25 out

Molinetes Long Cast

MOLINETES LONG CAST

A pesca de  praia se divide em 3 categorias: barra leve, média e pesada. Para cada uma  delas é necessário equipamentos apropriados para que se possa obter os melhores  resultados e esportividade.  Bom senso é  fundamental ao se formar um conjunto: caniço, molinete, linha, arranque,  chicote, pernada, anzol, chumbada e isca devem estar em equilíbrio.

Para  pescaria barra leve, onde pescamos na espuma ou no primeiro canal, o ideal seria  molinetes pequenos. Formando conjunto com esses molinetes, caniços de até 3m  com ponta de agulha em carbono maciço. Como referência, quantidade aproximada  de linha: 100m de linha 0,14mm monofilamento ou 100m de linha 0,04mm  multifilamento.

Para  pescaria barra média, onde pescamos a uma distância que, geralmente, não supera  os 100m, molinetes de porte médio e leve. Para formar um bom conjunto, caniços  entre 3,90 e 4,20m, telescópicas ou de 3 partes, que tenham casting de até  160/180g. Como referência, quantidade aproximada de linha: 200m de linha 0,16mm  monofilamento ou 200m de linha 0,08mm multifilamento.

Já a barra  pesada requer equipamentos mais robustos, capazes de suportar arremessos que superem os 150m. Para esse tipo de pescaria, os molinetes mais indicados são os  “Long Cast”. São aqueles com os carreteis mais alongados, cuja finalidade é  liberar uma maior quantidade de linha com facilidade. Como referência,  quantidade aproximada de linha: 300m de linha 0,16/0,18mm monofilamento ou 300m  de linha 0,10mm multifilamento.

Essa  diferenciação é importante para quem quer ter o prazer de sentir uma boa  “briga” com o peixe fisgado. Melhor explicando, imagine fisgar um pampo-galhudo  em um caniço de ação rápida de 4,25m, armado com anzol maruseigo nº 12,  arranque 0,57mm e chumbada 130g. Você quase não
sentirá as batidas do peixe na  ponta da vara, justamente por ser um equipamento que tem sensibilidade para  peixes maiores. Agora imagine o mesmo peixe, mas em um caniço de 3m com ponta  de agulha em carbono maciço, uma Tirette por exemplo, um micro molinete com  linha multifilamento de 0,04mm, anzol akita nº 6, sem arranque e chumbada de 50g. Nesse cenário,  se você for querer tirar o peixe na marra, tanto ele pode escapar como a linha  pode arrebentar. Com esse equipamento, você terá que ter paciência e saber trabalhar o peixe para poder trazê-lo até o seco. Isso é esportividade!!!

Há uma  infinidade de marcas, modelos e preços de molinetes long cast . Um aspecto importante que deve ser  levado em consideração no momento da compra é o peso do molinete, pescar com equipamento pesado demais faz você perder rendimento nos arremessos. Além disso, o desgaste no  final da pescaria é bem maior, principalmente quando se pesca com vários conjuntos.  Deem preferência às marcas mais conhecidas e descartem aqueles molinetes  baratos demais, pois na primeira pescaria vão enferrujar, quebrar ou travar  linha e você terá que gastar dinheiro novamente comprando outro.

Uma dica importante  é formar uma cama de linha antes da linha principal, isso porque a maioria das bobinas é funda demais. Exemplo: tenho um Basia QDII, onde coloquei 200m de  linha 0,30mm e como principal 300m de linha 0,16mm. Você pode também adquirir  bobinas de Teflon. São feitas por encomenda, com o carretel específico para  quantidade de linha que você irá usar. Exemplo: encomendei para esse mesmo  Basia uma bobina onde cabem exatamente 300m de linha 0,16mm.

Hoje em dia , temos molinetes long cast a preços competitivos no mercado que garantem o sucesso de sua pescaria de praia , confira alguns modelos mais usados .

Receba as atualizações do Pesca na Praia em seu email.

 

 

www.pescanapraia.com

9 Comentários »

  1. Great! thanks for the share!

    Comentário by Compare Chairs — 14/11/2011 @ 0:56

  2. Gostaria de saber qual melhor carretilha parapescas em praias e plataformas, no caso, pesca média, e qual tipo de linha recomendada.

    Comentário by carlos alberto machado — 09/08/2012 @ 9:34

  3. Prezado Carlos , hoje em dia existem várias opções de carretilhas que podem ser usadas na pesca de praia e em plataformas , uma carretilha com um excelente custo benefício é a Titan 6000 HIL da Mariner Sports , que é encontrada nas grandes lojas de produtos para pesca em torno de R$ 150,00 , outra opção , para quem dispõe de mais recursos seria a carretilha Shimano Curado 50E , que na minha modesta opinião é uma das melhores carretilhas existente no mercado , com índice de manutenção quase zero e excelente desempenho em pescarias de praia , plataformas ou em pescaria embarcada .
    Em relação a linha para carretilha , procure usar as de multifilamentos , são mais caras em relação as linhas convencionais , mas garantem alta performance e maior durabilidade sem dúvida .
    Boa pescaria !

    Comentário by Alexandre — 09/08/2012 @ 9:49

  4. Gostaria de saber se este molinete modelo QDll Daiwa esta em linha e que loja poderei encontrar.
    Obrigado

    Comentário by Carlos A Salgado — 26/12/2012 @ 17:17

  5. Prezado Carlos ,

    Realmente aqui no Brasil as poucas lojas que comercializar a linha de molinetes Daiwa Basia , todas estão em falta deste produto , mas dê uma olhadinha no ebay , lá estão anunciados alguns modelos próximos a este .
    Estão anunciados no link : http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313&_nkw=daiwa+basia&_sacat=0&_from=R40

    Sucesso e boa pescaria !

    Comentário by Alexandre — 26/12/2012 @ 18:07

  6. Vc conhece a linha Taperline Suirfacast da Sumax?
    ela vem com 220 m e tem espessuras de 0,26mm a 0,57 mm ..gostaria de saber se posso usar num molinete medio ou pessado?

    Comentário by Carlos Alberto — 31/01/2013 @ 12:50

  7. Prezado Carlos Alberto ,

    Sim , conhecemos bem a linha Taperline Surfcasting da Sumax , ela foi desenvolvida especialmente para o surf casting ( pesca de praia ) .

    O interessante nesta linha é que ela alterna a cor a cada 25 metros, com 4 cores em dois ciclos.

    Tem excelente resistência a abrasão com a minima absorção de água.

    Sim , você poderá usar tranquilamento em um molinete médio ou até mesmo em um molinte pesado , dependendo o tipo de pescaria que for realizar , é claro .

    Sucesso e boa pescaria !

    Comentário by Alexandre — 31/01/2013 @ 13:15

  8. Bom dia , comprei uma vara strike air 4,25 , estou na duvida sobre o molinete para formar um bom conjunto . Vi alguns modelos e gostaria da sua opinião : okuma blue Hawk 765a e okuma distance surf 60 .

    Aguardo.

    Comentário by Ricardo Ciardi — 26/03/2013 @ 10:02

  9. Prezado Ricardo ,

    O molinete Okuma bluehawk 765-A é muito pesado para sua vara , com certeza , na minha modesta opinião , o molinete Okuma Distance Surf 60 é uma versão mais avançada , superando os modelos da linha bluehawk e muito menos pesado do que a versão 765-A .

    Sucesso e boas pescarias !

    Comentário by Alexandre — 03/04/2013 @ 20:25

Deixe um comentário

PARCEIROS