Molinetes Long Cast
25/10/2011
27 comments
Compartilhe

Molinetes Long Cast


A pesca de  praia se divide em 3 categorias: barra leve, média e pesada. Para cada uma  delas é necessário equipamentos apropriados para que se possa obter os melhores  resultados e esportividade.  Bom senso é  fundamental ao se formar um conjunto: caniço, molinete, linha, arranque,  chicote, pernada, anzol, chumbada e isca devem estar em equilíbrio.

Para  pescaria barra leve, onde pescamos na espuma ou no primeiro canal, o ideal seria  molinetes pequenos. Formando conjunto com esses molinetes, caniços de até 3m  com ponta de agulha em carbono maciço. Como referência, quantidade aproximada  de linha: 100m de linha 0,14mm monofilamento ou 100m de linha 0,04mm  multifilamento.

Para  pescaria barra média, onde pescamos a uma distância que, geralmente, não supera  os 100m, molinetes de porte médio e leve. Para formar um bom conjunto, caniços  entre 3,90 e 4,20m, telescópicas ou de 3 partes, que tenham casting de até  160/180g. Como referência, quantidade aproximada de linha: 200m de linha 0,16mm  monofilamento ou 200m de linha 0,08mm multifilamento.

Já a barra  pesada requer equipamentos mais robustos, capazes de suportar arremessos que superem os 150m. Para esse tipo de pescaria, os molinetes mais indicados são os  “Long Cast”. São aqueles com os carreteis mais alongados, cuja finalidade é  liberar uma maior quantidade de linha com facilidade. Como referência,  quantidade aproximada de linha: 300m de linha 0,16/0,18mm monofilamento ou 300m  de linha 0,10mm multifilamento.

Essa  diferenciação é importante para quem quer ter o prazer de sentir uma boa  “briga” com o peixe fisgado. Melhor explicando, imagine fisgar um pampo-galhudo  em um caniço de ação rápida de 4,25m, armado com anzol maruseigo nº 12,  arranque 0,57mm e chumbada 130g. Você quase não
sentirá as batidas do peixe na  ponta da vara, justamente por ser um equipamento que tem sensibilidade para  peixes maiores. Agora imagine o mesmo peixe, mas em um caniço de 3m com ponta  de agulha em carbono maciço, uma Tirette por exemplo, um micro molinete com  linha multifilamento de 0,04mm, anzol akita nº 6, sem arranque e chumbada de 50g. Nesse cenário,  se você for querer tirar o peixe na marra, tanto ele pode escapar como a linha  pode arrebentar. Com esse equipamento, você terá que ter paciência e saber trabalhar o peixe para poder trazê-lo até o seco. Isso é esportividade!!!

Há uma  infinidade de marcas, modelos e preços de molinetes long cast . Um aspecto importante que deve ser  levado em consideração no momento da compra é o peso do molinete, pescar com equipamento pesado demais faz você perder rendimento nos arremessos. Além disso, o desgaste no  final da pescaria é bem maior, principalmente quando se pesca com vários conjuntos.  Deem preferência às marcas mais conhecidas e descartem aqueles molinetes  baratos demais, pois na primeira pescaria vão enferrujar, quebrar ou travar  linha e você terá que gastar dinheiro novamente comprando outro.

Uma dica importante  é formar uma cama de linha antes da linha principal, isso porque a maioria das bobinas é funda demais. Exemplo: tenho um Basia QDII, onde coloquei 200m de  linha 0,30mm e como principal 300m de linha 0,16mm. Você pode também adquirir  bobinas de Teflon. São feitas por encomenda, com o carretel específico para  quantidade de linha que você irá usar. Exemplo: encomendei para esse mesmo  Basia uma bobina onde cabem exatamente 300m de linha 0,16mm.

Hoje em dia , temos molinetes long cast a preços competitivos no mercado que garantem o sucesso de sua pescaria de praia , confira alguns modelos mais usados .

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. Compare Chairs
    Compare Chairs novembro 14, 00:56
    Great! thanks for the share!
  2. carlos alberto machado
    carlos alberto machado agosto 09, 09:34
    Gostaria de saber qual melhor carretilha parapescas em praias e plataformas, no caso, pesca média, e qual tipo de linha recomendada.
    • Alexandre
      Alexandre Author agosto 09, 09:49
      Prezado Carlos , hoje em dia existem várias opções de carretilhas que podem ser usadas na pesca de praia e em plataformas , uma carretilha com um excelente custo benefício é a Titan 6000 HIL da Mariner Sports , que é encontrada nas grandes lojas de produtos para pesca em torno de R$ 150,00 , outra opção , para quem dispõe de mais recursos seria a carretilha Shimano Curado 50E , que na minha modesta opinião é uma das melhores carretilhas existente no mercado , com índice de manutenção quase zero e excelente desempenho em pescarias de praia , plataformas ou em pescaria embarcada . Em relação a linha para carretilha , procure usar as de multifilamentos , são mais caras em relação as linhas convencionais , mas garantem alta performance e maior durabilidade sem dúvida . Boa pescaria !
  3. Carlos A Salgado
    Carlos A Salgado dezembro 26, 17:17
    Gostaria de saber se este molinete modelo QDll Daiwa esta em linha e que loja poderei encontrar. Obrigado
    • Alexandre
      Alexandre Author dezembro 26, 18:07
      Prezado Carlos , Realmente aqui no Brasil as poucas lojas que comercializar a linha de molinetes Daiwa Basia , todas estão em falta deste produto , mas dê uma olhadinha no ebay , lá estão anunciados alguns modelos próximos a este . Estão anunciados no link : http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313&_nkw=daiwa+basia&_sacat=0&_from=R40 Sucesso e boa pescaria !
  4. Carlos Alberto
    Carlos Alberto janeiro 31, 12:50
    Vc conhece a linha Taperline Suirfacast da Sumax? ela vem com 220 m e tem espessuras de 0,26mm a 0,57 mm ..gostaria de saber se posso usar num molinete medio ou pessado?
    • Alexandre
      Alexandre Author janeiro 31, 13:15
      Prezado Carlos Alberto , Sim , conhecemos bem a linha Taperline Surfcasting da Sumax , ela foi desenvolvida especialmente para o surf casting ( pesca de praia ) . O interessante nesta linha é que ela alterna a cor a cada 25 metros, com 4 cores em dois ciclos. Tem excelente resistência a abrasão com a minima absorção de água. Sim , você poderá usar tranquilamento em um molinete médio ou até mesmo em um molinte pesado , dependendo o tipo de pescaria que for realizar , é claro . Sucesso e boa pescaria !
  5. Ricardo Ciardi
    Ricardo Ciardi março 26, 10:02
    Bom dia , comprei uma vara strike air 4,25 , estou na duvida sobre o molinete para formar um bom conjunto . Vi alguns modelos e gostaria da sua opinião : okuma blue Hawk 765a e okuma distance surf 60 . Aguardo.
    • Alexandre
      Alexandre Author abril 03, 20:25
      Prezado Ricardo , O molinete Okuma bluehawk 765-A é muito pesado para sua vara , com certeza , na minha modesta opinião , o molinete Okuma Distance Surf 60 é uma versão mais avançada , superando os modelos da linha bluehawk e muito menos pesado do que a versão 765-A . Sucesso e boas pescarias !
  6. André Landi
    André Landi janeiro 26, 08:53
    Saudações Alexandre, estou comprando uma vara Sumax Century® Oregon 2,70m., 25 libras, 100% Carbono, 2 partes, ação média/rápida, peso da vara: 398 gramas, qual o modelo de molinete Daiwa Sweepfire ou Strikeforce você recomendaria para pescaria barra leve?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author fevereiro 03, 09:17
      Prezado André , tudo bem ? Para este modelo de vara , muito boa por sinal , eu recomendaria o molinete Daiwa Sweepfire 2500 , com certeza você terá em mãos um excelente conjunto para pescarias barra leve . Sucesso e boas pescarias !
  7. Valmir
    Valmir julho 03, 22:00
    Gostaria que me dessem uma dica de qual molinete médio para pesca de praia devo adquirir.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 08, 11:23
      Prezado Valmir , tudo bem ? Um excelente molinete para a pesca de praia com ótima relação custo x benefício é o molinete Marine Sports Game Surf 4500 6 rolamentos , com carretel cônico , tamanho médio e com uma capacidade de linha excelente . Para visualizar o produto e suas especificações técnicas , segue o link do mesmo anunciado em nossa loja virtual : https://loja.pescanapraia.com/item/MOLINETE-GAME-SURF-4500-6-ROL.html Qualquer dúvida , continuaremos a sua inteira disposição . Sucesso e boas pescarias !
  8. Edvaldo Alves de Melo Filho
    Edvaldo Alves de Melo Filho outubro 17, 13:43
    Boa tarde Alexandre, estou iniciando na pesca de arremesso e pretendo comprar uma vara e um molinete para essa modalidade. Meus colegas usam a vara da marine Sports : seamaster e outros a game surfer, aqui eu posso encontrar a seamaster no valor de 300 reais, mas quero saber de vc, um conj. Para esse tipo de pescaria. Vi seu tópico acima e gostei muito ! Já pesco com carretilha há algum tempo e gostaria de saber de vc se existe uma específica para esse tipo de pescaria, ou seja arremesso com vara de 4,20. Sou de Alagoas, mas moro em Rio Largo, município de Maceió. Quero uma dica de vc também, sobre como usar camarão artificial em praias e como identificar um lugar nas praias de como pescar os robalos, tenho uma vara lubina x 16lbs, 1,68m inteira mod : lux - c531m e uma carretilha GTO ocean da marine Sports. Abraços. Fica com Deus.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author outubro 23, 13:24
      Prezado Edvaldo , tudo bem ? Primeiramente , obrigado por partilhar suas experiências conosco . Vou lhe prepara alguns conjuntos para a pesca de praia e enviar em seu email para apreciação , estamos com excelentes conjuntos a disposição , tenho certeza de algo irá lhe servir . Em relação ao uso de carretilha , a mesma poderá ser usada em varas de praia , desde que seja o modelo com perfil alto , as carretilhas em perfil baixo , não são compatíveis com estas varas . Vou lhe enviar também algumas dicas sobre como pescar com camarões artificiais em praias e também como localizar os melhores pontos para arremessos , tenho certeza de que será muito proveitoso em suas próximas pescarias . Estaremos sempre a sua inteira disposição . Sucesso !
  9. Joao Coelho
    Joao Coelho janeiro 01, 22:11
    oi Alexandre tudo bem, e pra pescar com barco ,pescaria leve eu acredito mais precisamente próximo a ilha das cobras qual equipamento vc recomenda montar, porque nunca fui nesse tipo de pescaria como qual molinete e sua marca se é de 3000 ou 4000, o tipo de vara se pode ser dessas telescópicas de carbono que fecha . a linha acredito que seria 0.30 ou 0.40 correto? e o anzol numero 12 ao 14? desde já agradeço
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 06, 15:23
      Prezado João , tudo bem ? Pescarias embarcadas geralmente se usam varas entre 2,10 m e 2,70 m no máximo , varas acima destas medidas são inviáveis . As varas podem ser em duas partes em fibra de vidro maciça ou em carbono , como também interiças , tanto para molinete quanto para carretilha . Um molinete tamanho 4000 é o ideal para pescaria embarcada e a linha ao meu ver , aconselho 0,40 mm se for monofilamento ou 0,26 mm se for multifilamento . Os anzóis de nº 14 , 16 e 18 , pois geralmente em pescaria embarcada costumam entrar peixes maiores . Sucesso e boas pescarias !
  10. lucas gomes
    lucas gomes janeiro 06, 14:51
    Boa tarde, tenho um molinete da Albatroz Rolleiro ll 40, gostaria de saber um pouco sobre essa marca?, tenho a muito tempo, so pesca de rio com ela, e gostaria de leva-la para praia e fazer um teste com ela.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 06, 15:14
      Prezado Lucas , tudo bem ? A marca Albatroz é excelente , em particular o modelo Rolleiro II 40 é muito procurado por pescadores de água doce , porém , nada o impedirá de usá-lo em pesca de água salgada . Atente-se apenas a efetuar a manutenção preventiva após a pescaria , lavando seu molinete com água doce e aplicando lubrificante para que continue funcionando perfeitamente . Com certeza você irá gostar do desempenho do molinete em água salgada . Sucesso e boas pescarias !
  11. Marcos Dantas
    Marcos Dantas maio 05, 22:16
    Boa noite Alexandre. Amigao, estou pretendendo entrar para a pesca de praia, poderia me indicar o tipo de vara e molinete para iniciantes. ? Sou de Fortaleza e aqui o litoral é bem diversificado. Qu ando vier a Fortaleza podemos marcar uma pescaria pra que eu possa aprender os macetes com você. Obg
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author maio 06, 18:48
      Prezado Marcos , tudo bem ? Que bom ! Inicie na pesca de praia e em pouco tempo tenho certeza de que irá se apaixonar , pois é viciante e muito prazeroso ! Vou lhe encaminhar em seu email algumas opções de vara e molinete para a prática de pesca de praia . Estive recentemente em Fortaleza e fiquei hospedado na praia do Futuro por cinco dias , realmente Fortaleza tem uns pontos para pesca de praia sensacionais , mas como fui com a família , tive de deixar a pescaria para ser realizada no Aquafort em Camocim , outro lugar fantástico para quem aprecia a pesca do Robalo e do Tarpon . Com certeza muito em breve estaremos por ai , agora pretendo levar alguns amigos pescadores e poderemos sim marcar uma pescaria para nos conhecermos e desfrutar destas praias maravilhosas . Fico a sua inteira disposição no que precisar . Sucesso e boas pescarias !
  12. Cristiano Vargas
    Cristiano Vargas junho 01, 22:58
    Boa noite Alexandre. Estou querendo adquirir um material de pesca pra ficar no carro pra sempre que eu for sair com minha família eu possa pescar e me distrair um pouco. Tenho intenção de usar mais o equipamento em praia, desembarcado e em lagoa marginal à praia. Queria que fosse algo que eu pudesse pescar nos dois lugares pois nos tem peixes grandes, pelo que me disseram. Cheguei a olhar um Molinete Laguna 3000 - Marine Sports - Fd, será que ele ficaria bem com uma Vara Pesca Pesada 15-30lb 2,70m 2p Super Cast Marine Sports, ou uma Vara Costeira Century 4,20m - 3 Partes? Preciso de uma orientação, pois me disseram que de vez em quando fisga Raia na praia e eu não queria ter uma vara quebrada....rsrsrs
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author junho 07, 11:52
      Prezado Cristiano , tudo bem ? Para varas de até 2,70 m , o ideal são os molinetes tamanhos 3000 e 4000 , já para varas de 3,90 e 4,20 m , o ideal é usar molinetes tamanho 6000 , pela capacidade de armazenamento de linha e facilidade em conseguir arremessos mais longos . Na minha opinião , o molinete Laguna 3000 FD é fraco para pesca de peixes maiores , principalmente arrais , que exigem e muito dos equipamentos ( vara e molinete ) , procure usar um material mais específico , como varas entre 3,90 a 4,20 m , principalmente em 3 partes e molinetes long cast , com carretéis cônicos que permitem armazenar em torno de 200 a 350 metros de linha . Qualquer dúvida , continuamos a sua disposição . Sucesso e boas pescarias !
  13. Freitas
    Freitas agosto 07, 22:15
    Boa noite. Moro próximo a Barra de Guaratiba no Rio de Janeiro. No intuito de começar a pescar na praia adquiri uma vara trabucco admiral seaquest 4,20m e um molinete daiwa 4500 plus. Tenho uma certa dúvida se consegui montar bom conjunto. Se não, pode me dar uma dica do q seria melhor.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author agosto 13, 17:39
      Prezado Freitas , tudo bem ? Para iniciar suas pescarias em beira de praia , este conjunto está mais do que suficiente , ambos os produtos garantirão excelente performance nos arremessos . O molinete em questão consegue armazenar uma ótima quantidade de linha , além de ser muito suave e com ótima relação de recolhimento . Sucesso e boas pescarias !
  14. Andre Balbino
    Andre Balbino agosto 20, 11:36
    Bom dia Alexandre, eu pretendo iniciar na pescaria de praia, gostaria de umas dicas de material (vara, molinete,anzol, chicote etc) e pontos de pesca, sou de diadema, frequento bastante as praias do litoral sul e extremo sul (ilha comprida e cananeia) de são paulo, obrigado
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author agosto 30, 17:04
      Prezado André , tudo bem ? Estaremos enviando em seu email , uma relação de equipamentos para pesca de praia , assim que receber o email , ficaremos a sua disposição para esclarecimentos de dúvidas , caso houver . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *