Desumidificação de Materiais
12/11/2012
0 comments
Compartilhe

Desumidificação de Materiais

A adequada conservação dos materiais é fundamental, seja por questões econômicas, seja por eficácia em sua utilização. Em se tratando de munições, é comum coloca-las ao sol para desumidificar. Este método é extremamente inadequado, pois não apenas retira a umidade da pólvora, como provoca alterações estruturais, diminuindo sua potência e confiabilidade.

Na pesca, um dos pontos fracos é o anzol, não apenas em termos de afiação, mas também de integridade de sua superfície. Não raro desperdiçamos peças atacadas pela corrosão, causada por descuido ou ação do ambiente. Para conservação a longo prazo de estoques soltos ou de anzóis já empatados, vários expedientes são utilizados: arroz, talco, fubá, etc.

São de fácil obtenção e custo mínimo, mas apresentam sérias desvantagens. A dificuldade de verificação do comprometimento físico e baixo nível de eficiência, tornam estes itens inadequados para que se obtenha uma boa desumidificação, além do descarte obrigatório após algum tempo de uso.

Neste panorama surge uma solução bastante atraente: a sílica gel, encontrada em revendas de material químico. Trata-se de um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. Assim que misturados, formam um hidrosol, que lentamente se contrai para formar uma estrutura sólida, chamada hidrogel.

O gel sólido é quebrado e lavado para remover o subproduto da reação, o sulfato de sódio, e criar sua estrutura porosa, sendo fornecida em diferentes granulações. Pode ser branca ou azul, não apresentando prazo de validade definido. Sílica dessecante retém sua forma granular seca, mesmo quando saturada, podendo ser reutilizada inúmeras vezes.

A sílica gel azul é pigmentada com cobalto, que atua como indicador de saturação. Sua maior vantagem é que podemos verificar visualmente o nível de umidade absorvida. Quando completamente seca e em bom estado, apresenta uma coloração forte e brilhante. Conforme absorve umidade vai passando ao lilás e ao rosa.

Sílica branca, azul e misturada, de baixa granulação, além de embalagens diversas .

Para armazenar materiais em geral, obtenha uma caixa plástica com ótima vedação, dos modelos usados para guardar alimentos no freezer. Coloque a sílica num recipiente de formato condizente com a arrumação que deseja. No caso de equipamento ótico, utilize um filtro de algodão para evitar o contato. Por ser um produto rígido e resistente à abrasão, pode causar danos à superfície de lentes.

Mantenha o contendor sempre fechado para evitar a saturação prematura, abrindo apenas para retirar ou guardar material.

 

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *