos venenosos no dorso e ao seu redor.Pode ser conhecido também como “Peixe Pedra” por se encontrar muitas vezes camuflado sob o leito lamacento das águas nordestinas ou nas bases das plataformas de Petróleo, o perigo não se dá pelo seu tamanho, os adultos atingem cerca de até 15 centímetros, importante citar que então este o diminuto animal carrega em seu corpo um poderoso veneno que pode causar dor intensa e até deixar sequelas permanentes quando inoculado na vítima.

O Niquim é encontrado em toda região Nordeste, tanto em água doce quanto em salgada, porém os acidentes ocorrem com mais frequência nos rios onde esse animal está presente.

foto-niquim-300x173 Niquim - pequeno e perigoso

Thalassophryne nattereri

Seus hábitos incluem o sorraterismo , pois o peixe fica a maior parte do tempo enterrado, imóvel a espera de uma presa de passagem, justamente esse comportamento que demanda atenção redobrada dos pescadores ou turistas ao caminharem em território aonde pode ser encontrado o Niquim, é prudente sempre perguntar a um morador do local se é encontrado ou não naquela área (eu particularmente perguntaria para mais de um).

O Niquim possui espinhos móveis em seu dorso que se armam quando o animal é incomodado prontos para ferir pés ou as mãos desprotegidas, também são encontrados nas laterais do peixe e se conectam a glândulas de um forte veneno que é injetado na vitima no momento do contato.

O cuidado deve ser ainda maior porque o niquim costuma habitar as partes de águas mais rasas, inclusive, áreas lamacentas próximas às margens está ai a importância usar um calçado de solado grosso e resistente, mesmo que você vá caminhar emersa do leito dos rios.

O veneno do niquim, causa uma dor intensa, que em nada se compara, por exemplo, à ferroada do bagre ou da arraia, em comparados testemunhos a quem teve a oportunidade de se furar com essas espécies de peixe sabe que o desconforto é grande, entretanto, na maioria das vezes, tolerável, já com nosso monstro aquático a dor é significantemente mais forte e se irradia para a base do membro atingido.

niquim-veneno-300x191 Niquim - pequeno e perigoso

Lesões necróticas causadas pelo acidente de T. nattereri, após uma semana

Além disso, se a conduta pós picada não for correta e em tempo oportuno pode causar uma inflamação severa e evoluir para um quadro de necrose que acarreta na perda da parte afetada por amputação.

Índices Imunorregulação

grafico-publicacoes-2(1) Niquim - pequeno e perigoso
Ainda não existe antídoto conhecido e o tratamento consiste em mergulhar o local atingido na água mais quente que a pessoa conseguir suportar a dor provocada pela inaculação do veneno, que se decompõe com aumento da temperatura e acaba por perder seu efeito.
A forma “popular” de cura para ferroada de niquim fala-se em urinar sobre a ferida, mas estudos afirmam que a eficácia do procedimento reside mais no calor do líquido do que nas substâncias presentes na urina.Em todo caso, é uma opção emergencial para aliviar os sintomas até a chegada ao hospital.A conduta realizada hoje em casos de picada pelo Niquim nas unidades de saúde é feita a analgesia do paciente, limpeza cirúrgica e drenagem de secreções.
Então ? tome cuidado !

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. tito santos oliveira
    tito santos oliveira julho 23, 23:36
    essa semana minha esposa foi furada de baixo dos pe por niquim esta aqui agora gemendo já tomou três bijotacil
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 29, 17:59
      Prezado Tito , tudo bem ? Sim , só quem já foi " furado " pelo Niquim é que sabe a dor que é , estimamos melhoras a sua esposa . Seja bem-vindo em nosso site ! Sucesso e boas pescarias !
  2. Valdeci
    Valdeci outubro 21, 22:47
    Ano passado fui para o Nordeste em especial Paraíba .e fui picado pelo niquim.dores insuportáveis e inchaço no local .tomei analgésico e antiflamatorio e dei compressas fa água quente hoje ainda tenho sequelas do ocorrido
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 05, 17:06
      Prezado Valdeci , tudo bem ? Sim , há relatos em que algumas pessoas que foram picadas pelo niquim , chegaram a tomar morfina , tamanha a dor causada por este peixe .. Esperamos que esteja recuperado e bem . Sucesso e boas pescarias !
  3. Denisson santos
    Denisson santos fevereiro 25, 01:53
    Nossa não sabia que esse peixe era tão venenoso assim
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 21, 19:40
      Prezado Denisson , tudo bem ? Sim , o niquim é um peixe na qual devemos ficar bem longe , pois o veneno deste peixe tem um poder fora do comum ... Sucesso e boas pescarias !
  4. Vagner
    Vagner julho 28, 14:32
    Alguns dias fiquei sabendo desse tão perigoso peixe, um pescador falou que era possível eu pisar num ao atravessar a maré que estava baixa, pensei que ele só tentava me convencer prá pagar a travessia.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 29, 13:19
      Prezado Vagner , tudo bem ? Quando se trata do Niquim , todo cuidado ainda é pouco ... Realmente trata-se de um peixe muito perigoso , sempre é bom ouvir as pessoas que residem próximos a estes locais . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *