Linhas de Pesca
25/10/2011
4 comments
Compartilhe

Linhas de Pesca

Linhas de Pesca
Confira as características e os
detalhes de uso e conservação
(Texto e Fotos :pesca.com.br)
A linha de pesca sofreu um processo de evolução em suas características e, com pesquisas nesses 50 anos, apareceram materiais sintéticos de alta resistência e elasticidade.
Assim, vieram as fibras monofiladas (o náilon, a poliamida e o poliéster) e, em seguida, as de fibras sintéticas microfilamentadas (Kevlar, Spectra), que são microfilamentos trançados. Poucos pescadores conhecem a capacidade de
resistência da sua linha de pesca e de detalhes importantes para sua conservação e durabilidade. Existe o efeito “memória” da linha, que é o tempo em que a linha permanece no carretel do seu molinete e provoca a espiralada e contorções
problemáticas na hora do lançamento, provocando embaraços e perda da capacidade de se atingir a distância e o alvo desejados.
 
Tipos
Convencional
Tratando-se do uso das linhas convencionais para as diversas modalidades da pesca esportiva, temos no mercado uma infinidade de boas marcas. Na pesca de arremesso, a busca de se alcançar longas distâncias (canais), para lançamentos produtivos, além arrebentação, provocou uma revolução benéfica para os desportistas dos torneios ou competições.
Além das linhas convencionais, as importações trouxeram material (molinetes, varas, anzóis, linhas, etc.) e um campo excelente para o aprimoramento e busca de tecnologia mais atualizada, fazendo com que todo o segmento de material de pesca colocado à disposição dos pescadores fosse modernizado e acessível.
As super linhas Ultimamente, tem-se ouvido uma insistente pergunta: “As super linhas vão desbancar as linhas de nylon?”. Antes de responder aos nossos amigos pescadores, vamos tecer alguns comentários sobre as superinhas.
Há poucos anos, foi descoberta uma fibra sintética (Spectra) que é a matéria-prima de quase todas as super linhas e que consiste em microfilamentos trançados para compor uma única linha fina. Comparativamente, a linha de nylon é quatro vezes inferior à resistência de uma superlinha, se levarmos em consideração a mesma milimetragem, ou, inversamente, em linhas com resistência igual, uma super-linha tem a metade do diâmetro das linhas convencionais (monofilamentos).
Temos que ressaltar como propriedade positiva a elasticidade, já que a convencional possui 25% e a super linha não ultrapassa 5% e, em razão disso, a força aplicada no caniço é toda transmitida rapidamente até a extremidade (chumbada com anzóis), conseqüentemente trazendo uma maior sensibilidade na ferrada do peixe.
Deve-se estar atento para o balanceamento que deve existir no conjunto: vara, molinete e diâmetro da super linha, em função das características específicas das diversas modalidades de pesca e do peixe. Já existem nas lojas diversas marcas das super linhas, embora o seu preço seja “salgado”. Devemos observar o aspecto da resistência e da durabilidade, haja vista, segundo os fabricantes, que a nova fibra sintética seja imune aos raios ultravioletas do sol que atacam as linhas de nylon, deixando-as mais frágeis e com um alto grau de ressecamento. Conforme registros de indicações industriais, a garantia é de até três anos, em condições normais.É bom lembrar aqui os pontos contraditórios no uso das super linhas nas pescarias e, inicialmente, registrarmos que a baixa elasticidade não favorece a amortização dos trancos nos lançamentos; ao praticar a ferrada, procure amaciar o arranque, a fim de não romper a boca do peixe.
 
Características das linhas
Diâmetro
Também chamado de bitola, espessura ou grossura , é quase sempre informado em milímetros pelos fabricantes.
Existem alguns raros que fornecem esta medida em polegadas. É preciso tomar cuidado para não confundir. Naturalmente, em linhas de um mesmo tipo, o maior diâmetro proporcionará uma maior resistência, ou seja, agüentará um maior peso. Entretanto, não é na resistência ao peso que se deve pensar na hora de optar por uma linha de maior diâmetro, e sim na sua resistência ao desgaste, que também tem relação direta à medida. Quanto mais grossa for , maior será sua resistência ao desgaste. É necessário prevenir-se quanto a isto no caso de pescas realizadas em locais onde a linha poderá sofrer atrito com galhos, pedras e outros obstáculos. É preciso saber o que é mais importante para você: muita linha ou muita resistência?
ResistênciaÉ a capacidade máxima de suporte de peso de uma linha e normalmente vem expressa em libras nos
carretéis. Cada libra correspondem a 453 gramas. Escolhe-se a resistência em função do peso do peixe desejado, mas é preciso lembrar que o seu peso se multiplica na água durante uma briga.
MemóriaTendem a assumir forma espiralada, em razão de seu acomodamento no carretel, isto é, a capacidade de memória . Dependendo da composição dos materiais utilizados na sua fabricação, esta propriedade varia. Quanto menor memória, melhor, pois a deformação pode causar desgaste .Coloridas ou transparentes As coloridas são preferidas pelos praticantes de pesca com isca artificial, por proporcionarem grande visibilidade. Neste tipo de pesca, é importante ver por onde passam ou onde caíram as iscas, pois a precisão dos arremessos é fundamental no sucesso da pescaria. Já quando se trata de pesca com iscas naturais, a maioria dos pescadores prefere utilizar modelos transparentes, por acreditar que os peixes podem perceber a linha e não atacar a isca.Tipos de filamento Existem dois tipos básicos quanto ao filamento : mono e multifilamento. As de monofilamento são confeccionadas com apenas um filamento, como o próprio nome sugere. São as mais tradicionais e abundantes no mercado. As de multifilamento, relativa novidade, podem ser linhas trançadas ou fundidas. Como um cabo, são constituídas por múltiplos filamentos cuja união proporciona uma grande resistência de peso máximo e de desgaste. As fundidas são assim chamadas por serem feitas de vários filamentos colados e não trançados cobertos por uma camada de gel, que faz com que tenham uma aparência lisa. Uma de multifilamento tem resistência maior que outra monofilamento de mesmo diâmetro e provoca uma abrasão maior, por isso deve ser utilizada com varas cujos passadores resistam a este desgaste. Este tipo oferece a possibilidade de ter no carretel muita linha de grande resistência e de baixa memória.

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. Grama Batatais
    Grama Batatais novembro 06, 21:51
    Antes de tudo preciso expressar que o seu blog está ótimo, assim como seus magníficos posts. Sem firulas, você foi certo ao X da questão e sanou todas minhas questões sobre esse assunto. Nunca admita que a qualidade desse blog caia, está puramente estupendo!
    • admin
      admin Author novembro 07, 10:43
      Fico feliz que nossos posts tenham lhe ajudado , o intuito de nosso blog é este , muní-lo de informações sobre todos os assuntos e aspectos que envolvem a modalidade de pesca em praia . Estaremos sempre trabalhando para que a qualidade do blog esteja a contento de todos aqueles que nos prestigiam ! Sucesso e boa pescaria !
  2. Ricardo Samendoara
    Ricardo Samendoara dezembro 17, 15:26
    No inicio eu fazia alguma confusão com Pesca de Praia,mas ao abrir o site, vi que se tratava tambem de um excelente trabalho voltado para nós, pescadores com pé na areia. Meus parabens pela organização dos assuntos,muito esclarecedores e que, sem duvida alguma, irão contribuir para melhor informar os iniciantes e,por que não, os veteranos tambem? Continue neste caminho, esta otimo!
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author dezembro 17, 15:45
      Prezado Ricardo , Ficamos felizes em saber que todo o trabalho direcionado a esta modalidade tão especial de alguma forma está beneficiando aqueles que estão iniciando e principalmente fortalecendo ainda mais os pescadores mais experientes . Nosso foco e intuito é munir o site com todo o tipo de informação pertinente que possa vir a somar na experiência de todos , além é claro , de formarmos um círculo de amizade e debatermos sobre nossas pescarias em geral . Agradecemos muito por apreciar o nosso trabalho , são pessoas como você que nos incentivam a continuar nosso trabalho com a mesma dedicação de sempre . Sucesso !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *