Mandi
19/06/2015
4 comments
Compartilhe

Mandi

Nome Popular

Mandi / Bagre / Surubim-bagre

Nome Científico

Pimelodus spp.

Família

Pimelodidae

Distribuição Geográfica

Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins (P. blochii), Prata (P. maculatus, P. ornatus), São Francisco e Atlântico Sul.

Descrição

Peixe de couro. Existem várias espécies de Pimelodus. A forma do corpo é bastante parecida: alto no início da nadadeira dorsal, afunilando em direção à cabeça e à nadadeira caudal. Uma característica comum do gênero é a presença de um acúleo forte e agudo nas nadadeiras dorsal e peitorais. O comprimento varia de 20-50cm, dependendo da espécie, e a coloração também varia com a espécie. O desenho é um Pimelodus maculatus. A coloração é parda na região dorsal, passando para amarelada nos flancos e branca no ventre. Apresenta 3 a 5 séries de grandes manchas escuras ao longo do corpo e pintas nas nadadeiras. Alcança cerca de 50cm de comprimento total. Nas bacias amazônica e Araguaia-Tocantins a espécie mais comum é o P. blochii. A forma do corpo é semelhante à do P. maculatus, mas a coloração é amarelada uniforme. O tamanho também é menor: 20-30cm.

Ecologia

Peixe onívoro, alimenta-se de peixes, invertebrados, frutos/sementes e detritos. Vive nos remansos das margens dos rios. Na Amazônia, P. blochii é um peixe muito comum na beira dos rios. Como é facilmente capturado com anzol, é importante para a pesca de subsistência. Mesmo sendo peixes pequenos, por causa da abundância, estas espécies são facilmente encontradas em mercados e feiras.

Equipamentos

Equipamento do tipo leve/leve médio; linhas de 10 a 14 lb.; e, anzóis até o n° 2/0.

Iscas

Iscas naturais, como minhoca, peixes pequenos ou em pedaços, queijo prato.

Dicas

Estes peixes devem ser manuseados com cuidado, porque os espinhos das nadadeiras dorsal e peitorais podem causar ferimentos dolorosos.

Visite nossa loja virtual e conheça a linha completa de equipamentos para a pesca do Mandi 

 

visite-nossa-loja-virtual-300x180 Mandi

www.pescanapraia.com

Artigos Relacionados

Comentários

  1. odair
    odair julho 05, 19:11
    Qual a melhor epoca e o melhor horario de pescar mandi aqui na regiao sul
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 13, 16:24
      Prezado Odair , tudo bem ? A melhor época de sua captura é março, abril, até meados de maio e depois volta a capturá-lo em setembro e outubro.Os melhores horários são no início da manhã e ao entardercer . As iscas que ele mais gosta são: 1° minhoca, 2° tripa de frango, 3° pedaços de Tuvira, entre outras. Equipamento: vara ação leve ou média, molinete tamanho 500 ou 1000, linha 0,25 mm ou 0,30 mm, anzol do modelo 4330 número 06 ou 04, chumbada para água corrente tamanho de 25 a 30 gramas e para água parada 10 a 15 gramas. Sucesso e boas pescarias !
  2. FELIPE
    FELIPE maio 16, 12:22
    Como faço uma massa boa pra pegar mandi chorão aki em são joão del rei???
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 18, 18:49
      Prezado Felipe , tudo bem ? Ai vai uma receita simples , porém muito eficaz : Ingredientes: 100 g de farinha de peixe; 50 g de amendoim cru batido no liquidificador; 100 g de farinha de trigo (para piava); 100 g de farinha de milho (para Lambari); 100 g de viceras de galinha triturada (para o Mandi). [clear] Modo de Preparo: Misture todos os ingrediente substituindo conforme o peixe que vai pescar. Para a Piava coloque a farinha de trigo Para o Lambari a farinha de milho As visceras de galinha para o Mandi Acrescente água para dar liga a massa. Leve “quirela” ou farinha de milho triturada para cevar no rio ou tanque . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *