Conhecendo a Tainha
29/04/2013
0 comments
Compartilhe

Conhecendo a Tainha

 

tainha-1 Conhecendo a Tainha


Nome Popular: Tainha / Mullet 

Nome Científico: Mugil brasiliensis Familia: Mugilidae

Descrição: Peixe de escamas. A Mugil brasiliensis é a maior tainha que ocorre no Brasil. O corpo é alongado e fusiforme; a cabeça um pouco deprimida; a boca pequena. As escamas são grandes e apresentam pequenas máculas escuras que formam listas longitudinais ao longo do corpo. Não possui linha lateral. A coloração é prata-azulada nos flancos, sendo o dorso mais escuro. Os indivíduos maiores alcançam mais de 1 m de comprimento total e cerca de 8 kg.

Ecologia
: Espécie pelágica; vive nas proximidades dos costões rochosos e recifes, nas praias de areia e nos manguezais onde se alimenta de grandes quantidades de algas. É uma espécie que forma grandes cardumes principalmente durante a migração reprodutiva, quando entra nos estuários. Alimenta-se de plâncton, pequenos organismos e material vegetal. Desova na água doce. E comercializada fresca ou salgada.

Equipamentos
: Equipamento de ação leve a média para os grandes peixes; vara simples ou com molinete/carretilha; os anzóis devem ser afiados, nº 14 a 20; as linhas de 8 a 14 lb.
 
Iscas: Miolo de pão e algas filamentosas enroladas no anzol, fígado de boi , massas com aromas , etc .

Dicas
: Ao fisgar, trabalhe com a fricção bem solta ou use vara de ação lenta, pois uma puxada mais forte pode rasgar a boca do peixe.
 

baner-kit-tainha-barranco Conhecendo a Tainha

KIT PARA PESCA TAINHA C/ VARA DE MÃO ( TELESCÓPICA )

Trata-se de um kit preparado especialmente para quem pretende iniciar a pesca da tainha ou parati com vara de mão ( telescópica ) .

Este kit é perfeito para ser usado em locais como barrancos , beira de rios , mangues ou estuários com água salobra ( onde ocorre a junção de água salgada com água doce ) .

No vídeo ( acima ) , podemos verificar como é feita a pesca da tainha e do parati com estes equipamentos , sem dúvida um tipo de pescaria muito emocionante , pois quando fisgadas , as tainhas e também os paratis , exercem uma força muito grande para se soltar , chegando a fazer ” cantar ” a linha da vara !

O kit é formado por : 

01Vara Telescópica Bambo 4,5 m fibra de vidro 
01Carretel linha Econylon 0,30 mm 100 metros Mustad 
01Pacote com 10 anzóis Chinú nº 05 ( ideal para tainhas ) 
01Pacote com 20 chumbos do tipo arroz 
03Boias do tipo ” palito ” ( pequena , media e grande ) 
01Samburá para guardar peixes tamanho médio

 

visite-nossa-loja-virtual Conhecendo a Tainha

 

—————————————————————————————————————–
—————————————————————————————————————–

 

baner-kit-tainha-barranco-2 Conhecendo a Tainha

KIT PESCA TAINHA C/ VARA TELESCÓPICA E MOLINETE

Trata-se de um kit preparado com a finalidade de pescar a tainha e o parati com vara telescópica e molinete , agora sem a necessidade de pescar dentro d´água ou muito próximo a beira de barranco .

A vantagem de se pescar a tainha e o parati usando a vara e o molinete está no alcance dos arremessos , podendo fazer deixar a isca muito próximo aos grandes cardumes .

Nesta modalidade , podemos pescar de duas maneiras , com boias cevadeiras , usando o pão como atrativo principal para os peixes na flor d´água ou também podemos pescar de fundo , usando o famoso ” chuveirinho ” , só que desta vez a isca a ser usada é a massa preparada em forma de uma ” coxinha ” .

Não podemos deixar de mencionar que o fato de usarmos o molinete , garante uma margem muito menor de perda do peixe em caso de fisgada , pois temos a ajuda da fricção do molinete , que irá contrabalancear o arranque inicial da tainha quando fisgada .

Geralmente , os peixes maiores costumam não se aproximarem das margens devido ao barulho , vale a pena lembrar que a tainha e o parati são peixes curiosos , porém , muito desconfiados ..

Usando a vara com molinete , a intenção é deixarmos as boias mais distantes possíveis das margens , atraindo cardumes de grandes peixes , isto também acontece com a pescaria feita com a massa de fundo .

O kit é formado por : 

01Vara Telescópica Winner 3,00 m fibra de carbono 
01Molinete Royal 200 – 3 rolamentos ( capacidade de linha – 125 m ) 
01Carretel Linha Econylon 0,30 mm – 100 metros 
01Pacote Anzol Chinú nº 05 ( 10 unidades ) 
02Boias cevadeiras para tainha e parati ( exclusiva para uso com pão ) 
01Boia cevadeira para tainha e parati ( exclusiva para uso com massa )
01Chuveirinho nº 08 ( ideal para pesca da tainha de fundo com massa ) 
10giradores nº 9 
01 Samburá para peixes ( tamanho médio ) 
01Suporte para vara com regulagem de altura

 

 

visite-nossa-loja-virtual Conhecendo a Tainha

 

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *