Como encontrar os peixes
12/11/2012
16 comments
Compartilhe

Como encontrar os peixes

Com tanta água nas praias, onde encontramos os peixes, onde eles ficam?

Essa é uma pergunta que o pescador iniciante constantemente se faz, onde encontrar os peixes, como vou achá-los meio a tanta água?
Para sabermos essa resposta, precisamos ter o conhecimento de algumas informações importantes, a fim de ter uma leitura precisa das praias das quais vamos pescar , assim , saberemos onde encontrar os peixes .
Que tipo de praia estamos pescando, rasa ou de tombo?
O que são canais e como identificá-los, o que são lagamares ou poços?
A prática dessas informações também influencia diretamente no sucesso da pescaria. Não basta apenas efetuarmos o arremesso despretensioso e sem objetivo, precisamos levar as iscas para o mais perto dos peixes, detectar em quais canais eles estão. Com quase 8000 km de litoral, precisamos dominar essas informações para estarmos aptos a pescar em qualquer região do país.

Praias rasas:

Nesse tipo de praia encontramos os peixes um pouco mais distantes da beira, tendo que se utilizar equipamentos específicos e de qualidade para longos arremessos a fim de encontrá-los. Ou entrar na água até os joelhos e efetuar o lance para conseguir uma maior distância. As praias rasas caracterizam-se por ter sua profundidade aumentando aos poucos e por apresentarem uma série de ondas geradas por canais ou valetas, onde o pescador tem de identificar em quais destes canais correm os peixes. Caracteriza-se também por ter uma série de ondas calmas e atraem mais banhistas.

Dica: Também encontramos bons peixes em praias rasas e em muitas dessas praias encontramos duas ótimas iscas muito atrativa para os peixes, o corrupto e a minhoca de praia.

 

praia-rasa Como encontrar os peixes

 

 

Praias de tombo:

As praias de tombo são aquelas em que a profundidade aumenta rapidamente, logo no início, com pouca seqüência de ondas. Isto dá uma certa vantagem ao pescador no arremesso, principalmente para espécies que procuram profundidade. O pescador nem mesmo precisa molhar os pés para lançar sua isca. Nas praias de tombo, o pescador encontra bons peixes logo no primeiro canal, são praias fundas com seus canais bem visíveis e de ondas fortes.

Dica: Justamente por ter ondas fortes e arrebentações estrondosas, fique atento quando for executar o arremesso para não ser surpreendido por alguma onda. Não guarde consigo chaves do carro e telefones celulares. Grandes peixes estão a menos de 10 metros da areia como os robalos, pampos, baiacus e na faixa de 40 a 80 metros encontramos grandes corvinas, cações, betaras, ubaranas e outros peixes.

 

praia-tombo Como encontrar os peixes

 

Canais de praia:

É muito importante identificar onde estão os canais na praia, pois é praticamente a resposta para a nossa pergunta. Onde estão os peixes?
Estão passeando pelos canais a procura de alimentos, geralmente em cardumes, conseguimos identificar os canais, observando o momento em que as ondas se formam ganhando volume, isso indica que ali embaixo tem um canal, valeta ou buraco, onde os peixes passam para se alimentar.
Na praia rasa temos vários canais mais rasos e na de tombo encontramos de 3 a 4 canais mais fundos.

Dica: É importante alternar os arremessos entre os canais a procura dos peixes, dependendo do dia estão no primeiro canal ou no segundo ou no último, por isso a importância de observar onde temos mais ação.
Se o mar estiver correndo muito para algum lado, escolha um peso (chumbo) de no mínimo 120 gramas, providencialmente pirâmides ou com garras para poder fixar as iscas dentro dos canais, caso contrário em pouco tempo elas estarão na areia.

canais-de-praia Como encontrar os peixes

 

Lagamares:

Os lagamares são formados quando a água de várias ondas que chegaram até a praia acaba convergindo para um mesmo ponto de retorno para o mar.
Neste local a força da água arrasta tudo o que está no caminho, inclusive a areia, abrindo um canal de retorno da água, formando grandes buracos de até 1,70 metros. Nesses buracos, grandes poços ou bacias são onde os peixes se concentram a procura de comida e muitas vezes ali ficam estacionados.
Dica: É bom ficar atento, os “lagamares” são pontos muito bons para a prática da pesca de praia, porém causam muitas mortes por afogamento. Por isto é necessário observar as placas que indicam o local impróprio para o banho e atender as advertências dos salva-vidas, caso além de pescar resolvam dar uma refrescada.

lagamar Como encontrar os peixes

 

Outra maneira de identificar um canal:

Após fazer um lançamento longo, não temos a precisão se realmente atingimos o canal desejado, ainda mais em praias rasas, então recolhemos a linha lentamente, por alguns instantes o recolhimento será fácil e macio, quando sentiremos que o chumbo caiu num buraco dando uma travada. Certamente o posicionamos no canal, é só aguardar para nos certificar com alguma ação.

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. Paulo Arnaldo Leal
    Paulo Arnaldo Leal março 23, 15:55
    sensacional esse site, um dos melhores que vi, muito didático e explicativo. PARABÉNS
    • Alexandre
      Alexandre Author março 25, 19:32
      Prezado Paulo , Agradecemos e ficamos contentes em poder levar toda informação necessária aos nossos amigos pescadores . Conte sempre conosco . Sucesso !
  2. gilson bernardino da costa
    gilson bernardino da costa abril 20, 22:47
    gosto de pescaria de praia nas nao pego muitos peixe, as minhas iscas sao com camarão vivos e moto.
    • Alexandre
      Alexandre Author abril 22, 14:50
      Prezado Gilson , Não desanime !! pesca de praia é assim mesmo , como diz o ditado , um dia do peixe , outro do pescador !! Procure usar o corrupto e a minhoca de praia como isca , caso seja possível capturá-lo em sua região , são excelentes iscas e no caso do corrupto , sempre acaba atraindo uma espécie de bom porte . Outro fator muito importante é saber onde lançar suas iscas , sabemos que em toda praia temos os canais , são valas ou depressões por onde passam os peixes , são nestes locais que as iscas tem de cair .. Procure pescar sempre no início do dia e ao término do dia , são horários em que os peixes estão mais ativos , principalmente na pesca de praia . Diversifique sua pescaria também usando iscas artificiais como camarões com jig head , chicotes com camarões , isto pode fazer a diferença em um dia ruim de pescaria . No mais , lhe desejamos todo sucesso e sorte !
  3. Marcio rafael Gil Dapper
    Marcio rafael Gil Dapper dezembro 03, 23:02
    Parabens!!! Suas dicas foram de extrema importancia,facil de identificar os canais agora!! vou testar no final de ano em Bombinhas SC, vamos ver se tenho mais resultado... obrigado!!!
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author dezembro 04, 10:00
      Prezado Marcio , tudo bem ? Com certeza , tendo em mente que sua isca deverá cair próximo aos canais de praia , certamente sua pescaria será muito produtiva . Em praias de tombo ( fundas ) esta regra já não tem tanta importância , uma vez que após o primeiro canal , já se encontra profundidade elevada . Em praias rasas , esta regra é de suma importância , se conseguir atingir o terceiro canal em praia rasa , suas chances de obter sucesso com peixes maiores será enorme , isto não quer dizer que nos demais canais ( 1º e 2º ) você não terá êxito , é que geralmente nos primeiros canais são onde os peixes menores costuma frequentar . Lembre-se que na pesca de praia tudo é levado em conta , uma boa vara , um molinete long cast de preferência , linha até 0,26 mm e um bom chicote , de preferência com 2 pernadas para uso de iscas diferenciadas . O fator " sorte " também é fundamental ! Sucesso e boa pescaria !
  4. heraldo luis oliveira de freitas
    otimas dicas , site bem didatico valeu obrigado!!!!!!!!!
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author dezembro 18, 17:15
      Prezado Heraldo , Ficamos contentes de que tenha gostado e aproveitado do conteúdo de nosso site . Agradecemos o seu interesse . Sucesso !
  5. Luis Alves
    Luis Alves janeiro 23, 19:30
    Parabens é dos poucos sites que explicam e ajudam os pescadores principiantes,a maioria dos sites de clubes de pescadores são autenticos salões de exposicão,se calhar alguns passam pelo mercado compram e depois são fotografados com os trofeus,quanto a dicas é mentira,quanto a pesqueiros nicles,são os maiores,mas ensinar nada.Por isso dou os parabens a este site porque aprendi alguma coisa.A pesca para mim é mais que pescar peixe,é mais que competir,para mim é partilhar e arezar a cabeça é desfrutar do mar,é estar vivo e fazer aquilo que gosto.Estou a iniciar-me na pesca de praia e ando a absorver tudo o que posso nesta modalidade,moro em Almada e posso desfrutar da maior em extensão praia do País a Costa de Caparica,por isso mais uma vez obrigado pelos ensinamentos.Saudações Pescatorias.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 23, 20:21
      Prezado Luis Alves , tudo bem ? Ficamos felizes de que tenha gostado e absorvido das informações sobre a pesca de praia , este realmente sempre será o intuito de nosso site , poder partilhar informações , dicas , técnicas e tudo mais o que envolve a nossa modalidade. Conte sempre conosco no que for preciso e desejo-lhe muitas felicidades ! Grande abraço e sucesso !
  6. Alan Rodrigo
    Alan Rodrigo abril 14, 19:14
    Ola,PARABENS pelo site,muito bom mesmo...gostaria de mais detalhes de como achar o corrupto e a minhoca da praia,e também mais detalhes de como saber onde fica os canais,praia de tombo,e principalmente praia rasa,como saber? Vou p bombinhas 30/04/2015 abrcs...
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author abril 22, 14:37
      Prezado Alan , tudo bem ? Ficamos felizes que tenha gostado de nosso site e esperamos que absorva o máximo de informações que puder em relação à pesca de beira de praia . Corruptos e minhocas são predominantes de praias onde a areia é mais escura , costumam aparecer muito mais em praias rasas e em marés baixas , a partir de 0.2 metros na tábua da maré . Em praias rasas , às vezes fica mais difícil de se localizar os canais , por exemplo , em uma praia onde não há incidências de ondas , o correto é entrar na água até a cintura e procurar arremessar o mais longe possível , pois sem ondas , os peixes costumam ficar distantes da orla , por outro lado , se houver ondas , preste bem atenção quando a onda começar a se formar , antes de arrebentar , todo o percurso que ela permanecer como uma " marola " é onde deverá ser arremessado sua isca , pois lá está o canal . Peixes como pampos , gostam da espuma das ondas quando estouradas . Desejamos a você sucesso e que tenha uma ótima pescaria em Bombinhas . Grande abraço !
  7. jkarlos
    jkarlos janeiro 21, 08:28
    Bom dia amigos! Estou e meu filho, estamos iniciando também na pescaria de praia e estou observando que as explicações contidas aqui no site são excelentes para quem esta iniciando. Muito obrigado alexandrE, continue sempre assim. Forte abraço!!
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 22, 10:59
      Prezado Jkarlos , tudo bem ? Ficamos muito felizes em saber que estão tirando proveito das matérias e dicas contidas em nosso site , este é o verdadeiro intuito de nossa plataforma , levar informações atualizadas , dicas e tudo mais que envolve o mundo da pesca em geral . Desejamos a vocês muito sucesso e sempre que precisar estaremos a vossa inteira disposição . Boas pescarias !
  8. Ivo Pisoni
    Ivo Pisoni maio 18, 14:19
    Boa Tarde Alexandre!! Estou indo morar em Florianópolis, no Ribeirão da Ilha, ali o mar é muito calmo, não tem ondas, ali existem as fazendas de ostras, é um bom lugar para pescar? Sou principiante em pescaria, não sei quase nada mas quero aprender para desfrutar da minha aposentadoria pescando. Não sei que tipo de peixes existem naquela região e nem como pesca-los. Será que podes me ajudar? Grande Abraço!!!
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 18, 18:44
      Prezado Ivo , tudo bem ? Em relação ao mar , mesmo sendo calmo e sem muitas ondas , de nada irá prejudicar sua pescaria . Pesco muito aqui no litoral sul de SP , onde a praia mais parece uma represa e sempre pegamos bons exemplares . Fazendas de criações de ostras são ótimos locais para pesca , pois acabam atraindo predadores no local , como pampos , robalos , ciobas , pescadas e muitos outros . Arrisque também na pesca da tainha com vara , nesta região o pessoal pesca muito com fígado e pedaços de carne . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *